Home / Animais / Diferença Entre Carcará e Gavião

Diferença Entre Carcará e Gavião

Tão Iguais, Mas Tão Diferentes

Você já observou de perto um Carcará? E um Gavião, já viu? Conseguiu notar alguma diferença, ou semelhança entre eles? O que podemos dizer é que mesmo sendo aves tão parecidas, ao mesmo tempo, elas são tão diferentes. Ao observamos de longe, quase achamos que um é o outro e vice-versa, mas ao nos atentarmos aos detalhes da ave, é aí que conseguimos notar as diferentes características de cada uma.

Muitas pessoas confundem as duas aves, mas mal sabem que elas são de famílias totalmente distintas e chegam ao máximo a ter algum parentesco em comum. Vamos então conhecer algumas características de cada uma das aves, para então podermos apontar as principais diferenças entre cada espécie.

Características do Carcará

O caracará é uma ave que chega a medir cerca de 60 centímetros de comprimento, e tem um peso, que varia entre 850 gramas e 930 gramas e pode ultrapassar 1 metro de envergadura. As penas do seu corpo possuem coloração preta e marrom, sua cabeça e seu pescoço são brancos; o pescoço possui algumas rajadas pretas em meio à coloração branca; ainda seus pés são amarelados e a parte superior ao seu bico, perto dos olhos, também é amarela. A asa do Carcará majoritariamente possui a coloração preta, ou escura, variando pro marrom, porém, possui algumas pequenas manchas nas pontas, de modo que quando o Carcará alça voo, fica fácil de reconhece-lo em meio a tantos outros pássaros.

Ele pertence à família dos Falconidae, a mesma família dos Falcões. Onde estão presentes ainda 60 outras aves. Uma característica única dos Falcoes se deve ao fato de eles possuírem a parte superior do bico curvada, isso acontece por que diferente da maioria das outras aves (inclusive o gavião) eles não caçam com os pés, dependem exclusivamente do seu bico para agarrar sua presa. Por isso, o bico dos falcões é tão avantajado.

Ambos estão presentes na mesma ordem, a ordem Falconiformes, onde estão mais de 300 espécies de aves.  Esta ordem se deve a aves que possuem hábitos diurnos, e é dividida na Família Accipitridae, onde estão presentes a maioria das aves de rapina, como a águia, o gavião e outra mais 220 espécies. Ainda a família Pandionidae, que reúne apenas uma espécie de ave, que é a Águia-Pescadora, que se alimenta apenas de peixe. E por fim, a família das Falconidae, que conta com o carcará e os falcoes, estes que mesmo sendo da mesma família, possuem algumas características distintas; os caracarás alimentam-se de animais mortos, e são ligeiramente maiores, com asas mais robustas. Já o falcão só se alimenta de animais vivos e possui um porte menor que o carcará, porém, as duas espécies ainda são menores que grande parte das espécies da família Accipitridae, inclusive dos gaviões e das águias.

O carcará está presente em campos abertos, matas, florestas, praias, cerrado e até no meio urbano; ele alimenta-se muitas vezes quando está próximo ao solo, e sua dieta é composta por diversas variedades, desde pequenos insetos, invertebrados, anfíbios, pequenos repteis, animais já mortos e mamíferos menores; como podemos ver é uma dieta bem variada, de modo que dificilmente o pássaro morre de fome, e ainda sobrevoa queimadas em busca de alimento e é capaz de até saquear ninhos de outra aves para pegarem seus alimentos ou quem sabe até os filhotes. De fato, quando se trata da alimentação, o caracará é um exímio caçador e oportunista.

Filhote de Carcará
Filhote de Carcará

A espécie está distribuída por grande parte da América do Sul, na Bolívia, no Chile, na Argentina, Peru, Paraguai e Uruguai, inclusive no Brasil, onde ocorre na maioria dos estados. Aqui em nosso território, podemos observar com facilidade os carcarás em meio à zona rural.

Agora que conhecemos algumas caracterizas e estilo de vida dos carcarás, vamos conhecer dos gaviões, para então analisarmos a diferença entre as duas aves.

Características do Gavião

O gavião está presente na mesma família da águia, a família Accipitridae. Onde os dois possuem características semelhantes, porém os gaviões são menos imponentes que as águias, tanto no tamanho, quanto e outros aspectos de caça e de defesa. Eles caçam suas presas com as garras, como as águias, de modo que a garra finca no corpo da presa e a fere facilmente.

Os gaviões são caracterizados por possuírem um corpo pequeno ou médio, variando entre os 30 e 40 centímetros, possuem o bico curto, e as asas pequenas, de modo que plaine muito bem e seja um belo caçador.

Existem alguns grupos de gaviões, dos quais podemos destacar 4 principais: os Gaviões-Milano, estes que são caracterizados como uma das espécies mais antigas, suas garras são mais finas e suas asas são largas. Os Açores, estes que possuem asas curtas, uma cauda elevada e pescoço pequeno, destacam-se por serem ótimos caçadores e conseguem plainar em meio a obstáculos e árvores. Gaviões Planadores, muitas espécies estão presentes neste grupo, suas asas são longas, são ótimos quando voam; e os Tartaranhões este grupo destaca-se pela visão diferenciada, suas asas são longas e as pernas são menores, ainda possuem a audição de qualidade que é capaz de identificar sua presa apenas pelo barulho que ela faz.

O que diferencia cada grupo um do outro é o tamanho, peso, envergadura, porém possuem características em comum, e algumas diferentes dos falcões.

Qual a Diferença Entre o Carcará e o Gavião?

Agora que já temos as características das duas espécies. Podemos distingui-las de acordo com suas especificidades.

Existem diferenças especificas relacionadas à aparência e ao comportamento das espécies, ao tamanho das asas, ao bico, as garras; e em relação ao comportamento são distintos alguns hábitos de reprodução, de caça e de nidificação.

O carcara possui característica semelhante aos falcões, possui a coloração dos olhos marrom, já os gaviões, majoritariamente possuem a coloração amarelada.

Em relação ao formato das asas duasespécies, é importante destacarmos que as asas dos gaviões são redondas e longas, podem fazer varias “manobras” no ar, já os falcões, e o carcara possuem a asa estreita e um tipo de voo mais retilíneo.

Já quando falamos da caça, os falcões preferem caçar com o bico, já o gavião caça com as garras, como a águia.

As diferenças são sutis, mas existem, com uma observação cautelosa podemos identificar e tomar conhecimento de qualquer espécie, inclusive dos pássaros.

Veja também

Certificação Ovo Orgânico: O Que É? Como Conseguir? Quanto Custa?

Para o meio ambiente, mas também para o bem-estar da própria ave, muitos consumidores hoje …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *