Home / Animais / Filhote de Basset Hound para Adoção: Onde Encontrar?

Filhote de Basset Hound para Adoção: Onde Encontrar?

Os cães estão por toda parte, como se pode ver ao sair na rua e dobrar a esquina. Porém, apesar do alto número de cachorros em todo o mundo, a verdade é que o seu é sempre o mais especial. Dessa forma, tem crescido muito o mercado de cães de companhia, aqueles voltados para a casam que possuem apenas tarefa de fazer companhia aos donos.

Esses animais possuem alguns detalhes em comum, como a baixa estatura e também o fato de não serem agressivos. Um belo exemplo de cão de companhia é o basset hound, animal que possui origem na França e parece bastante o salsicha. Todavia, esse cão é diferente e até mais raro no Brasil, o que torna complicado encontrá-lo para a adoção.

O que acontece é que, muitas vezes, as pessoas não conhecem ao certo o basset hound e acham que se trata da mesma raça que o salsicha (daschund). Em todo caso, se você deseja saber mais sobre a compra ou adoção de cães da raça basset hound, veja abaixo mais informações sobre o assunto, saiba quanto custa um animal desse tipo e como eles podem ser adquiridos.

Comprando Um Basset Hound

O basset hound não é um cachorro popular no Brasil, então é muito normal que não se encontre esse animal com facilidade, nem mesmo para a venda. Ademais, o que acontece no Brasil é que muitas vezes outros cães apenas parecidos são comercializados ou doados como se fossem exemplares de basset hound.

Na realidade, um exemplar verdadeiro de basset hound, puro, custa algo em torno de 2500 reais, um valor muito acima daquele visto nos cães apenas chamados assim por quem não possui tanto conhecimento nessa área. Porém, como explicado, pode ser bastante complicado até mesmo achar exemplares de basset hound legítimos para a compra. Pela internet, em sites como Olx e Mercado Livre, pode ser bastante complicado fazer essa busca.

Basset Hound

Quando encontrados, o valor gira sempre acima dos 2 mil reais. Já em lojas físicas ou canis, achar um basset hound se torna ainda mais difícil. Isso porque esse é um cão de luxo, raro no Brasil e com alto valor de mercado. Portanto, quem possui o basset hound costumas vendê-lo por preços altos, não doando ou deixando o animal à mostra em lojas físicas. Assim, essa é uma raça diferenciada, ao menos no Brasil.

Características do Basset Hound

O basset hound é um animal que possui origem na França, onde foi criado com o objetivo de ajudar na caça de pequenos animais. Com o tempo, porém, o basset passou a ser usado como um cão de companhia. Esse cachorro pode chegar a cerca de 38 centímetros de altura, mas nunca muito acima disso.

O basset hound tem o corpo alongado, pesando até 45 quilos quando bem alimentado. Esse cão pode viver por muitos anos, mais precisamente algo em torno de 12 ou 13. Todavia, para isso é necessário fazer caminhadas frequentes com ele, pois as chances de desenvolver problemas de coluna são consideráveis.

A sua pelagem é curta e lisa, sendo que nem todas as cores são tidas como aceitáveis para a raça. Há pessoas que chamam cachorros de outras raças de basset hound, mas é bastante simples identificar esse tipo de atitude equivocada. Antes de tudo, o basset hound verdadeiro tem as orelhas caídas, além de ser mais gordinho do que outras raças parecidas. Além disso, o basset ainda pode ser bicolor ou tricolor, mas nunca ter apenas uma cor. Logo, cães de cores únicas também não podem ser chamados de basset hound.

Temperamento do Basset Hound

O basset hound é um animal de temperamento complicado, por mais que não pareça tanto. Isso porque o basset, mesmo pequeno e fofo, pode ser pouco obediente e difícil de adestrar. Em outras palavras, o basset hound é um cão difícil de criar e educar, pois ele não gosta de seguir ordens e não lida bem com o comando.

Na verdade, como adestrar um exemplar de basset hound sozinho pode ser duro, há centros específicos feitos para isso em muitos países. Na França, por exemplo, casa do basset hound, esse tipo de estabelecimento é bastante comum e muitas pessoas pagam para que o seu exemplar de basset tenha o mínimo de adestramento. Já quando perto de pessoas novas, sobretudo na rua, o basset hound tende a ser amigável.

Ademais, o basset hound odeia ficar sozinho, gostando de sempre ter uma companhia. Esse animal pode ficar agressivo e até mesmo latir muito quando se sente solitário, o que tende a ser bastante incômodo para quem pode escutar. O melhor a fazer, quando sair, é deixar uma pessoa com o seu basset ou, então, levá-lo com você quando possível. O animal ainda faz uso de choros baixos para chamar a atenção em alguns casos.

Basset Hound com Crianças e Outros Animais

O basset hound pode ser bastante amoroso com as crianças, já que o animal gosta de brincar e, assim, uma criança pode oferece tudo o que ele deseja. O basset hound costuma ser bastante paciente com os pequenos e os casos de ataques são muito raros, quase inexistentes. Além disso, o basset hound suporta até mesmo o fato de algumas crianças mexerem em suas orelhas. Vale ressaltar que esse animal adora sair para brincar, seja com as pessoas ou com outros cães.

Porém, o tratamento do basset hound em relação a cachorros que estejam eu seu lar pode não ser dos melhores. Isso porque o território é importante para qualquer animal, então levar outros cachorros para a casa do cão pode não ser uma grande ideia. Ainda é importante dizer que o basset hound é uma raça que destrói a casa ou os móveis, algo que muitas outras podem fazer em larga escala.

Logo, esse é um cachorro ideal para espaços pequenos ou médios, pois ele pode se adaptar bem a esses locais mais reduzidos sem destruí-los. Por fim, é bom deixar claro que o basset hound é um belíssimo exemplar de cão e pode alegrar bastante a vida dos seus donos e de qualquer um que esteja por perto, seja por seu jeito brincalhão ou por ser amoroso.

Veja também

Alimentação do Dachshund: o Que Eles Comem?

O nome dessa raça é Dachshund, mas muitos chamam de salsichinha ou salsicha. É uma …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *