Home / Animais / Diferenças Entre Lobo Marinho, Foca, Morsa e Leão Marinho

Diferenças Entre Lobo Marinho, Foca, Morsa e Leão Marinho

Nesse artigo falaremos sobre as diferenças entre um leão-marinho, uma foca, uma morsa e lobo-marinho. Todos eles são pinípedes, ou seja, mamíferos adaptados à vida marinha. No entanto muitas pessoas não sabem diferenciar esses animais um do outro e estamos aqui para ajudar um pouco na identificação.

Diferenças Entre a Foca E O Leão-Marinho

As focas e os leões-marinhos são o mesmo animal? Tecnicamente, eles estão na mesma subordem taxonômica de pinípedes (pinnipedia), que inclui focas, leões marinhos, morsas e lobos-marinhos. Mas as focas e os leões-marinhos estão em diferentes famílias taxonômicas devido a algumas diferenças anatômicas importantes. As diferenças anatômicas mais notáveis são as orelhas e as nadadeiras. Além disso, os leões-marinhos são barulhentos, enquanto as focas são um pouco mais silenciosas.

Vamos resolver a taxonomia primeiro. A subordem pinípedes tem 33 espécies em três famílias. Leões marinhos e focas (focas com pelo grosso que são mais semelhantes aos leões-marinhos do que às verdadeiras focas) são agrupados na família otariidae. As verdadeiras focas, por outro lado, estão na família phocidae. As morsas pertencem à família odobenidae, mas suas presas grandes facilitam sua diferenciação, além de focas e leões-marinhos.

Muitas pessoas se referem aos mamíferos de otariidae e phocidae como focas, embora as diferenças entre as famílias sejam importantes. Como os leões-marinhos e as focas podem ser distinguidos dessas verdadeiras focas? Primeiro, verifique se há ouvidos. Leões-marinhos e focas têm orelhas externas que se projetam de suas cabeças.

As vedações, por outro lado, não possuem aba de orelha externa, mas sim furos de orelha. É por isso que os cientistas se referem às espécies da família otariidae como focas. As espécies de phocidae podem ser chamadas de focas sem orelhas.

Em seguida, há uma diferença bastante significativa no comprimento e na mobilidade da nadadeira. Leões marinhos e focas têm nadadeiras longas. Mais importante ainda, eles são capazes de girar as nadadeiras para trás sob o corpo, o que lhes permite andar em terra. As vedações, por outro lado, têm nadadeiras frontais curtas e as nadadeiras traseiras não podem girar sob o corpo para ajudá-las a caminhar.

Então, as focas são forçadas a mexer em suas barrigas quando em terra, semelhante ao movimento de uma lagarta. As diferenças no estilo das nadadeiras também mudam a maneira como esses mamíferos aquáticos nadam: as focas movem as nadadeiras traseiras de um lado para o outro como um rabo de peixe ao nadar, enquanto os leões-marinhos se impulsionam com suas longas nadadeiras frontais, movendo-os como remos.

Finalmente, leões-marinhos e focas são muito barulhentos. Isso ocorre em parte porque eles se reúnem em grupos em terra, enquanto as verdadeiras focas (comuns) passam mais tempo na água e são menos sociais. Além disso, leões-marinhos e focas se comunicam através de latidos ou berros altos, enquanto as focas geralmente grunhem suavemente para se comunicar.

Foca e Leão Marinho
Foca e Leão Marinho

Descrição E Diferenças Da Morsa

A morsa é prima do leão-marinho. É um animal da família odobenidae, constituído pela maioria das espécies fósseis. A morsa é muito grande e pesada, pesando até 2 toneladas. Ele é reconhecível por seus caninos muito longos e mora nas regiões árticas.

A característica mais marcante da morsa são as presas externas, como já dito, e são possuídas por machos e fêmeas. As presas podem crescer até um metro de comprimento e pesar 5 kg em touros grandes. As morsas são de cor marrom-canela. Eles podem aparecer brancos após o mergulho ou até rosados quando estão quentes, devido à variação do suprimento de sangue para a periferia do corpo em diferentes circunstâncias.

As morsas têm uma cabeça pequena com um focinho chato e largo, com muitos bigodes curtos, resistentes e incolores. As morsas não têm abas de orelha externas, semelhantes às verdadeiras focas, mas podem colocar as patas traseiras sob seus corpos, semelhantes às focas e aos leões-marinhos, para que possam andar de quatro na terra.

As morsas têm couro extremamente grosso, que é muito enrugado e coberto de tubérculos nos machos, principalmente no pescoço.

Os machos são proporcionalmente mais massivos no pescoço e nos ombros do que as fêmeas e são muito maiores no geral. Os machos adultos têm de 3 a 3,5 m de comprimento e pesam aproximadamente 1500 kg, enquanto as fêmeas têm cerca de 2,5 m de comprimento e pesam cerca de 900 kg.

Os bezerros nascem pesando cerca de 85 kg e medindo 1,3 m de comprimento. Os bezerros são castanhos chocolate com nadadeiras mais escuras, quase pretas.

Descrição E Diferenças Do Lobo-Marinho

Os lobos-marinhos a maior parte significativa de sua vida na água, saindo em terra apenas no período de reprodução na maioria das vezes. Falemos um pouquinho a respeito de cada um deles:

Arctocephalus gazella, lobo marinho antártico: os machos atingem 190 cm de comprimento, as fêmeas 130 cm e o peso é em torno de 150 e 50 kg, respectivamente. A cor da pele é marrom-acinzentada. O macho tem uma crina preta, com muitos cabelos grisalhos ou brancos.

Arctocephalus townsendi, lobo marinho de Guadalupe: é caracterizado pelo dimorfismo sexual, sendo os machos muito maiores que as fêmeas. A coloração de ambos os sexos é marrom escuro ou quase preto; somente na parte de trás do pescoço a pelagem restante se torna amarelada ou marrom amarelada clara.

Arctocephalus philippii, lobo marinho de Juan Fernandez: os machos atingem um comprimento de 150 a 200 cm e as fêmeas têm aproximadamente 140 cm de comprimento. Um macho adulto pesa 140 kg e uma fêmea 50 kg. Os machos são caracterizados, além do tamanho, por um nariz pontiagudo alongado.

Arctocephalus galapagoensis, lobo marinho de Galápagos: o comprimento de um macho adulto atinge 150 cm e peso de 64 kg. As fêmeas têm cerca de 120 cm de comprimento e pesam cerca de 28 kg.

Arctocephalus pusillus pusillus, lobo marinho do Cabo: machos da subespécie africana medem, em média, 2,3 m de comprimento e pesam 200 a 300 kg. As fêmeas são menores, com média de 1,8 m de comprimento e tipicamente pesando 120 kg.

Arctocephalus Pusillus Pusillus
Arctocephalus Pusillus Pusillus

Arctocephalus pusillus doriferus, lobo marinho australiano: os machos da subespécie australiana têm 2,0 a 2,2 m de comprimento e pesam 190 a 280 kg. As fêmeas têm 1,2 a 1,8 m de comprimento e pesam 36 a 110 kg.

Arctocephalus forsteri, lobo marinho da Nova Zelândia: a cor da pele deste lobo marinho neo-zelandês é marrom acinzentada. Os machos têm uma juba negra. Seu tamanho atinge 250 cm e seu peso é 180 kg. As fêmeas com um tamanho de 150 cm e um peso de 70 kg são muito menores.

Arctocephalus tropicalis, lobo marinho do peito branco: é um lobo marinho de tamanho médio. Os machos crescem até 2 metros com peso médio de 160 kg, as fêmeas são muito menores com 1,4 metros e peso médio de 50 kg, respectivamente. O peito e o focinho de ambos os sexos são laranja creme, a cor da barriga está mais próxima do marrom.

Arctocephalus australis: estes lobos marinhos são divididos em duas subespécies. Além dos arctocephalus australis australis, que vivem nas Ilhas Falkland, as principais subespécies Arctocephalus australis gracilis vivem nas costas da América do Sul, do Peru e Chile à Argentina e sul do Brasil.

Arctocephalus Australis
Arctocephalus Australis

Callorhinus ursinus, lobo marinho do-norte: o tamanho dos machos excede o tamanho das fêmeas. O comprimento máximo do corpo dos machos atinge 2,2 metros e o peso máximo é de 320 kg. Enquanto o peso máximo das fêmeas é de cerca de 70 kg, com um comprimento corporal não superior a 1,4 metros.

Veja também

Ficha Técnica do Pica-Pau: Peso, Altura, Tamanho e Imagens

Os pica-paus são aves cuja nomeação deriva de uma prática comum: o ato de tamborilar, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *