As formigas estão entre os animais mais populosos do planeta, sendo um dos seres vivos que mais têm representantes na Terra. Assim, é bastante natural que as formigas tenham importância para diferentes ecossistemas pelo mundo e que um animal tão pequeno crie tanto interesse por parte das pessoas.
Isso faz com que as formigas sejam constantemente estudadas e catalogadas, fazendo com que esses animais sejam muito conhecidos e com que as distintas espécies de formigas estejam próximas do dia-a-dia de todas as pessoas.
A Importância das Formigas
Independentemente do lugar onde você mora, se essa cidade é urbana ou rural, o certo é que você certamente já viu uma formiga em algum momento da sua vida e, muito provavelmente, já interagiu com uma e sentiu vontade de saber como funciona o universo desses seres tão minúsculos.
Dessa forma, as formigas estão entre os insetos mais comuns de todo o mundo e, segundo pesquisas, é calculado que as formigas somem cerca de 12 mil espécies diferentes em todo o planeta.
Porém, esse número certamente é maior e pode até mesmo ser o dobro ou o triplo do citado, pois as formigas são capazes de habitar locais totalmente inóspitos e, por serem pequenas e resistentes, conseguem acessar lugares que o homem jamais foi capaz de conseguir com a tecnologia existente até os dias atuais.
Assim, os dados podem não ser totalmente precisos, mas de toda forma são muito úteis para que seja possível se dar conta de como as formigas são fascinantes e de como as pessoas, apesar de muito maiores em estatura, podem aprender com esses artrópodes tão inteligentes que tão bem trabalham como sociedade unida.
As Características das Formigas-de-Ferrão
A formiga-de-ferrão é bastante grande para os padrões típicos de uma formiga, sendo extremamente perigosa para quem não sabe como lidar com ela. Assim, a formiga-de-ferrão é uma espécie bastante agressiva que pode atacar sempre que tiver uma chance.
Logo, não é recomendado que esse tipo de formiga seja mantida em ambientes próximos às pessoas, sobretudo de crianças. A formiga-de-ferrão é negra, pode chegar até mesmo aos 3 centímetros de comprimento e impõe um certo temor já ao ser vista.
Essa formiga é da família dos formicídeos, assim como todas as outras espécies de formigas, já que todas as formigas pertencem uma única família. A formiga-de-ferrão é tão agressiva e tão feroz que consegue até mesmo se alimentar de outras formigas menores que ela, algo não muito comum no universo das formigas, até mesmo pelo fato de as formigas viverem em grupo e dificultarem sempre esse tipo de situação.
A formiga-de-ferrão pode ser encontrada, por fim, em terrenos úmidos e arenosos. Algo muito importante para o seu estabelecimento em um local é a quantidade de matéria orgânica disponível, já que essas formigas são grandes e precisam de alimentação abundante para crescer e atingir a maturidade.
A Natureza Social Das Formigas-De-Ferrão
O aspecto social das formigas-de-ferrão é muito importante para a sua sobrevivência e para a melhora da qualidade de vida geral, sendo até mais importante que o geral para as outras espécies de formigas.
A sociedade em que vivem as formigas-de-ferrão é chamada também de colônia a abriga milhares e até mesmo milhões de seres que trabalham em prol de objetivos comuns.
Essas colônias costumam ser de porte médio e grande, sendo que as formigas dificilmente vivem em pequenos grupos ou muito isoladas umas das outras.
O senso de união, portanto, é parte muito importante da vida de uma formiga e quase todas possuem uma noção exata de como é importante viver em grupos grandes para aumentar as chances de sobrevivência de todos e de como viver isoladamente pode ser prejudicial.
Isso porque até existem formigas que vivem isoladas de grupos e se aventuram sozinhas, distantes do restante da sociedade, mas essas costumam morrer de forma precoce, seja por falta de alimento ou servindo de comida para predadores maiores.
Em um estudo biológico realizado UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) em 2004, esse aspecto social das formigas-de-ferrão foi justamente estudado e foi possível comprovar de maneira científica aquilo que as pessoas já observam há muito tempo: as formigas em geral são muito mais fortes quando em grupos, sobretudo quando em grupos grandes.
Três grupos de formigas-de-ferrão foram separados, sendo um com poucos membros, outro com mais alguns e um último grupo formado por muitas formigas. Todas foram analisadas dia-a-dia em um local adequado para tal, em um ambiente controlado pelos pesquisadores.
As condições do ambiente foram iguais para os três grupos, mas os resultados observados na prática foram muito diferentes para esses grupos. Assim, como resultado final da pesquisa, foi possível constatar que, quanto mais as formigas-de-ferrão permanecem em grupo e quanto maior for o grupo, mais chances elas têm de sobreviver e de aumentar a sua qualidade de vida.
Em sentido contrário, quanto mais as formigas se mantém sozinhas, mais chances têm de morrer.
Nome Científico e Outros Nomes da Formiga-De-Ferrão no Brasil
A formiga-de-ferrão não é conhecida assim em todos os locais do Brasil, e tampouco é chamada assim pelos especialistas no assunto. Isso porque o nome científico da formiga citada é Pachycondyla striata.
Já em relação aos nomes populares, a formiga-de-ferrão possui diversas denominações pelo país. Algumas são mais conhecidas que outras e mais populares em distintos locais do Brasil, mas todos esses nomes servem para se referir à formiga: mata-cobra, Maria Pretinha, vagabunda, come-cobra e formigão.
O mais comum desses nomes é Maria Pretinha, que se tornou popular na região Nordeste e até os dias atuais é muito falado no interior dessa região brasileira.
Formiga-de-Ferrão e a Picada Mais Dolorosa do Mundo
Segundo pessoas que já sofreram a picada da formiga-de-ferrão, o seu ataque é o mais poderoso e mais doloroso do mundo. O relato naturalmente carece de comprovação científica, mas isso pode já ter sido resolvido.
Isso porque, segundo dados da UEA (Universidade do Estado do Amazonas), a formiga-bala, natural da região, possui a picada mais dolorida do país e, assim, vence a formiga-de-ferrão como a mais agressiva de todo o Brasil.