Home / Animais / Como o Animal Respira Dentro do Ovo?

Como o Animal Respira Dentro do Ovo?

As galinhas já começam a sua atividade reprodutiva por volta dos nove meses de idade. Elas costumam se desenvolver com mais rapidez nas estações em que a luz solar é mais presente. Você já se perguntou como os filhotes conseguem respirar dentro do ovo? Se você sempre teve essa curiosidade é hora de descobrir a resposta dela. É só continuar acompanhando nosso artigo para conhecer um pouco mais sobre o desenvolvimento dos animais dentro dos ovos. Preparado?

Formação dos Ovos e Respiração Dentro Dele

A galinhas são aves que fecundam a cada 24 horas. O resultado desse processo é o ovo que conhecemos, já que elas não precisam ser fecundadas pelo galo para poder colocar os ovos. Diferente, não é verdade? Já aqueles ovos que são fecundados pelo galo são os que possuem pintinhos dentro deles.

As aves têm um sistema respiratório muito parecido com os humanos e utilizam os pulmões para respirar. Mas quando estão dentro dos ovos, como essa respiração é executada? Como o sangue tem acesso ao oxigênio? E por fim, como é eliminado o dióxido de carbono?

A respostas para todas essas perguntas estão tanto na forma como o corpo do filhote se forma, quanto no próprio ovo. As cascas dos ovos possuem poros bem pequenos que auxiliam na troca de gases. (quando entra o oxigênio e sai o gás carbônico).

Formação dos Ovos
Formação dos Ovos

Além disso, o próprio animal que se forma tem uma membrana super vascularizada permitindo que oxigênio entre e também a liberação do dióxido de carbono.

Respiração Dentro do Ovo e Evolução das Espécies

Alguns cientistas destacam que essa membrana (que recebe o nome de alantoide) existente nas aves foi responsável para que os animais ao longo dos anos se adaptassem das águas para a terra. Ovos de animais como os anfíbios e dos peixes não são dotados dessa condição. Já os répteis e as aves possuem a membrana.

Quando falamos de mamíferos, essa membrana é responsável pela formação do cordão umbilical, que juntamente com a placenta, é responsável pela troca dos gases. Os ovos das aves possuem uma anatomia que interliga os seus componentes. Cada um deles funciona cuidadosamente para que a estrutura trabalhe adequadamente.

Nutrição do Embrião no Ovo

Quando olhamos para os ovos conseguimos identificar três partes: gema, clara e casca. Logo no início da formação do embrião, ele começa a crescer dentro da gema e utiliza a clara para a sua nutrição. Assim, o filhote permanece alimentado e com a quantidade de nutrientes necessários para se desenvolver. Já a casca oferece proteção e abrigo, sendo uma espécie de “casa” para o embrião.

Respiração Dentro do Ovo
Respiração Dentro do Ovo

Diferente dos mamíferos que suprem a necessidade de nutrição e de respiração por meio do cordão umbilical, as aves utilizam-se da membrana que possuem e da estrutura perfeita que é o ovo.

Para se ter uma ideia de como essa “casa” tem um design perfeito, a sua forma proporciona que o filhote quebre a casca na região mais alargada do ovo. Dessa forma, eles conseguem ter acesso ao oxigênio ao saírem para explorar o mundo lá fora.

Curiosidades Sobre o Nascimento das Aves

Separamos algumas curiosidades sobre o nascimento das aves e o processo de respiração que acontece dentro dos ovos. Vamos conferir?

  • No período de um dia o óvulo que tem fertilização é colocado pela galinha. Os componentes que formam o ovo vão gradativamente sendo formados. A primeira camada formada é a clara.
  • Quando chega a hora do pintinho nascer, eles empurram com a cabeça para o rompimento da casca. Existe uma estrutura acima do seu bico chamada de diamante ou dente de ovo que auxilia a perfuração. Essa estrutura cai logo após o nascimento do filhote.
  • Dentro do ovo, o filhote se alimenta de gema que possui grande concentração de gorduras, minerais e outros nutrientes. Já a clara tem o papel de proteger o embrião e fornece material proteico. Uma pequena abertura é a estrutura responsável para que os nutrientes sejam capturados pela ave.
  • A casca possui uma espécie de poros que auxiliam na proteção do pintinho. Assim, eles ficam protegidos de ataques externos e da desidratação. É também por meio desses poros que acontecem as trocas gasosas.
    Nascimento das Aves
    Nascimento das Aves
  • Para um desenvolvimento efetivo, a temperatura interna do ovo deve ser por volta de 37° C. Assim, as galinhas costumam ficam deitadas sob os ovos para auxiliar esse controle de temperatura. Uma curiosidade interessante é que na época em que os ovos são chocados a galinha chega a ficar com sintomas de febre.
  • Por causa das membranas, os ovos permanecem aquecidos quando estão sendo chocados.
  • Além de possibilitar a respiração, os poros dos ovos também garantem que o filhote fique hidratado e se desenvolva de forma saudável.
  • Você já percebeu que um ovo cozido pesa bem mais que o um ovo cru? Isso acontece porque os poros das cascas são preenchidos por água no ato do cozimento. Interessante, não é mesmo?

E você, imaginava que os animais conseguiam respirar dentro do ovo por conta dessas estruturas? Que tal compartilhar esse artigo nas suas redes sociais e com os seus amigos? Nós aqui do Mundo Ecologia ficamos muito felizes com a sua visita e fazemos o convite para que você continue acompanhando nossas atualizações.

Aqui você encontra sempre os melhores conteúdos nos segmentos de animais, plantas e natureza! Caso tenha ficado alguma dúvida sobre como os filhotes respiram dentro dos ovos é só nos deixar um comentário logo abaixo, ok? Até a próxima!

Veja também

Marreco Pompom: Características, Hábitat e Nome Científico

O marreco pompom (crested duck) é uma ave ornamental considerada uma variação genética do marreco …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *