Home / Animais / Esquilo-Cinzento: Características, Nome Científico, Habitat E Fotos

Esquilo-Cinzento: Características, Nome Científico, Habitat E Fotos

Certamente, os esquilos estão entre os animais mais simpáticos da natureza. Ágeis e muito espertos, são tipos de roedores que tanto podem desempenhar um importante papel no equilíbrio do meio ambiente onde vivem (espalhando semente dos frutos que comem), ou não, podendo até mesmo, em alguns lugares, ser considerada uma espécie de “praga”.

Entre as espécies mais conhecidas, está o esquilo-cinzento, tão famoso que é até mesmo introduzido em ambiente naturais de outros países. E é justamente sobre ele que vamos falar mais em seguida.

Particularidades Desse Animal

A espécie de esquilo-cinzento mais popular d mundo é uma cujo nome científico é Sciurus carolinensis. Há também outras espécies, como o cinzento-ocidental e o cinzento-mexicano, por exemplo. O Sciurus carolinensis é um pequeno mamífero roedor nativo da América do Norte, mais precisamente do leste e meio-oeste dos EUA, além do sudeste canadense. A segunda palavra do seu nome científico, inclusive, faz referência ao estado norte-americano da Carolina, onde o esquilo foi descrito pela primeira vez.

Trata-se de uma espécie de roedor bastante adaptável, tanto é que ela foi introduzida como uma espécie exótica em algumas partes dos EUA e na Europa, e se deu muito bem nesses lugares. Inclusive, tanto na Grã-Bretanha, quanto na Irlanda, a introdução dessa espécie por lá se deu para a substituição do chamado esquilo-vermelho, um tipo que passou a competir o espaço com o esquilo-cinzento.

A pelagem do Sciurus carolinensis, como se percebe em seu nome popular, é cinzenta, mas possui alguns tons avermelhados. Já a parte do ventre é branca, e a cauda é bem felpuda. é raro de acontecer, porém, vez ou outra, nascem espécimes albinas e melânicas (com excesso de pigmentos negros). Esses fenômenos geralmente ocorrem em áreas urbanas.

Seu tamanho atinge até 30 cm e comprimento enquanto que a sua cauda pode chegara a 25 cm. O peso chegar até umas 600 g quando adulto, e como todas as outras espécies de esquilos, possui 5 dedos nas patas traseiras, e apenas 4 nas dianteiras.

Alimentação E Comportamento Em Geral

Em se tratando das suas comidas preferidas, o esquilo-cinzento possui um paladar bem típico da maioria dos esquilos, preferindo comer frutas (como castanhas, bolotas e baias), além de vários tipos de sementes, cascas e até mesmo galhos de árvores. Também gostam muto de certos cogumelos e fungos. Mesmo que muitos desses alimentos possuam uma casaca muito dura, isso não é problema para esse esquilo, que dispõe de poderosos dente na parte da frente da boca.

Em termos de comportamento, interessante observar que o esquilo-cinzento coleta o máximo de comida que puder para entocá-los em troncos ocos de árvores, covas ou mesmo em tocas. Lembra do Scrat de A Era do Gelo, aquele simpático esquilo que vivia correndo atrás daquela noz. Pois bem, na vida real, essa espécie de esquilo aqui também vive correndo atrás de seus alimentos, algumas vezes para comê-los na hora, outras, para guardá-los para outra ocasião, especialmente na época do inverno.

Com relação à hora em que realizam as suas atividades cotidianas, esse esquilo possui hábitos crepusculares, evitando o sol do meio-dia, quando o clima está mais quente, e aumentando um pouco mais o ritmo de suas atividades após o sol se pôr. Porém, é bom salientar que esta aqui não é, necessariamente, uma espécie noturna, Isso, inclusive, evita que a espécie tenha que lidar com predadores altamente perigosos, como é o caso de corujas, cobras, raposas e outros.

Esse esquilo constrói os seus ninhos entre os galhos das árvores. Quanto mais alto, melhor, inclusive. Por sinal, a fêmea dessa espécie se reproduz uma única vez por ano quando ela ainda é jovem. Quando está mais na fase adulta, essa periodicidade aumenta para duas vezes ao ano, ou de acordo com as condições do ambiente (quantidade de folhagem e de alimentos disponíveis). Já as épocas de reprodução podem variar entre dezembro e fevereiro, e entre maio e junho.

A gestação das fêmeas dessa espécie tem uma duração de, no máximo, 45 dias, e cada ninhada é formada por, pelo menos, 4 filhotes, que se alimentam do leite da mãe nas suas primeiras 10 semanas. Duas semanas depois do desmame, eles deixarão o ninho.

A Inteligência Dos Esquilos-Cinzentos X a Inteligência Dos Esquilos-Vermelhos

Quem vê um esquilo (m especial, o cinzento) escondendo e enterrando freneticamente um monte de alimentos, como sementes e nozes, talvez pense que, de fato, ele não é lá muito inteligente (afinal, talvez, nunca mais possa achar aquela comida que ele mesmo escondeu). Ao mesmo tempo, em locais onde esse animal foi introduzido, espécies como os esquilos-vermelhos têm diminuído. E, isso acontece justamente porque os cinzentos são melhores no trato com a própria comida do que essa outra espécie.

Pelo menos, é isso o que concluiu um estudo recente relacionado ao tema.

Nesse estudo, foram feitos diversos testes com quebra-cabeças, e outras atividades que envolviam algum tipo de estratégia, e adivinhe? O esquilo-cinzento se saiu melhor na resolução desses problemas, o que pode explicar o fato dos esquilos-vermelhos diminuírem de população enquanto que os cinzentos só aumentam. Afinal, é muito provável que estes tenham mecanismos de memória mais aprimorados, evitando, dessa maneira, saberem onde estão boa parte dos alimentos que escondem.

Daí para sobreviverem mais do que os seus concorrentes, é um pulo.

Algumas Curiosidades

Os dentes dianteiros desses animais possuem a característica de crescerem continuamente. Além disso, são dentes tão potentes, que possuem até mesmo a capacidade de roerem fios elétricos. Não é à toa que certa quantidade de apagões nos EUA são atribuídos às peripécias desses esquilos.

Além de estocarem a comida para as épocas mais frias do ano, esse esquilo (assim como outras espécies) possui uma tática bem interessante: cavar falsos buracos cm o intuito de enganar ladrões. Dessa forma, eles preservam o próprio alimento, e ainda conseguem enganar a concorrência.

A comunicação entre eles também é algo bem complexo, e se dá através de vibrações e batidas com as suas caudas. Fora o fato de que conseguem aprender “dialetos” uns com os outros, principalmente se o assunto é comida (um tema que eles “dominam” bem).

Veja também

Filhotes de Airedale Terrier

Criação de Filhotes de Airedale Terrier

Se você está considerando a possibilidade de criar filhotes de Airedale Terrier, saiba que está …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *