Home / Animais / Cores do Shih-Tzu: Dourado, Vermelho, Branco, Prata com Fotos

Cores do Shih-Tzu: Dourado, Vermelho, Branco, Prata com Fotos

O Shih Tzu é um cão pequeno, mas robusto, com uma pelagem exuberante, comprida e dupla. O comportamento alerta, confiante, brincalhão e corajoso dessa raça a torna a favorita entre os entusiastas de cães de brinquedo. O Shih Tzu é uma raça antiga e tem uma longa história como um cão de colo para nobres. Shih Tzus são um dos cães mais dinâmicos, incompreendidos e antigos que existem.

O Shih Tzu, quando devidamente treinado e cuidado, pode ser um companheiro maravilhoso. Seu tamanho pequeno torna esta raça ideal para apartamentos e espaços de convivência menores. Apenas esteja preparado para alguns roncos; o Shih Tzu é considerado uma raça braquicefálica por causa de seu formato de cabeça e rosto curto. No geral, a maioria dos proprietários da raça diz que o Shih Tzu é realmente uma raça adorável de cães.

Origem e Historia do Shih-Tzu

Embora seja discutível exatamente quando eles surgiram, os especialistas costumam apontar para 8.000 a.C quando eles foram registrados pela primeira vez. Muitas vezes diziam que os monges tibetanos os criavam especificamente como presentes para os mais importantes. Por séculos e séculos, esses pequenos cães de brinquedo parecidos com leões foram objetos de valor entre a nobreza.

O nome Shih-Tzu se origina da palavra chinesa para “leão” devido à aparência de leão da raça. Evidências dos ancestrais do Shih Tzu podem ser rastreadas até raças antigas, particularmente no Tibete. A análise do DNA mostra que o Shih Tzu, como o Lhasa apso, é um ramo mais direto do lobo do que muitas outras raças de cães.

As origens exatas do Shih Tzu como animal de estimação da casa real chinesa são nebulosas, com datas diferentes oferecidas nos últimos 1.100 anos. A raça ficou conhecida como um cão nobre da China, principalmente como um animal de estimação da dinastia Ming entre os séculos 14 e 17. Eles eram os favoritos da imperatriz T’zu Hsi no final do século XIX.

O Shih Tzu sempre foi um animal de estimação e colo, nunca tendo sido criado para outros fins conhecidos. Isso diferencia a raça do Lhasa apso, que serviu como guardas do templo. Talvez por isso, o Shih Tzu continua sendo, até hoje, uma das raças de brinquedos mais mimadas e populares.  Historicamente, a realeza chinesa não permitia que o cão fosse comercializado fora da nobreza.

Cuidados do Shih-Tzu

Sem escovar e pentear regularmente, Shih Tzus se torna uma bagunça emaranhada. Se você não pode se comprometer com a escovação, deve se comprometer a aparar com frequência para manter a pelagem curta. Os Shih Tzus têm uma pelagem dupla (uma pelagem externa mais um subpelo insultuoso e lanoso). Cada cabelo tem um “ciclo de vida” onde vive, morre e cai, para ser substituído por um novo que cresce a partir de baixo. Quando o casaco de um Shih Tzu fica comprido, a maioria dos cabelos derramados fica presa no casaco comprido; em vez de cair no chão, eles só são removidos quando você escova o Shih Tzu.

Cuidados do Shih-Tzu
Cuidados do Shih-Tzu

O casaco do Shih Tzu cresce continuamente. Muitos proprietários optam por manter o cabelo aparado curto, fazendo com que ele pareça um pouco encaracolado e macio. Outros preferem manter o casaco longo e luxuoso. Devido a esse tipo de pelagem, a limpeza de rotina   é uma necessidade absoluta. O Shih Tzu deve ser escovado uma ou duas vezes por semana (até uma vez ao dia, se a pelagem for mantida longa). Cortes de cabelo podem ser necessários a cada várias semanas. Quando os pelos faciais não são aparados, podem irritar os olhos. É por isso que você pode ver Shih Tzus adornado com um topete ou um arco.

Shih Tzu é chamado de raça hipoalergênica  devido a seu baixo padrão de descamação. É mais provável que os pêlos soltos sejam retidos no pelo do que no ar. No entanto, esteja ciente de que os alérgenos permanecem na caspa e na saliva; portanto, ainda haverá alguns presentes no ambiente ao redor do cão. Se você é sensível, é aconselhável passar um tempo com um Shih Tzu para ver se esta raça provoca alergias antes de adotar uma.

As unhas do cão devem ser cortadas uma vez por mês, e você precisará ajudar seu cão com a higiene bucal, escovando os dentes regularmente.

Treinamento e Socialização do Shih-Tzu

Socialização do Shih-Tzu
Socialização do Shih-Tzu

Treinamento  e  socialização adequados   são importantes para manter seu Shih Tzu feliz e bem ajustado. Não pule essas práticas apenas porque o Shih Tzu é um cachorro pequeno. A raça é relativamente inteligente, mas também tem um pouco de teimosia.

O Shih Tzu tem um nível de energia moderado e precisa de exercícios de rotina. Caminhadas diárias   e atividades divertidas, como  jogos,  podem ajudar a manter seu Shih Tzu mental e fisicamente estimulado. Eles se adaptam muito bem ao apartamento, desde que você tenha tempo para brincadeiras ativas. Eles não se saem bem no calor devido às faces planas e podem sofrer exaustão por calor, portanto, tenha muito cuidado com o calor.

Shih Tzus pode ser difícil de dominar e você precisará ser diligente no treinamento deste cão desde tenra idade. Eles podem ser treinados para usar uma caixa de areia dentro de casa. Esteja ciente, no entanto, de que eles tendem a comer as próprias fezes e de outros cães, portanto, você precisará manter a área do seu cão limpa.

Esta raça se dá bem em uma casa de vários animais de estimação com outros cães e gatos amigáveis, especialmente se eles são criados juntos. Os Shih Tzus são ótimos para as crianças, desde que a criança tenha idade suficiente para lidar com um cão gentil e respeitosamente. Como um cão pequeno, o Shih Tzu pode ser facilmente ferido por brincadeiras difíceis.

Comportamento do Shih-Tzu

Um Shih Tzu nunca deve ser agressivo . Estes cães fazem cães de guarda fantásticos. Embora eles não sejam grandes o suficiente para proteger, nem tenham uma gota de ‘caçada’ no sangue, eles certamente o alertarão se você tiver um estranho vindo para sua casa.

Com um comportamento orgulhoso e arrogante, mas com um temperamento feliz e de natureza doce, o Shih Tzu é menos exigente e menos alegre do que a maioria das outras raças de brinquedos.

Embora ele seja solidamente construído e animado e adore brincar no quintal, ele não precisa de muito mais exercício do que isso. Amante de conforto e atenção, ele gosta de abraçar-se no colo e aconchegar-se em travesseiros macios. Ele faz um ótimo animal de estimação para idosos.

Muitos Shih Tzus são amigáveis ​​(ou pelo menos educados) com estranhos, embora a socialização seja necessária para desenvolver esse temperamento confiante. Shih Tzus também são pacíficos com outros animais de estimação.

Embora ele tenha um comportamento aristocrático, uma veia teimosa e gostos e desgostos definidos, o Shih Tzu não costuma se meter em muitos problemas, e mesmo quando não obedece rapidamente, é fácil perdoar. O treinamento será realmente muito bom se você contar com consistência, elogios e recompensas alimentares.

Veja também

História do Lagarto e Origem do Animal

Os lagartos são répteis muito curiosos! Eles estão espalhados por diversas regiões do globo terrestre. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *