Home / Animais / Curiosidades Sobre o Leão, a Leoa e Fatos Interessantes

Curiosidades Sobre o Leão, a Leoa e Fatos Interessantes

O mundo animal nos revela grandes surpresas, e sempre quando vemos ou lemos algo a respeito ficamos fascinados pela grandeza e pela enorme magnitude da natureza.

O leão é um animal considerado o “rei da natureza”, pois exerce grande força e impõe um enorme respeito no ambiente em que vive, sendo um dos mais poderosos.

Além disso, o leão e a leoa são animais tão falados pela sua beleza, mas ao mesmo tempo, seus hábitos são tão pouco conhecidos por nós, que despertam curiosidade em todas as pessoas.

Neste artigo vamos trazer algumas características e curiosidades sobre o leão, a leoa, além de fatos interessantes, que são desconhecidos por muitos. Confira!

O Leão e a Leoa: Características

Com uma beleza ímpar, este animal impressiona tanto pelo seu comportamento, quanto por seus hábitos e também pela sua agilidade, respeito que impõe aos outros animais e a força que tem, sendo considerado o topo da cadeia alimentar; um super predador que é capaz de correr por horas atrás de sua presa e quando captura-a, morde diretamente no pescoço, matando-a nos primeiros instantes.

O leão é um animal carnívoro e um caçador nato. Ele está presente na família dos felídeos, a mesma que os leopardos e tigres; porém, o leão é o único felino que anda em bando, em conjunto de leões, onde existe o macho dominante, que guia o bando, outros machos, as fêmeas e também os filhotes.

Dentro da família Felidae, existem vários gêneros, e o leão encontra-se no gênero Panthera, e cientificamente é conhecido como Panthera Leo.

A Leoa
A Leoa

 

Eles costumam andar em bando, diferente dos tigres, pois assim conseguem caçar e ser mais efetivos na proteção dos filhotes. Podendo assim proliferar a espécie e garantir a segurança de todos.

Os machos disputam frequentemente a conquista das fêmeas e a dominância do grupo, e o que caracteriza muito isso são dois principais fatores: O rugir, que só é possível graças a hioide do animal, uma estrutura óssea presente; e também a sua juba, que é muito característica do animal macho, que utiliza-a principalmente para defender-se dos outros leões, que atacam direto na jugular, então a juba protege-os.

O leão que tiver a maior juba, ou seja, mais volumosa e a mais escura, geralmente é quem consegue vencer o confronto, pois ela não deixa ou evita que ele seja mordido com facilidade no pescoço, saindo então vencedor do confronto, tendo o domínio do território e do grupo.

O que diferencia o leão da leoa é basicamente a juba e as funções dentro do grupo, mas ambos são seres poderosos. Enquanto o leão protege o bando, a fêmea caça e protege os filhotes.

Vamos conhecer agora algumas curiosidades destes incríveis felinos que nos chamam tanto a atenção pelo seu tamanho, pela sua grandeza e também pela sua beleza. Confira a seguir.

Curiosidades Sobre o Leão, a Leoa e Fatos Interessantes

Um Grande Bando

Como foi citado acima, os leões vivem em grupo. Até ai tudo bem, vários animais também vivem.

Mas o que nos impressiona é que muitos leões podem fazer parte deste bando. Cerca de 40 leões compõem um grupo, lógico, esse número pode variar, tanto para mais quanto para menos, porém, é um número alto.

Então podemos entender melhor o porquê da disputa frequente dos machos pelo domínio do bando. Pois quem controla um determinado grupo, controla muitos leões e exerce uma grande influência no território em que vive.

Habitat dos Leões

Os leões habitam principalmente o continente africano. Eles tão presentes em savanas, lugares abertos, pastagens e bosque sem grandes árvores onde possam se locomover com mais facilidade e que consigam capturar suas presas.

Eles não vivem em florestas, ou mesmo “selvas”, como estamos acostumados a ouvir. O ambiente onde vivem na é na África, mais precisamente no Sul do Saara.

Antigamente eles habitavam a África, Ásia e Europa, porém, com a expansão das cidades e com a intensa caça, eles limitaram-se apenas ao continente africano.

Ameaças e Extinção

E apesar das diferentes medidas de proteção e de preservação da fauna e da flora, muitos caçadores infelizmente ainda buscam leões para suprir o comércio e tráfico ilegal de animais.

Essa é uma prática ilegal, mas muito comum no mundo que vivemos. Não só o leão, mas muitos outros sofrem com ações humanas.

E outro fator que prejudica muito os leões, é a frequente perda do seu habitat natural. Com a decorrente expansão de cidades, poluição de rios, desmatamento de vegetação nativa contribuem para o desaparecimento destes incríveis animais.

O leão encontra-se hoje enquadrado como Vulnerável pela IUCN (International Union Conservation of Nature). Infelizmente tudo isso causado por ações do homem.

O Leão e a Leoa

Cada um tem a sua função dentro do bando. O macho é responsável por proteger o território das possíveis ameaças e a fêmea é responsável por proteger todos os filhotes do bando, eles trabalham e agem juntos para garantir a sobrevivência e a proliferação da espécie.

A leoa possui um instinto único de proteção e é poderosíssima e fica furiosa quando algum outro animal tenta capturar seus filhotes. Ela também é capaz de amamentar filhotes de outras crias para que eles sobrevivam em meio a natureza, geralmente ocorre nos 3 primeiros meses de vida, até que o filhote consiga se virar e capturar seu próprio alimento. Ou seja, elas são extremamente protecionistas e garantem uma vida de qualidade para seus filhotes.

Além disso, são elas as responsáveis por trazer alimento para o grupo. São caçadoras natas e sempre juntam-se para capturar outro animal e alimentar seus filhotes e a si mesmas.

Excelentes Saltadores e Velocistas

O leão e a leoa são capazes de saltar muito alto para capturar sua presa. Inclusive, eles conseguem caçar até uma girafa. Além disso, conseguem correr cerca de 60 quilômetros para capturar o animal desejado, que geralmente são gazelas, antílopes, gnus, zebras, entre outros.

Eles também possuem a visão, o olfato e a audição privilegiados, que são capazes de escutar movimentos a longas distâncias e ir atrás da presa. O bando prefere fazer as atividades após o entardecer.

Gostou do artigo? Comente e continue acompanhando os posts do Mundo Ecologia.

Veja também

Filhotes de Airedale Terrier

Criação de Filhotes de Airedale Terrier

Se você está considerando a possibilidade de criar filhotes de Airedale Terrier, saiba que está …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *