Home / Animais / Galinha Asyl: Características, Ovos, Preço, Como Criar e Fotos

Galinha Asyl: Características, Ovos, Preço, Como Criar e Fotos

A galinha Asyl (que também pode ser encontrada com o nome escrito Aseel, asil ou Asli) é uma raça antiga de frango da Índia. Essas galinhas de caça eram originalmente mantidas para brigas de galos, mas hoje em dia também são mantidas para fins ornamentais.

As galinhas Asyl foram levadas para a Europa por volta de 1750. Elas são consideradas as aves de caça mais fortes do mundo. Se mostram muito inteligentes, fortemente musculosas, contribuindo, assim, para a moderna raça da Cornualha.

Esses animais devem ser mantidos separados de outros galos. Não se deve manter muitas dessas aves juntas, pois elas lutarão até a morte. Contudo, com os humanos, se mostram até bem amigáveis.

História da Galinha Asyl

A Asyl é uma raça antiga de frango originária da Índia. O nome é traduzido como “puro-sangue” em árabe, ou “original, puro, alta casta ou nascido de verdade” em hindu.

O nome Asyl foi dado às galinhas como um sinal de grande respeito pelos pássaros. Ela é uma ave exótica que foi desenvolvida no continente indiano para fins de luta de galos, como já foi citado.

A galinha Asyl foi levada para a América em 1887 e exibida na Indiana State Fair pelo Dr. HP Clarke. No ano de 1931 foi importada pelo Dr. DS Newill. Essa raça de ovíparos foi aceita na America Poultry Association como uma raça padrão em 1981.

Curiosidades da Galinha Asyl
Curiosidades da Galinha Asyl

Uma curiosidade bem interessante é que as galinhas Asyls se mostram como excelentes poedeiras e mães. Há relatos de exemplares da espécie lutando contra cobras para proteger seus filhotes.

Essas galinhas foram usadas para cruzamento e melhoramento, ajudando a criar o frango da Cornualha e alguns outros frangos. Pensa-se que os criadores deram origem a muitos outros tipos que ainda são desconhecidos.

Originalmente Criada Para Lutar

Na Índia, a Asyl foi criada para lutar, não com esporas falsas, mas com suas esporas naturais cobertas. A briga de galos era como se fosse um teste de sua força e resistência.

Asyl - Criados para Lutar
Asyl – Criados para Lutar

A linhagem tinha tal condição física, durabilidade e jogabilidade que as batalhas podiam durar dias. Esse estilo de luta produziu uma ave poderosa e musculosa, com bico, pescoço e pernas incrivelmente resistentes. Além disso, têm um temperamento belicoso e uma recusa obstinada em aceitar a derrota.

Características Físicas da Galinha Asyl

Galinhas Asyls são muito hábeis na luta. Elas têm peito largo e muito bonito. Sua estrutura corporal é extremamente boa, tornando-se muito fortes quando adultas. As pernas e pescoço desse tipo de frango são muito longos em comparação com outras raças mais comuns.

Características Físicas da Galinha Asyl
Características Físicas da Galinha Asyl

Existem muitas variedades da galinha Asyl disponíveis. Dependendo do tipo, a cor das penas pode ser preta, vermelha ou mista. A é grande em tamanho e muito resistente. A incidência de doenças graves é quase inexistente. Em média, um galo adulto pesa cerca de 3 até 4 kg, e uma galinha adulta pode pesar cerca de 2,5  até 3 kg.

Comportamento e Temperamento

Essas galinhas poedeiras são sazonais, pondo apenas alguns ovos. Os filhotes levam mais tempo para amadurecer e costumam brigar uns com os outros desde muito cedo. Portanto, será prudente mantê-los separados. Do contrário, lutarão até a morte se tiverem a chance.

Frangos Asyls requerem mais espaço para crescer perfeitamente em comparação com outras raças. Apesar de lutarem entre si, são muito amigáveis ​​com os seres humanos e podem ser domesticados com muita facilidade.

Galinha Asyl em Fase de Crescimento
Galinha Asyl em Fase de Crescimento

Um ponto importante a ser ressaltado é que tais aves não se dão bem em climas frios, geralmente preferindo condições secas. Hoje em dia, a galinha Asyl de raça pura é difícil de encontrar, sendo bastante rara.

Pontos Positivos

  • Bela ave de caça;
  • Muito amigável com os seres humanos;
  • As galinhas são excelentes mães protetoras;
  • Muito inteligente;
  • Muito resistente;
  • Galos são muito fortes e protegem as galinhas.

Pontos Negativos

  • Agressivo;
  • Lutará até a morte quando mantidos juntos;
  • Geralmente leva muito tempo para amadurecer.

Expectativa de Vida Dessa Galinha

A vida útil média é de 8 anos se mantida bem cuidada e fora de perigo de agressão de outras galinhas.

A Produção e Preço dos Ovos das Galinhas Asyls

As galinhas Asyl, como ressaltado, são excelentes mães. Elas atingem entre 6 e 40 ovos por ano. Com fortes instintos de reprodução e instintos de proteção, essas aves podem ser ótimas mães adotivas de outras raças.

O valor da dúzia de ovos galados dessa espécie de ave varia entre R$ 180,00 e R$ 300,00.

Dieta e Nutrição

A galinha Asyl adora comer restos de mesa e come a maior parte das sobras de legumes ou frutas. Essas aves se alimentam o dia todo, por isso é importante que você comece o dia dando a elas sua alimentação regular. Experimente uma mistura de grãos de boa qualidade.

As galinhas poedeiras devem receber proteína e cálcio extras em suas dietas. É isso o que garantirá a qualidade de seus óvulos e as manterá saudáveis.

Socializando a Asyl

As galinhas Asyl são aves agressivas, tendo em mente que foram criadas principalmente como galinhas combatentes. Introduzir uma Asyl em um grupo exigirá muita atenção e paciência.

É altamente recomendado, para quem não tem nenhuma experiência com essa raça, procurar ajuda de criadores registrados e qualificados de Asyls. A última coisa que alguém quer é um banho de sangue no galinheiro. Também não é aconselhável ter dois galos no mesmo local, como se deve imaginar, por motivos óbvios de marcação de território.

Variados Tipos de Galinha Asyl
Variados Tipos de Galinha Asyl

Sempre verifique como o exemplar da raça está se dando com o restante dos membros do grupo no galinheiro. Pense bem também antes de adquirir a espécie para criação. Essa é uma responsabilidade muito grande, dada a personalidade do animal.

Como qualquer recém-chegado ao poleiro, você terá que colocar a ave em quarentena por 7 a 31 dias. Isso vai garantir que ela não tenha nenhum parasita ou doença indesejada que possa se espalhar para o grupo atual.

Como a galinha Asyl é registrada como um status de conservação ameaçada, é possível que seja necessária uma licença extra para criar em determinados locais. Para obter conselhos sobre a melhor conduta com a espécie, procure as instituições especializadas locais.

Veja também

História da Harpia e Origem do Animal

Você já ouviu falar da harpia ? Pois bem, essa ave é o mesmo conhecido …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *