Home / Animais / Cores de Mulas: Marrom, Preta, Branca, Persa, Castanho, Fotos

Cores de Mulas: Marrom, Preta, Branca, Persa, Castanho, Fotos

Mula se trata de um animal mamífero considerado híbrido, ou seja, que se origina do cruzamento genético de outros, no caso, de éguas com asnos machos. Uma égua tem 64 cromossomos e um asno 62 cromossomos e desse cruzamento surge a mula, com quantidades variáveis de cromossomos, que podem ir de 60 a 66.

A mula é muito comum no Brasil e é conhecida pela sua robustez e resistência, sendo usada como transporte e criada até como animal doméstico. Além disso, se adapta muito bem a climas tropicais, subtropicais e até desérticos e bastante secos.

Que saber mais sobre esse interessante animal, como Cores de mulas: marrom, preta, branca, persa, castanho, fotos? Então, permaneça por aqui. Fique por dentro dessas e outras informações e curiosidades!

Cores de Mulas

Em geral, as mulas possuem variadas cores. Mas, dificilmente encontramos mulas mescladas, como é comum entre os cavalos, por exemplo.

Esses animais apresentam no máximo 2 cores ou variantes de apenas uma. Podemos encontrar mulas nas cores: marrom, preta, branca, persa (azulado) e castanho.

Mula Marrom
Mula Marrom

Ainda há variações de pelagens em tons de bege, avermelhado, alaranjado, entre outras.

Características Físicas das Mulas

A mula é um animal com alta longevidade. Pode viver até 30 anos em condições adequadas.

Como já fora mencionado anteriormente, as mulas são animais bem resistentes e robustos. As mulas são parecidas com os cavalos. Sua pelagem é uniforme, ou seja, não muda muito, permanecendo igual na sua densidade em todo o seu corpo.

A cabeça da mula se assemelha muito com a do asno, sendo grossa e curta. As orelhas, no entanto, são longas e pontiagudas e apontam levemente para o alto.

As ancas e o pescoço são musculosos. Já as patas são finas e podem variam muito de comprimento. Uma mula adulta mede de 120 cm de altura até 180 cm. Esse animal (adulto) costuma pesar entre 250 kg a 700 kg.

Como a mula se trata de um animal híbrido, alguns indivíduos podem nascer com uma quantia irregular de cromossomos. Essas mulas, no caso, acabam se tornando inférteis e isso ocorre em quantidade relevante de machos.

Costumam ser bastante resistentes a doenças, falta de água, sol forte, entre outros fatores que levariam mais facilmente outro animal a óbito.

Possuem cascos pequenos e estreitos, porém, grossos e bastante resistentes. A cauda é de tamanho médio e não possui pelagem na raiz, diferentemente de como ocorre com a cauda de diversos outros Equus.

Características Comportamentais das Mulas

As mulas são animais que vivem em grupo, embora posam viver sós na companhia do ser humano, quando domesticadas. Esses animais formam, em geral, grupos de 3 a 10 indivíduos, onde não há um líder.

Comportamento da Mula
Comportamento da Mula

As tarefas do grupo não são rigidamente definidas e todos participam delas. São animais poligâmicos, até porque muitos são estéreis. Dificilmente entram em luta corporal para acasalar ou dominar território.

Alimentam-se de capim e mato em geral. Podem consumir pequenos frutos.

Classificação Científica da Mula

Cavalos da Família Equidae
Cavalos da Família Equidae

Segundo a classificação científica oficial, a mula é catalogada da seguinte forma:

  • Reino: Animalia
  • Filo: Chordata
  • Classe: Mammalia
  • Ordem: Perissodactyla
  • Família: Equidae
  • Género: Equus
  • Espécies: E. cabalus e E. asinus

Mula, Burro ou Asno?

É muito comum que as pessoas pensem que a mula, o burro e o asno são os mesmos animais. No entanto, embora parecidos, existem peculiaridades que fazem desses três Equus animais diferentes entre eles.

Na verdade, é possível considerar o burro e o asno o mesmo animal, pois pertencem a mesma família de equinos. Mas, no caso da mula, as coisas são diferentes…

A mula se difere do burro e do asno justamente por ser um Equus híbrido. Como já fora mencionado nesse texto, as mulas se originam do cruzamento de um burro/asno com uma égua, resultando em animais com singularidades.

Por exemplo, a mula, em virtude dessa diversidade genética, apresenta características físicas diferentes de seus progenitores. Além disso, as mulas são muito mais resistentes a ambientes hostis, variações de temperaturas e solo.

Também, são mais robustas e suportam transportar mais peso que o burro e a égua, apesar de seu porte menor.

Algumas Curiosidades Sobre as Mulas

Agora que já sabemos sobre Cores de mulas: marrom, preta, branca, persa, castanho, fotos; conheça algumas curiosidades imperdíveis sobre o animal.

Confira a seguir:

  • A maior parte dos machos da mula são estéreis devido a sua carga genética híbrida, que ocasiona uma má formação nas glândulas responsáveis pela produção do esperma;
  • A mula fêmea produz óvulos férteis, porém, em pequena quantidade quando comparado a outras equinas. Os óvulos das mulas podem ser cruzados com cavalos, dando origem a burros, potros ou jumentos;
  • As mulas têm famas de teimosas e isso vem desde os tempos antigos. Mas a sua teimosia, na realidade, se refere a sua resistência em ambientes e situações desfavoráveis;
  • Mula ainda é um termo pejorativo para desqualificar pessoas que possam ter deficit intelectuais. Mas, saiba que esse animal é extremamente inteligente, até mais que os demais equinos;
  • Sabia que não é recomendável criar mulas junto com cães, mesmo que os dois animais sejam domesticáveis e dóceis? Isso porque as mulas não apreciam muito a companhia de cachorros e podem agredir esses animais com coices, ainda mais quando se sentem ameaçadas ou irritadas com os latidos;
  • Devido aos seus cascos resistentes (como já fora mencionado), as mulas foram um dos principais meios de locomoção e transporte de cargas e de pessoas em solos argilosos e arenosos dos Estados Unidos, até os meados do século XX;
  • As mulas são tão robustas e habilidosas, que há registros de algumas delas chegarem a machucar leões como autodefesa. A força das 2 patas traseiras de uma mula é capaz de arremessar um animal do porte de um leão a metros de distância;
Uso das Mulas como Transporte
Uso das Mulas como Transporte
  • Na antiguidade, muitas mulas que serviam como meio de transporte de pessoas tinham seus rabos amarrados para não sujar as vestimentas dos cavaleiros de lama ou terra;
  • O custo para os criadores das mulas é bem mais baixo para manter esses animais, comparado a criação de cavalos ou burros. Isso porque as mulas se adaptam bem em espaços pequenos, além de comer relativamente pouco e conviver pacificamente com outras mulas, independentemente do sexo;
  • Quem não conhece o personagem da “Mula sem Cabeça”, que faz parte do rico folclore brasileiro? Esse ícone popular se trata, na verdade, de uma mulher que acabou por ser amaldiçoada pelo fato de se envolver amorosamente com um padre. A mulher fora condenada por ter com seu corpo transformado nesse Equus e no lugar da cabeça, chamas de fogo;
  • A idade de uma mula pode ser definida pelos seus dentes. Um profissional com conhecimentos sobre esse animal analisa a arcada dentária, que quanto mais “solta” estiver na boca, indica mais idade. Ou seja, as mulas tendem a ficar com a arcada dentária “larga” com o passar dos anos.

Veja também

Tudo Sobre o Pica-Pau: Características, Nome Científico e Fotos

As aves são essenciais para a vida no planeta, já que o seu trabalho não …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *