Home / Animais / Felinos Ficha Técnica: Altura, Peso, Comprimento

Felinos Ficha Técnica: Altura, Peso, Comprimento

Se tem um grupo formado por animais verdadeiramente fascinantes, este é o dos felinos. Tendo com um dos representantes mais conhecidos os nossos famosos gatos domésticos, os felinos, além de serem seres muito interessantes de se observar, são responsáveis pelo equilíbrio natural dos ecossistemas em que vivem, especialmente aqueles que são grandes predadores.

Vamos conhecer um pouco mais a respeito dos felinos, fazendo uma verdadeira ficha técnica deles?

Felinos: Informações Básicas

Os felinos, na verdade, são animais que fazem parte de uma grande família (todos carnívoros). Algumas de suas características básicas é que apresentam longas garras encurvadas, com alguns possuindo até unhas retráteis, sendo estas envolvidas por uma espécie de dobra de pele. Só lembrando que as patas dianteiras têm 5 dedos, e as traseiras, 4.

Uma vantagem em ser um felino é que os seus sentidos, em geral, são muito bem desenvolvidos, especialmente, o olfato, a audição e a visão. Inclusive, muitos felinos são exímios caçadores noturnos, e isso não é à toa, visto que a grande maioria deles consegue enxergar muito bem durante a noite.

Em termos físicos, são animais muito fortes e ágeis, com cerca de 500 diferentes músculos em sua massa, e o que é mais impressionante é que eles mantêm o controle de todos esses músculos. Tanto é que muitos são exímios escaladores de árvores, além dos felinos conseguirem um incrível feito que é caírem em pé, mesmo que precisem fazer uma rotação de 180° em pleno ar! Isso se deve, em grande parte, ao fato de que a sua espinha dorsal é bastante flexível, o que permite essa mobilidade.

São animais que habitam em praticamente todos os continentes (com exceção da Antártida e da Oceania), e a alimentação é totalmente carnívora, sendo constituída basicamente de pequenos e grandes mamíferos, roedores e aves.

Outras Características Físicas (Altura, Peso, Comprimento)

Em se tratando do tamanho, os felinos podem variar substancialmente. Por exemplo, temos alguns gatos domésticos que não passam dos 40 cm de comprimento, com uns 2 kg de peso apenas. Ao passo que temos como o tigre, no qual algumas espécies podem chegar perto dos 3 m de comprimento, e a pesar quase 300 kg!

Essa variação tremenda de tamanho vai depender bastante do habitat onde esses animais vivem, e suas necessidades mais básicas. Um gato doméstico, ou até mesmo felinos selvagens de menor porte como a jaguatirica, não precisam ser extremamente grandes, pois não precisam. No caso desta última, a sua alimentação se resume a pequenos animais, e ela precisa ter agilidade suficiente para se esgueirar na floresta e subir em árvores.

No caso de grandes felinos, como o tigre e o leão, eles vivem, na maior parte dos casos, em savanas e regiões montanhosas, onde a alimentação precisa ser à base de grandes animais, e por isso o tamanho deles precisa ser proporcional às suas presas. Inclusive, para se defenderem de animais maiores do que eles.

Alguns Dos Felinos Mais Conhecidos

Jaguatirica

Jaguatirica
Jaguatirica

Felino tipicamente americano, vive desde o sudoeste dos EUA até o norte da Argentina. De hábitos tanto diurnos, quanto noturnos, a jaguatirica possui, como boa parte dos felinos, um corpo esbelto e musculoso. Já, os pelos são curtos, com uma coloração que ajuda o animal a se camuflar em meio ao Pantanal e às florestas tropicais e sub-tropicais, que são os seus habitats naturais.

Pode medir até 50 cm de altura, e pesar cerca de 15 kg. A expectativa de vida dela é de aproximadamente 20 anos.

Leopardo

Leopardo Em Cima da Árvore
Leopardo Em Cima da Árvore

Este daqui está entre os grandes felinos da natureza, podendo medir cerca de 2 m de comprimento, e pesar mais de 90 kg. É encontrado, basicamente, em três continentes (África. Ásia e Europa), e vive em ecossistemas diversos, desde selvas tropicais à savanas e estepes.

O pescoço e a calda são longos, ao passo que as patas são curtas. Já a cor da sua pelagem é bem suave, com um dourado, misturado a com manchas pretas.

Onça Pintada

Onça Pintada Fotografada de Frente
Onça Pintada Fotografada de Frente

Belíssimo espécime de felino que habita tanta a América do Norte (Arizona, Texas e Novo México), quanto a América do Sul (em especial na Amazônia). De hábitos totalmente noturnos, ela é o maior felino das Américas, pode chegar a 135 kg de peso. A alimentação é à base de aves e mamíferos, e a expectativa de vida do animal é de, no máximo, 20 anos.

Leão

Leão Andando na Savana
Leão Andando na Savana

É considerado o “rei das selvas”, e não é à toa. Um dos principais predadores terrestres do planeta possui quase 2,5 m de comprimento, e pesa quase 200 kg. A partir dos anos de idade, os machos já exibem e exuberante juba que é tão característica nesse tipo de animal.

Não é raro que numa única refeição comam de uma vez só 20 ou até mesmo 30 kg de carne, visto que podem passar até 3 dias sem se alimentar.

Tigre

Tigre Olhando Fixamente
Tigre Olhando Fixamente

As maiores espécies de tigres são simplesmente os maiores felinos existentes hoje em dia, e, obviamente, eles também estão no topo da cadeia alimentar como grandes predadores. Os maiores espécimes de tigres podem medir m,ais de 3 m, e pesar mais de 300 kg.

Sua pelagem inclui listras que, assim como a impressão digital nos seres humanos, são únicas para cada espécime desse felino. A sua alimentação até que é bem variada, podendo ir de leopardos, crocodilos, peixes e até mesmo outros tigres. A estimativa de vida é de apenas 13 anos.

Pantera

Pantera Deitada no Mato
Pantera Deitada no Mato

O termo “pantera”, na realidade, refere-se a um conjunto de felinos, e não apenas a um só, tanto é que nas Américas se convencionou de pantera também algumas onças que possuíssem certas características. Porém, de maneira bem básica, só existem dois de pantera na natureza: a preta e a branca. O tamanho delas pode variar entre 1,2 m e 1,8 m.

Até onde se conhece, é o único felino que não possui uma única macha na pele, e isso porque esses animais possuem o que chamamos de melanismo, ou seja, um excesso de produção de melanina, fazendo com que a suas peles fiquem completamente tingidas.

São seres de hábitos solitários e que caçam sozinhos, sendo excelentes escaladoras de árvores. Essa é uma habilidade, inclusive, que aprendem desde quando são filhotes.

Veja também

Ciclo de Vida do Pepino-do-Mar: Quanto Tempo Ele Vive?

Os pepinos-do-mar são os principais representantes da comunidade conhecida como Holothuroidea. Essa é uma comunidade …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *