Home / Animais / Floresta Amazônica Fauna: Principais Animais Presentes

Floresta Amazônica Fauna: Principais Animais Presentes

Com uma incrível biodiversidade, a floresta amazônica é considerada a maior floresta tropical do mundo. Em decorrência da sua proximidade à linha do equador, é considerada uma floresta equatorial, e além do Brasil, se estende até outros países da América do Sul, tal como Peru, Colômbia, Venezuela, Equador, Suriname, Bolívia, Guiana e Guiana Francesa.

Aqui no Brasil, a floresta Amazônica está presente nos estados do Amazonas, Pará, Roraima, Roraima, Rondônia, Tocantins, além de trechos do Maranhão, Mato Grosso e Goiás. Ao todo, a Amazônia Legal Brasileira corresponde a uma área de 5.217.423 Km².

As estações do ano em áreas amazônicas não são bem definidas, e estão divididas em apenas dois períodos, o período de ‘seca’ (com poucas chuvas) e o período chuvoso. Além das elevadas temperaturas, há uma grande umidade relativa do ar, a qual pode atingir valores de até 80%. Em relação ao solo amazônico, este naturalmente é considerado pobre em nutrientes, no entanto, esta relativa deficiência é compensada pela presença de um material chamado húmus, resultante da decomposição de material orgânico, frequentemente folhas, flores e frutos.

A biodiversidade amazônica é simplesmente incrível e cada vez mais vem mobilizando pesquisadores do mundo inteiro para estudo sobre as propriedades medicinais dos vegetais, muitos dos quais só encontrados por aqui, além de estudo sobre a grande variabilidade de vida animal, carente de políticas públicas de conservação.

Neste artigo, você vai conhecer um pouco mais sobre as principais espécies que compõem a fauna amazônica.

Então venha conosco e boa leitura.

Floresta Amazônia Flora

A floresta amazônica é considerada uma floresta densa e tropical, composta, principalmente, por árvores de grande porte. Geralmente essa vegetação está dividida em três categorias, sendo elas as matas de várzea, matas de igapó e terra firme.

As matas de várzea correspondem a vegetação localizada às áreas de relevo mais baixo, suscetíveis à inundação pela cheia dos rios. Como consequência, esses locais são considerados extremamente férteis e possuem muitos sedimentos orgânicos trazidos pelos rios. Nas matas de várzea, é possível encontrar espécies como a andiroba, jatobá, samaúma e seringueira.

Em relação às matas de igapós, nessas áreas a inundação ocorre de forma permanente, diferentemente das matas de várzea cuja inundação é temporária. Logo, o relevo do terreno costuma ser um pouco mais baixo do que o encontrado nas matas de várzea. Nestas áreas é comum encontrar plantas aquáticas, a exemplo da famosa vitória-régia, ou espécies com adaptações especiais para essa condição, o que pode ser observado no caso das bromélias, orquídeas e buritis.

As árvores amazônicas de maior porte, a exemplo das castanheiras, podem ser encontradas nas matas de terra firme, “microbioma” que corresponde à maior parte dessa floresta. A mata de terra firme se localiza em áreas de relevo mais elevado, logo não recebe as inundações.

Floresta Amazônica Fauna: Mamíferos

Na Amazônia, há mais de 300 espécies de mamíferos registradas. Dentre elas, há aquelas consideradas como grandes mamíferos, altamente representativas deste bioma. A exemplo da onça-pintada, suçuarana, capivara, cotia, peixe-boi e anta.

A onça-pintada (nome científico Felix onca) pode atingir até 2 metros de comprimento, incluindo a cauda nessa medição. É uma caçadora ágil, que atua principalmente à noite. Suas principais presas são cotias, pacas e antas, além de também ingerir macacos e pássaros. Possui garras retráteis, e, devido a um sistema de amortecimento presente nas patas, seus passos costumam ser silenciosos. Tem facilidade em subir em troncos de árvores.

Onça-Pintada
Onça-Pintada

A suçuarana (nome científico Puma concolor), também chamada de puma ou onça-parda fora do território brasileiro, possui um porte menor o que a onça-pintada, equivalente a 1,20 metros de comprimento.

Suçuarana Fotografada de Frente
Suçuarana Fotografada de Frente

A capivara (nome científico Hydrochaeris hydrochaeris) é considerada o maior roedor do mundo. Possui um metro de comprimento, e adora longos banhos de rio.

Capivara Dentro da Água
Capivara Dentro da Água

A cotia (genêro taxonômico Dasyprocta) é um roedor pequeno (com comprimento máximo de 47 centímetros) e ágil que se alimenta de raízes, frutos e sementes caídas no chão. Esse padrão contribui para o plantio indireto de muitas árvores e, consequentemente, a preservação da flora. Existem sete espécies de cotia atualmente no Brasil.

Cotia Correndo na Grama
Cotia Correndo na Grama

A anta (nome científico Tapirus terrestris) é um animal robusto que possui uma tromba flexível, preênsil e revestida de pêlos, os quais são responsáveis pela detecção de cheiro e umidade. É considerada o maior mamífero terrestre do Brasil, pois podem pesar até 300 quilos e medir 2,5 metros. Prefere habitar áreas próximas a cursos de águas.

Anta se Alimentando
Anta se Alimentando

O peixe-boi-da-Amazônia (nome científico Trichechus inunguis), apesar de receber esse nome, é um mamífero, e pode ser encontrado em rios e lagos da Bacia Amazônica.

Três Peixe-Boi-da-Amazônia Fotografados Dentro da Água
Três Peixe-Boi-da-Amazônia Fotografados Dentro da Água

Outras espécies de mamíferos com porte não tão avantajado quanto as mencionadas acima, incluem o boto-cor-de-rosa (nome científico Inia geoffrensis); o mico-leão-dourado (nome científico Leontopithecus rosalia), espécie ameaçada de extinção; o bicho-preguiça ( nome científico Bradypus variegatus), assim como as demais espécies de primatas.

Boto-Cor-de-Rosa Com a Boca Aberta
Boto-Cor-de-Rosa Com a Boca Aberta

Floresta Amazônica Fauna: Aves

Há registros de mais de 1.300 espécies de aves encontradas na Amazônia. As principais aves da Amazônia são espécies como a arara-azul grande (nome científico Anodorhynchus hyacintinus), arara-vermelha (nome científico Ara chlroptera), tucano (família taxonômica Ramphastidae) , uirapuru (família taxonômica Pripidae, caburé da Amazônia (nome científico Glaucidium hardyi), dentre outras.

O uirapuru é conhecido pelo seu canto longo e melodioso, o qual se assemelha ao som emitido por uma flauta. Atualmente, encontra-se ameaçado de extinção.

Floresta AmazônicaFauna: Peixes

A população de peixes amazônicos é bastante extensa, sendo aproximadamente 3.000 espécies. Muitos desses peixes possuem forte valor comercial, como é o caso do pirarucu (nome científico Arapaima gigas), o qual é considerado um dos maiores peixes de água doce do mundo e pode atingir o peso de até 200 quilos; o tambaqui (nome científico Colossoma macropomum); o tucunaré (gênero taxonômico Cichla sp.), espécie de grande relevância no contexto da pesca esportiva; o poraquê (nome científico Electrophorus electricus), também conhecido como peixe-elétrico, espécie que pode atingir até 2 metros de comprimento; o jacundá (gênero taxonômico Crenicichla sp.); entre outras espécies.

Floresta Amazônica Fauna: Anfíbios e Répteis

Das 4.000 espécies de anfíbios encontradas no mundo, 427 delas estão concentradas na Amazônia. Entre essas espécies também estão inclusas algumas rãs venenosas usadas em rituais de tribos indígenas locais, tais como a rã venenosa de faixas amarelas (nome científico Dendrobates leucomelas).

Em relação aos répteis, há registros de 378 espécies. As cobras sucuri (gênero taxonômico Eunetes), por exemplo, são facilmente encontradas em áreas próximas a lagos. Essas espécies também podem ser chamadas de anacondas, arigbóias ou boiaçus, e atingem o comprimento médio de 4,5 metros.

Floresta Amazônica Fauna: Artrópodes

A população de artrópodes amazônicos também é abundante, na qual estão contidos vários aracnídeos de importância médica, tais como aranhas e escorpiões; cerca 1.800 espécies de borboletas; e até 3.000 espécies de abelhas; entre outros.

*

Agora que você já conhece quais as principais espécies da fauna da floresta amazônica, continue conosco e visite outros artigos do site.

Até as próximas leituras.

REFERÊNCIAS

Ambiente Brasil. Grandes Mamíferos da Amazônia. Disponível em: <http://ambientes.ambientebrasil.com.br/amazonia/floresta_amazonica/grandes_mamiferos_da_amazonia.html>;

Aurora eco. Top 10: Animais da Amazônia. Disponível em: <https://www.auroraeco.com.br/blog/top-10-animais-da-amazonia/>;

MAGALHÃES, L. Toda Matéria. Floresta Amazônica. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/floresta-amazonica/>;

Uol Economia. Conheça os peixes da Amazônia e saiba quais tem uso comercial. Disponível em: <https://economia.uol.com.br/agronegocio/album/2014/01/13/conheca-peixes-da-amazonia-e-saiba-quais-tem-uso-comercial.htm?mode=list&foto=9>.

Veja também

Quantas Vezes Por Dia um Filhote de Bull Terrier Deve Comer?

Quem já se deparou com um bull terrier certamente achou a sua aparência muito exótica …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *