Home / Animais / Falsa-Orca ou Orca Bastarda: Características, Habitat e Fotos

Falsa-Orca ou Orca Bastarda: Características, Habitat e Fotos

É comum estudarmos diversos animais e reinos diferentes durante o período acadêmico. Desde cedo, quando crianças, conhecemos diversos animais interessantes, conhecemos seus hábitos e estilos de vida. Porém, somente tratamos de animais comuns, e normalmente, não se sabe muito sobre a vida marinha além dos animais mais populares como baleias, golfinhos, tubarões, enfim.

Um exemplo disso é que todos conhecem e reconhecem de longe uma baleia orca, porem poucos sabem da existência dessa espécie. A Falsa-Orca ou Orca Bastarda. Vamos aprender mais sobre esse animal, suas características, seu comportamento e hábitos de vida.

Diferença: Orca e Falsa-Orca

Apesar de terem ligações familiares, a falsa-orca e a orca comum se diferem em diversas características específicas. Primeiramente, para chocar a muitos, as orcas não pertencem a família das baleias, mas sim à família dos golfinhos! O nome da família é delphininae.

As orcas são mamíferos que vivem nos oceanos, preferem os mares de aguas de baixa temperatura. O que mais faz com que elas sejam reconhecidas e populares são suas cores, a orca se limita às cores branco e preto, mas os formatos são tão bem desenhados que parecem muitas vezes pintados a dedo. Basicamente, a maior parte de seu corpo é preta, desde a parte superior, topo da cabe e até incluindo a cauda.

Já a parte de baixo e seus olhos são brancos. Elas possuem uma mancha branca específica, atrás de uma de suas nadadeiras que possibilita a identificação de cada uma delas, pois cada uma tem uma macha particular. Elas podem chegar aos 11 metros de comprimento e seu peso pode atingir mais de 10 toneladas, isso pode variar bastante entre machos e fêmeas, pois as fêmeas não chegam aos 9 metros e seu peso máximo é de 8 toneladas. Elas são praticamente os maiores animais entre a família dos golfinhos. Os filhotes já nascem quase com 3 metros de comprimento e já pesam 200 quilos.

As falsas orcas contem quase todas as características da orca que conhecemos, elas se diferenciam principalmente por suas cores. Enquanto as orcas possuem essa mesclagem que citamos entre as cores preto e branco, as falsas-orcas possuem uma cor única. Elas são predominantemente pretas, possuem alguns desenhos ou manchas mais claras na parte inferior próximo a sua garganta, porém a maior parte é bem escura. Elas possuem corpos alongados, sua cabeça é redonda e elas não possuem bicos.

Quanto ao seu tamanho, elas possuem uma diferença abrupta entre os machos e fêmeas. Na biologia, isso é chamado de dismorfismo sexual, quando um macho tem tamanho desproporcional ao tamanho da fêmea ou vice versa. Os machos das falsas-orcas chegam ao comprimento de 6 metros e pesam 2 toneladas, enquanto as fêmeas atingem 5 metros de cumprimento e 800 quilos. Pode não parecer muita diferença em relação ao tamanho, mas pense na diferença de peso, é uma tonelada de diferença entre um e outro!

Habitat das Falsas-Orcas

Como mencionamos, as orcas comuns que conhecemos preferem as aguas de altas temperaturas, podendo ser encontradas até nas regiões polares, pois elas possuem uma camada de gordura que permite que elas mantenham a temperatura de seus corpos mesmo quando estão em aguas muito frias. Por outro lado, as falsas orcas preferem as águas tropicais, isso faz com que elas raramente sejam encontradas juntas.

Elas podem estar em aguas que atingem até os 31o, nessas condições, elas podem achegar-se a ilhas e alguns mares perto de costas. Já houve registros delas em mares como o mar vermelho, mar mediterrâneo e golfo pérsico. Não se sabe até hoje se elas são animais que migram como alguns golfinhos fazem, os estudos e pesquisas sobre esse comportamento continuam.

Alimentação e Reprodução das Falsas-Orcas

Essa espécie se alimenta basicamente de cefalópodes. Os cefalópodes são animais em que seu membro ‘principal’ é sua cabeça e nela ficam todos os seus órgãos vitais. Alguns exemplos desses animais são os polvos, as lulas e os náutilos. Além disso elas podem se alimentar de alguns peixes pequenos.

Essa espécie atinge a maturidade com uma discrepância de tempo entre os machos e as fêmeas. Elas podem atingir ao chegar nos 10 anos de idade, enquanto os machos atingem somente 8 anos depois, quando chegam aos 18 anos, ou seja, caso eles tenham a mesma idade, de qualquer forma ela precisa esperar por um bom tempo até que ele esteja pronto para se reproduzir.

Reprodução das Falsas Orcas

A gestação é longa, 3 meses mais longa que a gestação humana. A falsa-orca fica prenha e somente o 15o mês ela dará a luz a uma cria somente. Quando nasce o filhote ele já é maior do que muitos peixes adultos de outras espécies tropicais. Ainda assim ele acompanha sua mãe por mais de um ano até estar pronto para caçar, procriar ou viver sozinho no grande e imenso oceano.

A reprodução dessa espécie é considerada lenta pelo tempo que ficam em gestação, o tempo que levam para atingirem a maturidade sexual e o fato de reproduzirem somente um filhote por ninhada. Além desse fato, elas são alvos de caça predatória pelos pescadores, pois compartilham o mesmo interesse em relação aos peixes. Todos esses fatos levam a uma grande ameaça de extinção dessa espécie.

Hábitos da Falsa-Orca

Essas orcas são sociáveis, agrupam-se em mais de 20 indivíduos. Elas podem viver até os 20 anos de idade. Elas são muito ágeis e rápidas, expõem parte de seu corpo para fora e exibem para turistas, nadadores e pescadores que as encontram assim como os golfinhos. Como vivem em águas de temperatura tropical, há grandes chances de que elas possam ser encontradas no oceano atlântico, mares brasileiros de alguns estados como Santa Catarina, Espírito Santo, Paraíba e outros.

Hábitos da Falsa Orca

Em muitos lugares elas são capturadas pois servem de alimentos para humanos e assim como as orcas verdadeiras, elas são também capturadas para shows acrobáticos e são mantidas em cativeiros. Existem vários grupos em reação a esses shows apresentações. Eles alegam que as orcas que vivem nesses cativeiros não possuem as condições básicas de sobrevivência, além de serem muito mal tratadas a troco de entretenimento e diversão humana. Muitos protestos e ações ja foram efetuadas com a finalidade de restaurar essa espécie.

Veja também

Filhotes de Airedale Terrier

Criação de Filhotes de Airedale Terrier

Se você está considerando a possibilidade de criar filhotes de Airedale Terrier, saiba que está …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *