Home / Animais / Como Vivem os Chimpanzés? Como é sua Organização?

Como Vivem os Chimpanzés? Como é sua Organização?

Os chimpanzés são mamíferos da ordem dos primatas. Se diferenciam dos grandes representante da ordem por não possuírem rabo e serem capazes de desenvolver grandes habilidades. Sua proximidade com o ser humano é algo muito interessante, já que 99% dos DNA entre as duas espécies são compartilhados.

São animais inteligentes e capazes de entender algumas linguagens. Além disso, possuem capacidades incríveis. Vamos conhecer a forma como os chimpanzés vivem? É só continuar acompanhando nosso artigo!

Como Vivem os Chimpanzés?

Esse tipo de macaco costuma andar em bando e sua organização pode ter até cem indivíduos. Com rígida hierarquia o grupo é composto por machos, fêmeas e filhotes, onde os machos mais velhos são dominantes. Já as fêmeas tendem a ser mais isoladas.

Podem caminhar tanto com as quatro patas, quanto somente com duas delas e costumam aparecer mais durante o dia.  Os chimpanzés são excelentes escaladores de árvores onde também costumam “fazer um lanchinho”.

Chimpanzés Características

Comem vegetais como fruta, flores, além de animais. Um detalhe é que o chimpanzé pode ser alimentar de outras espécies de macacos menores. Os mais velhos costumam passar aos mais jovens algumas técnicas para encontrar alimentação e esse ensinamento vai passando a cada geração. Incrível não é?

Outra característica é que eles costumam ser agressivos e emitem sons bem altos enquanto lutam.

Características do Chimpanzé

Chegam a medir um metro de altura e pesar quase 70 quilos. As fêmeas são menos pesadas, mas também possuem braços brandes e pernas mais encurtadas. A arcada dentária desses macacos é bem forte e é formada por caninos e molares alongados.

No geral, os animais forma casais para a reprodução mas isso não é uma regra, já que a fêmeas podem se acasalar com vários macho em apenas um dia. Estudos comprovam que o sexo entre os chimpanzés não possui fins apenas de reprodução, mas sim para manter os laços afetivos da comunidade. Outra informação interessante sobre os hábitos de reprodução desses animais é que fora da época de ovulação as fêmeas mais novas podem “treinar” o acasalamento.

A gestação do chimpanzé que vai de 200 a 260 dias. Podem nascer de um a dois filhotes. Durante os primeiros dias de vida, os filhotes são carregados nas costas das mães. A amamentação acontece até os quatro anos de idade. Quando chegam aos 6 anos, os macacos tornam-se independentes, mas ainda permanecem próximo de suas mães e do grupo, até atingirem a maturidade sexual.

Existem duas espécies de chimpanzés, o chimpanzé-comum (Pan Troglodytes) e o chimpanzé-pigmeu (Pan paniscus) que é popularmente conhecido como bonobo. Ambas costumam viver em média 50 anos na natureza. Já em cativeiro podem atingir 60 nos de idade.

Habitat dos Chimpanzés

A maior parte dos chimpanzés vivem na África, nas regiões ocidental, central e oriental. As florestas são o habitat favorito dessas macacoas. Mas também possível encontra-los em savanas.

Uma curiosidade bem interessante sobre esse animal é que ele costuma fazer uso de ferramentas simples. Um exemplo disso é que eles após mascar folhas as colocam em árvores. Em seguida, eles utilizam pequenos galhos para retirar a folha da árvore e beber a água acumulada. Uma espécie de “esponja” dos chipanzés. Curioso, não é?

Infelizmente esses animais sofrem com a possibilidade e extinção. A caça ilegal principalmente para o consumo de carne, uso na produção de medicamento e exploração do chimpanzé em circo são algumas das razoes para que a espécie esteja sofrendo com essa situação.

Saiba Mais Sobre os Chimpanzés

Você sabia?

  • Que se a mãe morrer, os irmãos mais velhos cuidam do filhote até eles se tornar independente? Uma fofura essa união entre os irmãos!
  • Eles conseguem andar eretos como os seres humanos.
  • Uma pesquisa da Universidade de Harvard afirma que chimpanzés possuem a maior parte das habilidades necessárias para cozinhar. Isso sugere que a habilidade de cozinhar pode ter aparecido em ancestrais dos humanos há milhões de anos.
  • As fêmeas procuram uma oportunidade de acasalar escondido. Isso mesmo! Elas procuram ficar um pouco mais atrás quando o grupo está em movimento para encontrar o par perfeito. Os machos usam também uma técnica para se esconder do macho dominante e escondem o pênis ereto com as mãos, buscando assim, uma forma de esconder suas intenções aos olhos do macho dominante.
  • O desenvolvimento mental de um chipanzé é mais rápido do que o de uma criança quando nos seus primeiros anos.
  • Notícias destacam que um bonobo (uma das espécies de chimpanzé) chamado Kanzi, foi criado aprendendo a se comunicar com humanos por meio do domínio da linguagem para surdos.
  • Os chimpanzés se ajudam e costumam ficar sentados lado a lado para trocarem experiências. São animais que costumam realizar atividades em conjunto.
  • Um lista União Internacional para a Conservação da Natureza e Recursos Naturais)  destaca que os os bonobos estão ameaçados de extinção. Dados estimam que existam apenas 170.000 chimpanzés a vivendo na natureza. Uma tristeza, já que esses animais são tão inteligentes e bonitos!

Para saber mais sobre os chimpanzés deixamos aqui alguns links:
http://animaldiversity.org/accounts/Pan_troglodytes/
http://www.zoologico.com.br/animais/mamiferos/chimpanze/
http://www.projetogap.org.br/primate/chimpanzes/
http://www.nationalgeographic.com/animals/mammals/c/chimpanzee/

Classificação Científica

Veja abaixo a classificação científica dos chipanzés:

Reino: Animalia

Subreino: Eumetazoa

Filo: Chordata

Subfilo: Vertebrata

Classe: Mammalia

Subclasse: Theria

Ordem: Primates

Subordem: Haplorrhini

Família: Hominidae

Subfamília: Homininae

Tribo: Hominini

Subtribo: Panina

Gênero: Pan

Gostou do nosso artigo sobre chipanzés? Aqui no Mundo Ecologia você pode encontrar diversas informações sobre natureza, plantas e animais. Não esqueça de nos deixar um comentário e nos contar o que gostaria de encontrar na nossa página, ok? Se ficou alguma dúvida, você também poderá informar através do nosso espaço para comentários. Até a próxima!

 

Veja também

Filhotes de Airedale Terrier

Criação de Filhotes de Airedale Terrier

Se você está considerando a possibilidade de criar filhotes de Airedale Terrier, saiba que está …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *