Home / Animais / Diferencas Entre a Irara, a Lontra e o Furao Grande

Diferencas Entre a Irara, a Lontra e o Furao Grande

Olá, durante o artigo de hoje você vai conhecer as principais diferenças entre o Irara, o Furão e a Lontra.

Animais pertencentes a mesma família de mamíferos, que são muito semelhantes uns aos outros e dividem o mesmo espaço geográfico, mas que dispõem de grandes diferenças.

Preparado(a)? Vamos lá então.

Irará

Antes de saber a diferença entre cada um dos principais animais que irão ser abordados no texto de hoje, é importante que antes você conheça cada um deles de forma individual.

O Irará é um mamífero da família dos Mustelídeos, nativo da América Central e da América do Sul, que pode chegar a até 60 centímetros (não contando com sua calda).

Grande habitante da Amazônia, ele tem uma alongada cabeça e corpo estreito. Considerado ótimas escaladoras, são onívoras e animais de atividade diurna e noturna.

No Brasil, é uma espécie também chamada de Papa-mel, enquanto em países de língua espanhola ela é conhecida como “Cabeza de cejo”.

Sua pelugem irá variar de acordo com sua espécie, contudo ela é muito encontrada em cor marrom-escuro.

É um animal que gosta de viver sozinho e não é muito encontrado em pares. Possui um bom olfato que utiliza para encontrar sua comida, que se concentra principalmente em proteína animal.

Se quiser saber um pouco mais sobre o Irará, acesse este texto do Portal Educação.

A Lontra

Da família dos Mustelídeos, ela vive desde de o México até a Argentina. É  um mamífero que tem como habitat lagos, rios e outros ambientes aquáticos.

É um animal semi aquático que vive em grandes grupos de até 20 membros. Tem de 55 cm a 1,20 metros, contudo algumas Lontras chegam a ter até 1,5 metros.

Possui pequenas e arredondadas orelhas, cabeça alongada e achatada, e pernas curtas. É uma ótima nadadora, sua alimentação se baseia em: peixes, porém ela também se se alimenta de aves, répteis, pequenos mamíferos e anfíbios.

Em cativeiro, elas chegam a viver até 25 anos e normalmente pesam em torno de 15 quilos. Seus predadores naturais são animais como: a onça pintada, grandes cobras, aves de rapina e até cães domésticos.

A cor de sua pelagem varia entre marrom escuro e claro, com cores mais claras se destacando em seu pescoço.

Furão Gigante

Mamífero carnívoro, que também pode ser criado como animal de estimação. O Furão é nativo da América Central e da América do Sul.

Pertence à família dos Mustelídeos, seu nome científico é Galictis Vittata. Sua alimentação se baseia desde lagartos e cobras, a pequenos mamíferos, roedores e raramente frutas.

Sua pelagem é preta na barriga e nas patas, enquanto em seu dorso ele dispõe de uma cor amarela quase grisalha

É considerado um ótimo nadador e ágil escalador, que possui grande capacidade de concentração.

Normalmente são solitários e dificilmente são encontrados em pares. Seu habitat se encontra em lugares silvestres, perto de rios, arbustos e regiões de mata rasteira.

Galictis Vittata
Galictis Vittata

Seu tamanho médio é de 69 centímetros, este animal é ativo tanto durante o dia quanto durante a noite.

De corpo alongado e magro, a espécie silvestre de furão é proibida de ser caçada e criada em casa, diferente do Mustela Putorius Furo ou Ferret, que é o Furão no qual pode ser criado como pet.

Diferenças entre o Furão, a Lontra e a Irará

Agora que você já conhece as características entre estes animais, está na hora de você conhecer algumas das maiores diferenças entre estas espécies.

Altura e pelagem:

  • Lontra: Ela tem de 55 centímetros a 1,20 metros. Sua pelagem usualmente está entre o marrom claro e o escuro, possuindo também cores mais claras em seu pescoço;
  • Irará: chega a ter até 60 centímetro e sua pelagem varia entre suas espécies, porém é mais encontrada na cor marrom-escuro;
  • Furão: seu tamanho médio é de 69 centímetros e suas cores são amarelo grisalho em seu dorso e suas patas e abdômen são de cor preta.

Características Físicas:

  • Lontra: tem pernas curtas, cabeça alongada e achatada, corpo também alongado e fino, além de orelhas pequenas e arredondadas;
  • Irará: corpo alongado e esguio, cauda comprida que chega a até 1 metro, pelos curtos, pernas compridas e orelhas chatas;
  • Furão: Seu corpo é alongado e magro, suas orelhas curtas, de pelagem densa e pernas pequenas.

Alimentação:

  • Lontra: carnívora que se alimenta de peixes, crustáceos, répteis, aves, anfíbios e mamíferos pequenos;
  • Irara: animal omnívoro que consume vertebrados pequenos, mel, lagartos e frutos;
  • Furão:carnívoro que se alimenta de pequenos mamíferos, lagartos, cobras, roedores e dificilmente frutas.

Habitat:

  • Lontra: lagos, rios e lugares de ambiente aquático adequado para sua sobrevivência;
  • Irará: florestas;
  • Furão Gigante: vegetações rasas, perto de rios e arbustos.

Além destas grandes diferenças, existem algumas coisas que estes mamíferos possuem em comum, como sua expansão geográfica e sua família.

Extinção

Como o assunto é sobre mustelídeos, esse texto não poderia evitar de conversar sobre este assunto. A Lontra possui grande chance de entrar em extinção.

Considerada como espécie vulnerável, o número crescente de  desmatamentos em países como o Brasil e a poluição das águas pode levar esta espécie a extinção.

Além disso, também existem espécies de Furão que correm risco de extinção, devido ao isolamento deles, o aumento de incêndios florestais entre outros.

O aumento de atropelamentos e a falta de cuidado de muitos países com seu meio ambiente, são outros causadores da diminuição destas populações.

Deve existir um esforço conjunto de todos, para que essas e outras espécies incríveis não sejam extintas.

Seja através da economia de água, reciclagem, denúncias de crimes ambientais ou qualquer outro meio. Se possível, faça você também a sua parte.

Conclusão

Durante o artigo de hoje foi possível conhecer 3 animais fantásticos e as principais diferenças entre eles.

Além disso, você conheceu as características gerais e cada um deles, e viu um pequeno apelo sobre a extinção dos animais e proteção do meio ambiente.

Você gostou deste texto? Se sim, continue em nosso Blog. Existem muito mais artigos sobre a natureza  suas grandes maravilhas. Você não vai se arrepender!!

Até a próxima.

-Diego Barbosa.

Veja também

Quais São os Cachorros Mais Famosos do Mundo?

Aqui vou apresentar uma lista dos cães mais famosos da história, tanto quadrinhos, cinema e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *