Home / Animais / Cores do Dogue Alemão: Preto, Branco, Dourado e Arlequim Fotos

Cores do Dogue Alemão: Preto, Branco, Dourado e Arlequim Fotos

Raças de cães dos mais diversos tipos podem ter cores bem variadas. E, certamente, uma das raças mais coloridas é o dogue alemão, tema do nosso próximo texto.

Origem

Não se sabe ao certo a origem dessa raça de cachorro, porém, a hipótese mais aceita por especialistas é que ele seja descendente do molosso assírio, uma raça já extinta, e que provavelmente foi cruzada com cães um pouco mais leves, como lébrel irlandês. A intenção desse cruzamento era talvez produzir um espécime que fosse, ao mesmo tempo, forte e ágil, principalmente para ser usada como cão de caça.

Com o passar do tempo, e muito posteriormente, essa raça passou a ser bastante popular em todo o continente europeu, sendo usado com frequência na proteção de grandes propriedades, ou mesmo na escolta de caravanas.

Pra se ter uma ideia, o dogue alemão esteve presente na primeira exposição oficial de cães no mundo, que foi realizada em 1863, na cidade de Hamburgo, na Alemanha, tamanha a popularidade dele. Essa raça, na ocasião, foi inscrita com dois nomes distintos: o dogue dinamarquês, com pelagem branca e preta, e o dogue de Ulm, cuja pelagem era marrom, tigrada, preta e cinza. Ou seja, já nessa exposição, era evidente a variedade de cores desse animal.

Características

O dogue alemão mais “tradicional”, digamos assim, é aquele que possui uma escultura nobre,bastante elegante e esguio. A raça tem como um dos seus principais destaques o tamanho, com uma altura média de 86 cm mais ou menos. Em termos de peso, os maiores exemplares podem ter até 70 kg.

A cabeça, por sua vez, é alongada e estreita, com o topo do crânio e o focinho sendo retos, formando duas linhas paralelas. Os olhos, geralmente, são amendoados, com pálpebras que são bem ajustadas, porém, sem serem caídas.

Características do Dogue Alemão
Características do Dogue Alemão

O corpo, de um modo geral, é forte e musculoso, com costelas que ficam bem arqueadas. Os membros, obviamente, que acompanham esse padrão, sendo também bem fortes e angulados, o que permite ao animal uma movimentação harmoniosa.

Já a orelhas, via de regra, são caídas, porém, em certas localidades, ocorre a chamada conchectomia, ou seja, um tipo de cirurgia que torna as orelhas desses animais eretas. Trata-se de uma tradição que vem desde a época em que essa raça era usada como cão de caça, justamente para evitar que as orelhas ficassem feridas na luta com as suas presas.

Cores e Variedades

Certamente, dentre todas as coisas, uma das principais características do dogue alemão é a sua incrível variedade de cores de sua pelagem. Bom ressaltar que que o seu pelo é curto, denso, brilhante e bem rente ao corpo.

Atualmente, 5 cores são aceitas como padrão para essa raça: tigrado, dourado, arlequim, preto e azul. O dourado é um padrão que varia entre o castanho e o fulvo, sem manchas brancas. Nesse caso, possuem uma “máscara negra” envolvendo focinho e olhos. O tigrado, por sua vez, tem uma cor de fundo igual ao dourado, com listras pretas definidas. O arlequim é um padrão cuja cor de fundo é um branco puro, com manchas negras irregulares. O preto é praticamente negro, podendo ter manchas brancas no peito e nos pés. E, o azul é cinza-azulado.

Porém, se a finalidade for para reprodução, ou mesmo de exposição, é importante salientar que o dogue alemão acaba sendo dividido em três variedades (todas relacionadas com a cor): os dourados e tigrados, os azuis e pretos descentes de azuis e os arlequins e pretos oriundos de cruzamentos entre arlequins. Frisando que essas variedades não podem se cruzar, pois podem gerar indivíduos de cores indesejadas.

Só que, eventualmente, nascem filhotes com cores fora do padrão, como é o caso do merle. Aqui a cor de fundo é cinza, com manchas pretas irregulares. É uma tonalidade que aparece muito no cruzamento entre animais do padrão arlequim. Já outra cor que pode surgir é o branco, é geralmente é causado pelo gene do merle. Acabam sendo, na maior parte das vezes, totalmente brancos, com olhos azuis. Inclusive, o cruzamento entre arlequins é desaconselhável pela CBKC (Confederação Brasileira de Cinofilia) e pelo AKC (American Kennel Club).

Temperamento

Apesar do grande porte, trata-se de um cão bem calmo, e que é bastante dócil com a família, sendo, contudo, reservado na presença de pessoas estranhas. Ele também se comporta como um cão de guarda com temperamento equilibrado, não atacando sem necessidade, por exemplo. No entanto, é bom frisar, quando ataca, o impacto de sua mordida é bem grande.

Até mesmo porque é bom lembrar que, além de grande, o dogue alemão é bem ágil, o que faz com que possa cobrir longas distâncias, em caso de estar em um terreno aberto. Isso faz com que ele seja um ótimo guardião quando o assunto é proteger grandes propriedades.

Contudo, devido à quantidade indiscriminada de cruzamento, muitos espécimes perderam um pouco o instinto de ser cão de guarda. Não é à toa que um dos conselhos de especialistas é conhecer os pais da ninhada para saber se os filhotes terão problemas de comportamento. Por exemplo, um animal muito nervoso ou medroso está fora do padrão.

Algumas Curiosidades

Sabe o famoso desenho do Scooby-Doo? Pois é, o personagem é, na verdade, da raça dogue alemão, mesmo que não seja um representante típico dela. O designer Iwao Takamoto, criador do visual do Scooby-Doo, disse uma vez que conversou com criadores de dogues alemães antes de conceber como seria o personagem. Após isso, resolver desenhar algo completamente oposto: um cão com pernas tortas, um queixo bem proeminente, uma coloração da pelagem fora do padrão, e claro, uma personalidade bem medrosa.

A famosa cantora pop Lady Gaga fez uso de vários dogues alemães do padrão arlequim em muitos dos seus videoclipes. Teve um desses animais, inclusive, o Rumpus, que morreu precocemente, aos 5 anos de idade, apenas.

Como se vê, trata-se de uma raça bastante famosa, e que, devido à sua beleza e variedade de cores, faz bastante sucesso, seja no meio artístico, seja simplesmente como animal de estimação para pessoas comuns.

Veja também

Camaleão Rhampholeon

Camaleão Rhampholeon: Características, Nome Científico e Fotos

Entender mais sobre os animais que habitam o nosso planeta é entender mais sobre nós …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *