Home / Animais / Diferenças Entre Leopardo e Guepardo

Diferenças Entre Leopardo e Guepardo

Leopardos e guepardos (também conhecidos como chitas), são dois animais muito diferentes e ainda assim muitas vezes as pessoas os misturam. O que vamos fazer é compartilhar algumas das diferenças óbvias e não tão óbvias, para que você não tenha problema em diferenciá-las novamente.

Tamanho e Forma do Corpo

Embora os guepardos sejam mais altos no ombro do que as de um leopardo e, portanto, ficam mais acima do solo, elas são substancialmente mais delgadas. O peso de um guepardo macho é de 54 kg e uma fêmea de cerca de 43 kg.

Leopardos machos nesta área pesam mais perto de 60-70 kg e as fêmeas 30-40 kg. Estas são diferenças de peso bastante insignificantes que podem fazer você pensar que elas são muito parecidas, mas este não é o caso.

O guepardo é muito mais esbelto na construção. Eles possuem a cabeça pequena, corpo longo, estômago fino, peito alto e omoplatas expostas.

Lembre-se que o guepardo é o mamífero terrestre mais rápido e é construído para a velocidade. Como tal, muitos dos seus músculos foram sacrificados para torná-los mais alinhados.

Eles têm corpos muito longos com uma espinha anormalmente flexível para permitir mudanças rápidas de direção quando se segue a presa e sua cabeça e os anteriores são pequenos.

Esses gatos capturarão suas presas tropeçando nelas usando suas garras de orvalho, em vez de pular nelas e, portanto, não precisam de tanta força. Um leopardo, por outro lado, é um predador que pula e salta e precisa se aproximar de sua presa antes de saltar sobre ela.

Muitas vezes tem que se agachar, baixo no solo, por longos períodos de tempo e, portanto, é muito mais forte, com músculos muito maiores ao redor dos ombros e pescoço.

Forma de Cauda

A cauda de um guepardo também é muito mais plana. Quase pense nisso como um leme que ele pode usar para se orientar quando está correndo em alta velocidade.

A cauda de um leopardo é muito mais tubular. A importância da cauda para um leopardo é o equilíbrio, particularmente quando eles estão içando carcaças, subindo e descendo árvores ou oscilando em galhos finos bem acima do solo

Pele

O guepardo tem manchas onde leopardos têm rosetas. A mancha de um guepardo é uma mancha clara, única e preta, separada das outras manchas no corpo do gato.

Pele de Leopardo
Pele de Leopardo

Um leopardo, no entanto, tem pequenos pontos irregulares que se agrupam em círculos para formar rosetas

Marcações Faciais

Outra distinção bastante óbvia é a marca no rosto de um guepardo. Ele tem “marcas de lágrimas” negras que riscam o canto interno de seus olhos e para baixo de suas bochechas.

Rosto do Guepardo
Rosto do Guepardo

Não sabemos ao certo qual é a razão dessas marcas, mas uma teoria sugere que ela ajuda a absorver a luz solar e reduzir o reflexo nos olhos do gato enquanto ele caça durante o dia. Essas marcações estão completamente ausentes do rosto de um leopardo.

O guepardo também tem mais olhos de cor âmbar, em oposição à cor mais verde-azulada dos olhos de um leopardo.

Pés

Leopardos têm pés frontais maiores do que pés traseiros devido às suas grandes cabeças e pescoços, necessários para o içamento de carcaças.

Os Pés do Leopardo
Os Pés do Leopardo

Os pés dianteiros carregam o peso dos pesados ​​quartos dianteiros do leopardo e são, portanto, maiores para compensar isso. A chita, por outro lado, requer velocidade explosiva e, portanto, tem pés grandes realmente traseiros que permitem uma aceleração massiva.

Garras

Isso nos leva a sua estrutura de garras. Porque chitas exigem aceleração rápida e porque eles estão girando em velocidades tão altas, eles têm garras não retráteis para dar-lhes tração extra. Leopardos, por outro lado, não precisam disso tanto e, assim, suas garras se retraem.

Os leopardos só usarão suas garras quando necessário, como quando subir em árvores, pular em presas ou lutar por exemplo. Mesmo que você olhe apenas para as pegadas desses animais, você deve ver essa diferença imediatamente.

As Garras do Leopardo
As Garras do Leopardo

Garras de chita – Mesmo que esta chita esteja esticando e arranhando a árvore, essas garras ficarão expostas o tempo todo para permitir uma melhor tração ao perseguir a presa.

Mesmo que esta chita esteja esticando e arranhando a árvore, essas garras ficarão expostas o tempo todo para permitir uma melhor tração ao perseguir a presa.

Habitat

Estes animais também favorecem habitats bastante diferentes. Porque uma chita caça a velocidades de 114 km/h, eles precisam de espaços bastante abertos para chegar a essas velocidades com segurança.

Leopardos, por outro lado, caçam usando sua camuflagem em vez de velocidade e preferem vagar por áreas que são muito mais densamente cobertas e que facilitam a sua ocultação. Embora os habitats desses gatos se sobreponham, Definitivamente, são áreas mais adequadas para uma do que para outra.

As chitas preferem grandes espaços abertos. Isso torna mais fácil para eles caçar, bem como ficar seguro, porque eles são mais propensos a detectar maiores predadores de longe e, em seguida, pode fazer uma corrida apressada.

No entanto, os leopardos preferem caçar e passar o tempo em uma vegetação muito mais espessa.

Leopardos também passam muito mais tempo em árvores do que chitas. Embora um guepardo possa escalar uma árvore, ele não é tão forte quanto um leopardo e certamente não seria capaz de içar uma matança em uma árvore.

Às vezes eles pulam sobre árvores caídas ou se arrastam para os galhos mais baixos e resistentes de uma árvore para ganhar um bom ponto de observação, mas eles não são tão confortáveis ​​acima do solo quanto os leopardos

Comportamento

Os guepardos são gatos diurnos, o que significa que eles se movem mais durante o dia do que à noite e os leopardos são gatos noturnos, movendo-se com mais frequência à noite do que durante o dia.

Novamente, nem sempre é esse o caso e chitas podem ser encontradas caçando sob a luz da lua cheia, mas normalmente elas evitam se mover quando predadores maiores são mais propensos a estarem ativos.

Filhotes

Como as chitas são fisicamente mais fracas que os leopardos e estão mais abaixo na hierarquia dos predadores, elas também têm uma menor taxa de sobrevivência com seus filhotes.

Como resultado, a chita normalmente dá à luz 4-6 filhotes, esperando que eles consigam obter alguns deles para a independência. Leopardos, por outro lado, normalmente dão à luz 2, às vezes 3 filhotes, porque eles têm uma chance ligeiramente melhor de criá-los com sucesso.

Relação com os Seres Humanos

Embora ambas as espécies geralmente tenham muito medo de humanos em estado selvagem; A chita é ainda mais do que os leopardos. Embora existam muitos registros de leopardos que matam humanos na natureza, não há um único relato de que uma chita tenha feito isso.

De fato, no passado, as chitas eram domesticadas por indianos e mantidas como animais de estimação, onde isso não é possível com um leopardo. Em geral, os leopardos também são mais agressivos em relação aos humanos do que os leopardos.

Veja também

Terrário para Jibóia Onde Encontrar? Qual o Tamanho Ideal?

A jibóia (nome científico Boa constritor) está entre os reptéis de estimação mais queridos. Mesmo …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *