Home / Animais / Crocodilo Cubano: Características, Nome Cientifico e Fotos

Crocodilo Cubano: Características, Nome Cientifico e Fotos

Os crocodilos são répteis fascinantes que podem ser encontrados em várias partes do mundo (até mesmo na ilha cubana). E é justamente sobre essa espécie que falaremos agora.

Principais Características

De nome científico Crocodylus rhombifer, esse é um réptil de água doce, que pode ser tanto de médio, quanto de pequeno porte. Em geral, os adultos medem entre 2,10 e 2,30 m de comprimento, e que podem pesar de 70 a 80 kg. Em alguns casos, machos adultos podem chegar a 3,50 m de comprimento e a pesarem quase 215 kg, mas são espécimes mais raros.

Enquanto são adultos, esses répteis possuem cores bem mais brilhantes do que outras espécies de crocodilianos, possuindo também pernas mais longas e fortes, e tendo escamas um pouco mais ásperas. Já a cabeça é curta e larga, possuindo uma crista óssea por detrás dos olhos.

Crocodilo Cubano

As escamas que fazem parte do escudo dorsal desse animal, e que fica localizado em suas costas, estendem-se para trás do pescoço, sendo que as escamas que ficam localizadas em suas pernas são bastante grandes, especialmente as localizadas nas pernas traseiras.

Os exemplares mais jovens possuem olhos com íris bem claras, e que se tornam mais escuras conforme a idade do animal. Existe ainda um padrão de coloração amarela e preto que leva o nome de “crocodilo perolado”. Outros nomes que essa espécie recebe são: caimán zaquendo, crioulo e crocodile rhombifère. Todos se referindo a essas mesma espécie.

Distribuição e Habitat do Bicho

Atualmente, essa espécie de crocodilo só pode ser encontrada em dois lugares: no Pântano de Zapata (localizado em Cuba) e na chamada Ilha da Juventude (um município especial cubano, que fica no Arquipélago dos Canarreos). Por sinal, o crocodilo cubano é um dos mais ameaçados de extinção do mundo atualmente.

Crocodilo Cubano no Lago

Anteriormente, em épocas passadas, esse animal habitava algumas regiões do Caribe, além do fato que fósseis desse crocodilo foram encontrados tanto nas Ilhas Cayman, quanto nas Bahamas. Em geral, esse crocodilo habita reservatórios que tenham água doce, como é o caso de pântanos, brejos e rios. Mas, pode acontecer de serem encontrados em água salgada, porém, é mais raro.

Alguns Comportamentos Típicos

Interessante observar que essa espécie possui determinados comportamentos que outros crocodilos não têm, como, por exemplo caça em grupo, um hábito que foi observado em alguns indivíduos localizados em Gatorland, na Flórida. Sem contar ainda que esta é a espécie mas terrestre de todos os crocodilos, sendo possivelmente a mais inteligente também.

Mesmo não sendo um animal enorme como outras espécies de crocodilos que conhecemos, o cubano é considerado um dos mais agressivos do Novo Mundo. Tanto é que essa espécie predomina em outras maiores caso coexistam no mesmo habitat, como no caso do crocodilo americano, que é maior do que o cubano.

Crocodilo Cubano no Lago

Contudo, apesar da agressividade natural, poucos ataques a seres humanos foram catalogados, com ocorrências raras, até mesmo devido ao habitat da espécie ser, muitas vezes, de difícil acesso. Espécies em cativeiro, no entanto, mostram certa agressividade com os seus tratadores, como ocorre, por exemplo, com os exemplares localizados em Gatorland.

Em termos de caça e dieta, esses crocodilos gostam de se alimentar de peixes, crustáceos e artrópodes quando são mais jovens, e quando adultos, apreciam pequenos mamíferos, peixes e tartarugas. Suas armas de caça são especialmente os dentes traseiros, que, de tão fortes, trituram qualquer coisa (até o casco de tartarugas).

Fora que esses animais também apresentam algumas técnicas elaboradas de caça, como saltos. Nesse caso, eles impulsionam sua poderosa cauda, e saltam da água, com o intuito de pegar presas que estejam em galhos de árvores.

Como se Dá a Reprodução Desse Crocodilo?

Geralmente a época de acasalamento dessa espécie é entre os meses de maio e julho, e muitos cientistas acreditam que isso coincide justamente com o período de mudanças ambientais no habitat desses animais, como, por exemplo, chuvas mais fortes e mudanças drásticas de temperatura.

Em seus ambientes naturais, essa espécie de crocodilo constrói ninhos nos pântanos, que é onde cavam buracos não muito profundos, onde ficarão os seus ovos. Depois, cobrem com material orgânico e esperam que choquem.

Crocodilo Cubano de Perfil

Na maior parte das vezes, no momento da nidificação, a fêmea dessa espécie coloca e 30 a 40 ovos, mais ou menos. Já o período de incubação dura entre 59 e 70 dias. Contudo, devido à predação de guaxinins e até se seres humanos, apenas metade desses ovos eclode. E, assim como acontece com a maioria dos répteis, é a temperatura do ninho que vai determinar o sexo dos filhotes.

No entanto, essa espécie é conhecida por ser bastante agressiva, e até mesmo praticar, em alguns casos, canibalismo. Ou seja, alguns dos filhotes também podem servir de alimento para crocodilos adultos, e por isso, poucos, de fato, chegam à fase adulta.

Interessante notar ainda que os crocodilos cubanos, em alguns casos, hibridizam com outras espécies, como é o caso do Crocodylus acutus. Em fazendas de crocodilos localizadas no Vietnã, essa espécie frequentemente hibridiza com o Crocodylus siamensis. O problema é que em todos esses casos de hibridização, os animais resultantes são férteis, o que representa um perigo para a pureza genética do crocodilo cubano, que pode se perder com o passar dos anos.

Preservação da Espécie

O crocodilo cubano, assim como muitas espécies de crocodilo espalhadas ao redor do mundo, encontra-se, no momento, ameaçada de extinção. Em parte porque o habitat em que esses bichos vivem é bastante limitado, e por isso se tornam vulneráveis com grande facilidade.

Crocodilo Cubano Saindo do Lago

Um dos maiores perigos que a espécie enfrenta é a caça predatória de humanos, que tem levado á diminuição gradativa de indivíduos em seus habitats naturais. Atualmente, a espécie possui alguns exemplares em cativeiro na Europa e nos EUA, onde pesquisas têm sido feitas para recuperar a espécie, e fazer com que se reproduzam mais.

 

Como ocorreram problemas de hibridização no passado, especialmente com o crocodilo americano, o trabalho desses cientistas, contudo, torna-se difícil, especialmente para garantir que espécimes puros de crocodilos cubanos sejam preservados, e que se reproduzam entre si.

É esperar e ver o resultado dessas ações para que esses fascinantes animais continuem a povoar os pântanos e rios nos arredores de Cuba.

Veja também

Filhotes de Airedale Terrier

Criação de Filhotes de Airedale Terrier

Se você está considerando a possibilidade de criar filhotes de Airedale Terrier, saiba que está …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *