Home / Animais / Comportamento do Poodle, Hábitos e Modo de Vida

Comportamento do Poodle, Hábitos e Modo de Vida

Elegante, orgulhoso, inteligente. Poodles são cães impressionantes, como os muitos vencedores best-in-show deste raça do cão pode atestar.

Por trás das fitas azuis, penteados impressionantes e atitude real, você encontrará um cão de família afetuoso, com uma história antiga e muitos talentos.

Características do Poodle

O Poodle é um cão muito nobre, com uma silhueta elegante e harmoniosa. O corpo deste cão é bem proporcionado, com um tronco ligeiramente elevado, o que lhe confere uma atitude altiva. A silhueta termina com uma cauda encaracolada de tamanho médio, amarrada no alto. A cabeça do poodle é reta e elegante, com um focinho longo.

É facilmente reconhecido por seus cabelos encaracolados, muitas vezes preparados para participar de concursos de beleza caninos ou por praticidade. O Poodle tem a reputação de ser um cão hipoalergênico, porque não perde o cabelo.

Existem três variedades de tamanho para o Poodle (brinquedo, miniatura e royal), mas o padrão permanece o mesmo para todos os tamanhos.

  • Peso do Poodle: O peso ideal para um Poodle é entre 6 e 20 kg (dependendo do tamanho);
  • Tamanho do Poodle: O Poodle mede entre 25 e 60 centímetros (dependendo da categoria);
  • Cabelo: o cabelo do Poodle é encaracolado e longo.

Comportamento do Poodle

Embora os Poodles de hoje pareçam simbolizar uma vida de lazer e luxo, não se engane: são cães de verdade criados para realizar trabalhos reais. Embora dificilmente pareça possível quando você olha para um Poodle preparado no ringue, a raça era originalmente um recuperador de água, um trabalho que requer pular na água para buscar aves aquáticas para caçadores.

De fato, poodle  é uma palavra inglesa proveniente da expressão alemã pudel , ou pudelin, significando literalmente “espirrar na água”. Pelos franceses o poodle é conhecido por outro nome porém, caniche , expressão proveniente de chien canard , significando literalmente ‘cachorro de pato’.

Até o estilo elaborado de pelagem que a raça é conhecida pela primeira vez tinha um objetivo prático: as áreas aparadas iluminavam o peso da pelagem do cão e não se prendiam com detritos subaquáticos, enquanto cabelos compridos ao redor das articulações e órgãos vitais protegiam o cão da água fria .

O poodle existe em três tipos diferentes de constituição física, embora continuem todos sendo poodle. Não importa o tamanho, os poodles são famosos por uma personalidade lúdica, mas digna, e inteligência aguçada. Quando se trata de treinamento , este é um aluno “A”, e o Poodle se destaca em esportes de desempenho, como testes de obediência, agilidade e caça.

Apesar de seu ar majestoso, o Poodle não é esnobe. Estes são cães amigáveis às pessoas que querem ficar perto de suas famílias (ficam sozinhos quando são deixados sozinhos por longos períodos) e estão sempre prontos para um bom jogo.

Personalidade do Poodle

Quem convive e lida entusiasticamente com esta raça o descreve basicamente destacando quatro qualidades principais: lealdade, inteligência, brincalhão e amoroso. O Poodle também é conhecido pelo que seus fãs chamam de “ar de distinção”: uma atitude digna que é difícil de descrever, mas fácil de identificar no cão.

Embora haja uma certa nobreza em sua aparência, o poodle tem uma pegada pateta e adora travessuras (sua disposição para brincadeiras e jogos é incrível). Ele também gosta muito de pessoas e está ansioso para agradar. Combine isso com sua inteligência lendária e você terá um cachorro altamente treinável .

Um bom Poodle que aprendeu boas maneiras caninas tem uma disposição calma, especialmente se ele faz exercícios regulares para queimar sua energia natural. Alguns proprietários e criadores pensam que os poodles com a constituição física menor são um pouco mais tensos que o aquele com uma constituição física padrão; no entanto, outros criadores e proprietários discordam dessa teoria.

Apesar de travesso, é um cão vigilante e protetor, sempre atento a pessoas estranhas ou movimentos diferentes ao redor de seu habitat e seus donos, e latirá como alerta imediatamente. Apesar de ser um cão geralmente amoroso e gostar de carinho, não se adapta a pessoas novas muito rapidamente.

Se há algo de marcante e que caracteriza um poodle é a sua inteligência. Nesse quesito, ele invariavelmente surpreende seus donos. E sua inteligência pode ser uma ótima qualidade se bem aplicada, por isso é bom já treiná-lo o quanto antes pois é um cão de excelente memória pra aprender o que presta (ou o que não presta também se não for disciplinado devidamente).

Modo De Vida E Hábitos Do Poodle

Poodles é de se adaptar facilmente em qualquer ambiente que lhe proporcionar, mesmo ambiente urbanos e pequenos. Basta lhes proporcionar companhia humana de qualidade e exercícios regulares. Eles ficarão bem morando em ambientes fechados com a família, principalmente os pequenos poodle toy e mini poodle, já que não têm problemas para acondicioná-los confortavelmente em casas menores.

Como já dissemos, sua inteligência é uma qualidade que merece muita atenção, visto ser tão fácil que aprendam acidentalmente maus hábitos antes mesmo de ensinar-lhe os bons; portanto, se você é novo como dono desses cães, inscreva-se em uma aula de obediência com um instrutor qualificado.

Isso também vale para o poodle toy e o mini poodle. Muitos donos de cães pequenos pulam o treinamento e acabam com um cão mal comportado.

Poodle Toy
Poodle Toy

Quantidade diária recomendada: padrões, 1,5 a 3 xícaras de alimentos secos de alta qualidade por dia, divididos em duas refeições; Miniaturas, 3/4 a 1 xícara; Brinquedos, 1/4 a 1/2 xícara.

A qualidade da comida de cachorro que você compra também faz a diferença – quanto melhor a comida, mais ela irá nutrir seu cão e menos será necessário agitar a tigela do cachorro.

Como qualquer raça, o poodle vai ganhar peso se for superalimentado, o que pode causar problemas nas articulações e outros problemas de saúde. Limite as guloseimas, mantenha-o ativo e faça refeições em vez de deixar alimentos disponíveis o tempo todo.

Embora muitos proprietários de mini poodles ou toy poodles, em particular, ofereçam aos seus cães restos de comida na mesa, resistam aos olhos suplicantes ou você criará um comedor mimado. Ele torce o nariz para comida de cachorro, o que é mais saudável para ele.

Cuide para evitar sobrepeso nessa raça. Uma alimentação leve e regular, duas vezes ao dia, é geralmente o suficiente para mantê-los saudáveis e em boa forma.

Veja também

Pode Dar Fígado de Boi Para Cachorro?

Os cachorros são os animais de estimação preferidos em todo o mundo. Seu sendo de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *