Home / Animais / Como o Cavalo se Move? Sistema Locomotor do Cavalo

Como o Cavalo se Move? Sistema Locomotor do Cavalo

Vamos falar um pouco hoje sobre como o cavalo se movimenta, para entender isso precisamos entender o seu sistema locomotor
O animal tem uma estrutura totalmente alinhada a sua função, o corpo desse animal já é preparado para velocidade, e para ser forte, assim já fica mais fácil de entender um pouco mais sobre sua estrutura.
O cavalo consegue mover-se muito facilmente andando para frente e também para trás,o que lhe confere grande impulso. Toda a sua força está nos seus músculos fortes, extremamente desenvolvidos que dispotam no seu corpo torneado.
Podemos separar o cavalo em quatro partes visíveis, são elas, membros anteriores e posteriores, tronco, pescoço e cabeça.

Como o Cavalo Se Move

Os animais andam por aí de diversas formas, pois o cavalo tem naturalmente muitas formas de se locomover. Se a gente reparar bem em seus movimentos podemos separar quatro tipos de movimento:

  • Passo
  • Trote
  • Cânter ( Conhecido também como meio galope ou também galope macio)
  • Galope Total

O adestramento do cavalo é subdivido em calmo, ordinário e alongado para os três primeiros tipos de movimento da lista. Já no caso do cânter ele pode ser subdividido em calmo, ordinário, de trabalho e alongado.

Sistema Locomotor do Cavalo

Passo

Vamos falar um pouco sobre o passo, essa é a forma natural do cavalo andar, isso acontece em quatro tempo de acordo com o deslocamento dos pés. Quando o cavalo começa a andar com a sua perna de trás esquerda seguirá a sequência perna posterior esquerda, depois a dianteira esquerda, depois posterior direita e depois anterior direta.
Quando ele está em passo calmo, os pés posteriores chegam no chão um pouco a frente de onde os pés anteriores pisaram.
Quando em passo ordinário, eles se tornam mais curtos e mais altos, e os pés posteriores chegam ao chão logo depois de onde os pés anteriores pisaram.
Quando em passo alongado, os pés posteriores chegam ao solo um pouco antes das pegadas dos pés da frente. No caso do passo livre, eles se movimenta de forma prolongada.

Trote

Nesse caso o cavalo anda de forma simétrica, são contados dois tempos, nesse caso um par de pernas chegam ao solo junto, depois de um tempo o animal pode saltar se apoiando no outro par de pernas.

Cânter

Nesse caso o caminhar do cavalo é contado em três tempo, agora ele começa com a perna da frente direita quando ele gira também para direita e da mesma forma do outro lado.

Galope Total

Vamos falar um pouco agora sobre o galope total, que também é uma forma natural do cavalo andar e podemos dizer que de todos o mais rápido. A sequência de pisadas pode variar com a velocidade em que o animal está, ele começa com a perna direita de trás, dessa forma a sequência que se segue é: perna de trás esquerda, de trás direita, da frente esquerda, da frente direita, e em um momento em em todos os pés estão no alto.

Dinâmica de Locomoção dos Cavalos

Para avaliarmos a locomoção dos cavalos precisamos prestar atenção na forma como eles andam naturalmente, como movem seus membros e como em cada passo eles se associam.
Agora vamos falar dos tipos de andamento dos cavalos, podemos classificar em dois tipo. Esses dois tipos podem ainda serem subdivididos e apresentam características diferenciadas, possuem quatro fases. Vamos então citar alguns exemplos.
Definindo os tipos de andamento dos equinos, vão dividir em andamento do tipo Saltado e andamento do tipo Marchado.

Andamento Saltado

Estão nessa categoria o trote e o galope que falamos lá em cima no texto. Nesse caso eles caracterizam pelo salto que mantém seus pés no ar e longe do chão em determinado momento.

Andamento Marchado

Nesse caso os pés dos cavalos estão em constante toque com o solo, dessa forma ele vai apenas realizando a troca de pés conforme vai marchando. Inclusive existem cavalos marchadores. Exemplos que podemos dar de andamento são o passo a marcha e a andadura.
Agora que entendemos mais sobre o andamento saltado e marcado vamos falar um pouco sobre as suas fases, ambos possuem quatro fases.

  • Fase de Elevação – Nessa fase os cavalos flexionam suas articulação.
  • Fase de Avanço – Nessa fase os animais estendem suas pernas progressivamente.
  • Fase de Contato – Nessa fase os equinos tocam o chão.
  • Fase de Apoio – É quando eles estão com as pernas totalmente apoiadas ao chão.

Curiosidades Sobre a Locomoção do Cavalo

Podemos dizer que todos os animais terrestres que possuem pernas as usam para se locomover através da alternância. Isso é um movimento não pensado, são os neurônios do animal que controlam esse caminhar. Nos humanos isso é mais fácil pois temos apenas 2 pernas para administrar, os cavalos possuem 4 e tem que se locomover de forma inteligente para não se atrapalharem e tropeçar neles mesmos. E eles conseguem de locomover andando normalmente, trotando ou marchando, como podemos ver cada uma desses tipos exige uma sequência diferenciada. Marchar é uma característica hereditária e está presente no gene dos cavalos marchadores. Em compensação essa é uma raça lenta que não atinge muita velocidade. Já os cavalos de corrida que tem como características serem muito rápidos não tem a capacidade de marchar, se tentarem vão de atrapalhar todo.
O que você achou sobre as curiosidades sobre a locomoção dos cavalos? Tenho certeza que muita coisa te impressionou. Então conta aqui para gente quais foi a coisa mais interessante que você leu aqui. Até a próxima.

Veja também

Picada de Carrapato na Gravidez Pode Ser Perigoso? Qual o Risco?

Hoje vamos falar um pouco sobre os riscos de uma picada de carrapato, podemos dizer …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *