Home / Animais / Flamingo Chileno: Características, Nome Cientifico e Fotos

Flamingo Chileno: Características, Nome Cientifico e Fotos

Flamingo-Chileno

Que os flamingos estão em alta hoje em dia, todos sabemos. Só avistar temas de aniversários que sejam ligados ao tropical que veremos diversos desenhos deles por toda festa e até mesmo em detalhes de quartos e decorações mais femininas.

Por ser um animal elegante, não se sabe ao certo como aconteceu o crescimento de sua fama entre os seres humanos, porém, o flamingo maior, que é da cor rosa pink, é o mais querido de todos e pode ser visto até mesmo em zoológicos quando não habita naturalmente aquela região. Como o Brasil também é um país tropical, eles conseguem se adaptar bem ao nosso solo e ao calor que temos presente principalmente nas estações de primavera e verão.

  • Características

Flamingos são animais de porte médio que medem até 110 centímetros de altura, e podem pegar até 2 quilos e meio. Os adultos possuem cores rosa com vermelho, ficando apenas a parte interna das asas em cor branca.

O flamingo chileno é o menor de todos entre os outros e em tons de rosa bem claro com detalhes das penas em vermelho. A parte interna do bico é rosa, cerca de um terço do tamanho e o restante do bico é preto. Quando jovem, antes de trocar as penas possui cores que vão do marrom para o cinza. As penas escuras são levemente maiores que as penas mais rosadas e as fêmeas chegam a ser 10% menor do que os membros do sexo masculino.

  • Habitat

Gostam de viver em lagos e lagoas de água salgada, e sobrevivem e convivem bem em comunidade chegando até mesmo centenas de milhares de indivíduos. São vistos em vários países da América do Sul, como Peru, Chile, Bolívia e Argentina. Em solo brasileiro elas podem ser vistas na região sul e sudeste.

Gostam de águas salgadas pois é onde fica maior quantidade de invertebrados para sua alimentação e outras algas. No caso além de conseguirem andar tranquilamente pelas águas, suas patas são menores que suas asas, mas ainda são compridas e não ficam totalmente imersas sobre as águas. Voam com certa velocidade e podem ser considerados animais migratórios. Em solo, caso necessitem fugir de algum animal inimigo conseguem correr até certa velocidade, porém, no ar é onde estão mais adaptáveis e dão um verdadeiro show tanto pela sua beleza como por maestria em seu voo.

  • Alimentação

Por serem animais mais calmos e tranquilos, podem ser vistos em cativeiros e outros locais que possuam estrutura similar ao seu habitat. No caso, esses animais precisam de uma dieta específica de plantas e invertebrados, que são difíceis de serem manuseados. Como forma de manter a cor, é colocado um pouco de coloral vermelho que mantém as penas vermelhas, que no caso é a marca registrada dessa espécie.

A destruição da natureza e seu ambiente natural, fazem com que esses animais sejam vistos em diversos países pela América do Sul a procura de alimentos e outras formas de sobreviverem. Além de invertebrados e plantas, podem estender sua comida a algas, outros tipos de plantas aquáticas.Flamingo-Chileno Sobre a Água Flamingo-Chileno Sobre a Água

  • Reprodução

Esse animal é guiado pelas chuvas e não pelas estações como os demais animais, podem se reproduzir em milhares de casais, por viverem em comunidade. Se acasalam e depois da nidificação, o ovo é enterrado em lamas ou sobre água rasa. Demoram cerca de 30 dias para nascerem e 3 meses para conseguirem voar e sobreviver sozinhos.

Os jovens e pais cuidam de todos os filhotes em comunidade, sendo os cuidados parentais muito importantes para sobrevivência da espécie por conta da presença de predadores como felinos do topo da cadeia. Por colocarem apenas um ovo e terem uma caça ilegal para cativeiro sem os devidos cuidados com a sobrevivência e nem serem estabelecimentos credenciados pelo IBAMA, os flamingos demoram um pouco de tempo para aumentarem no quesito populacional de tamanho e quantidade ideal.

Casal de Flamingo-Chileno
Casal de Flamingo-Chileno

Por conta disso estão classificados como animais quase vulneráveis a extinção, devendo ter técnicas e medidas mais drásticas para que voltem a ser considerados não preocupantes em relação a sua existência.

Para se comunicaram soltam grunhidos que são muito parecidos com dos gansos que conseguem ser ouvidos a longas distâncias, utilizado para precaução caso algum membro da comunidade se perca e até mesmo avisar sobre a presença de predadores.

Por se tratar de um animal que gosta de diversidade e migrar de um local para o outro, podem voar por muitos quilômetros a procura de alimentos e para procriarem. Podem fazer isso em pequenas quantidades que se separam da primeira família ou até mesmo em bandos completos sobre o céu, dando um verdadeiro show de beleza e cores rosas sobre o céu azul fazendo contraste e rendendo belas fotografias. Podem viver por até 30 anos, geralmente em habitat natural chegando tranquilamente aos 25 anos.

Significado do Flamingo

Como estamos vendo uma tendência bem grande desse animal dentro de festas e dos lares brasileiros, vamos abordar um pouco seu significado que é muito bonito e vale a pena por conta de toda sua trajetória.

O flamingo era conhecido pelos gregos e povos indígenas como deus do Sol, por conta de estar sempre presente ao entardecer ao amanhecer e sumir em épocas frias a procura de locais mais quente, além de claro, sua beleza exuberante que chama atenção de onde passa.

Por sumir a noite e em períodos de frio, a ligação do flamingo como estar sempre evoluindo a procura da luz fez com esses animais ficassem bem famosos também no espiritismo rendendo algumas estórias e crônicas que envolvem a sabedoria humana junto dos animais. Então hoje em dia sabemos que esse animal significa estar em ascensão e a procura da luz.

Junto ao tema tropical que faz muito sentido no Brasil, já que calor é o que não falta por aqui, rende belas decorações em áreas com piscinas, ou temas para festas de aniversários. No caso, basta unir e deixar fluir bastante sua criatividade.

Para visitar esse animal, ele pode ser visto em alguns zoológicos principalmente na região Sudeste em estados como de São Paulo e dizem que são bem amistosos e fotogênicos. Não esqueça de deixar seu comentário e qual curiosidade gostou de saber sobre o flamingo-chileno!

Veja também

Pode dar Tapioca Para o Cachorro?

A dieta alimentar dos pés, mais especificamente os cachorros, tem se deliciado com um cardápio …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *