Home / Animais / Como Fazer um Minhocário Passo a Passo

Como Fazer um Minhocário Passo a Passo

As primeiras semanas do seu minhocário são cruciais para o seu bom funcionamento. Geralmente começamos com 250 g de minhocas pequenas (o que corresponde a pelo menos 500 minhocas). Com menas minhocas, mas levará mais tempo para obter o suficiente.

Ao tomar minhocas em um minhocário, uma parte do ecossistema, incluindo ovos, também é removida, o que aumentará a população de minhocas mais rapidamente. As minhocas comem em média metade do seu peso por dia, mas não comem resíduos recém-adicionados que devem ser pré-decompostos por bactérias e micro-organismos no meio ambiente.

Na inicialização, será necessário dar tempo para que esses micro-organismos se reproduzam antes de adicionar resíduos em pequenas quantidades. Então, PACIÊNCIA!

Preparação da Ninhada

Lixo é o ambiente em que a vida do ecossistema se desenvolve. Este é também o que é conhecido como o conteúdo do caixote superior (com resíduos frescos, mistura de papelão, etc). A cama deve ser úmida, mas bem oxigenada e aerada (sem massa compacta): a cama deve ter a textura de uma esponja úmida e não deve ser drenada quando pressionada. O lixo deve ter pelo menos 5 cm de espessura sobre toda a superfície da bandeja.

O lixo pode ser feito de uma mistura de pedaços de: papelão marrom, caixas de ovos, rolos de toalhas de papel ou papel higiênico, filtros de café com borra de café, folhas de chá usadas (com sachê), fibra coco, composto ou vermicomposto, solo de envasamento não tratado, casca de ovo em pó, etc. Molhe, misture e esprema tudo!

Configurando e Instalando as Minhocas

Para evitar que as minhocas entrem no coletor de suco (seu primeiro reflexo será visitar sua nova casa), você pode colocar uma folha de papelão no fundo da bandeja. Ele deixará o suco passar e será quebrado em algumas semanas. Para evitar a secagem da cama, coloque um colchão de umidade acima dela. Este colchão deve ser sempre colocado acima do lixo.

Após 1 semana, você pode começar a incorporar resíduos finamente cortados em pequenas quantidades. Muito desperdício em relação à quantidade de minhocas seria prejudicial. Esse resíduo não seria decomposto adequadamente e fermentaria, o que faria com que todo esse lixo emitisse um odor desagradável.

Você será capaz de aumentar a quantidade de resíduos, pois as minhocas se reproduzem bem. Nas primeiras semanas, espere até que o primeiro resíduo incorporado comece a ser comido antes de adicionar mais. Aumente muito gradualmente o ritmo e as doses.Você atingirá a velocidade de cruzeiro (se habituará a dosagem e ritmo certo) de seu minhocário em poucos meses.

Durante este período, os resíduos devem ser adicionados gradualmente para permitir que a população de minhocas se adapte à sua produção de casca. Aguarde de 3 a 4 meses para que o minhocário possa aceitar todos os seus resíduos. Durante esta fase inicial, seja muito paciente e seja muito progressivo na adição de resíduos frescos.

Faça seu Próprio Minhocário

Fazer o seu minhocário não é muito complicado. Pode ser construído de acordo com as suas próprias necessidades, por exemplo, para fazer um minhocário de níveis, para fazer um minhocário interno ou para construir um minhocário ao ar livre. De qualquer forma, é certamente o melhor método para obter um minhocário barato.

Existem diferentes técnicas para fabricar seu minhocário no entanto, para compostor eficaz que irá impedir minhocas de escapar, o que irá impedi-los de afogamento, a vazamentos de odores ruins da cama… Situações que irão exigir mais trabalho e orçamento. Há quem comece construindo seu minhocário mas, finalmente, e levando a praticidade em consideração, compre um minhocário de qualidade depois.

Minhocário em Caixas
Minhocário em Caixas

Um método prático para fazer seu composto de minhocas são caixas de plástico. Isso evita ter que construir o próprio piso e economiza tempo valioso. 3 ou 4 caixas de plástico idênticas: escolha aquelas grandes de plástico de armazenamento de comida, caso contrário, recipientes simples empilháveis com tampa servirão bem também.

As caixas devem idealmente empilharem-se sem incorporar uma à outra. Em outras palavras, não é o composto ou a cama que você derramará em seu compostor que precisa segurar a caixa superior. Escolha caixas totalmente opacas para não perturbar as minhocas com a luz. Essas caixas devem ser à prova d’água: não pode haver alças perfuradas para levantá-las sob pena de escapar as minhocas e outros detritos.

Uma broca pequena (6-8 mm e outra de 1 mm) e, como uma opção, uma válvula e sua vedação, fornecem neste caso uma ponta de serra de sino para a broca, vedação de calafetagem para evitar o vazamento de minhocas, tijolos ou outro tipo de suporte para levantar o minhocário até um nível conveniente pra você trabalhar.

Construindo o Minhocário

A bandeja inferior será usada para colher a vermicompostagem, é onde armazenará a forma do mais puro fertilizante que estará na forma líquida. Para evitar o vazamento deste líquido muito preto e manchado, é necessário manter este tanque o mais apertado possível. Se você quiser instalar uma torneira para a retirada do mesmo, você só precisa perfurar uma das paredes. Usando a broca e a serra, faça um furo com o diâmetro correto. A torneira e sua vedação serão então inseridas antes de enroscá-lo pelo lado de dentro. Bravo você já tem a base do seu minhocário!

Vamos agora preparar a primeira lixeira de adubo que receberá suas primeiras minhocas … e seu primeiro desperdício! Usando as brocas de 6 ou 8 (à critério), faça furos em toda a parede da parte inferior da caixa (fundo). Certifique-se de espaçar esses orifícios a cerca de 2 cm de distância e espalhá-los por toda a superfície. Pense naquelas minúsculas minhocas que conseguirão atravessar os buracos que você fará (Você quer facilitar o trabalho delas).

Repita este último processo para pelo menos uma caixa extra ou mais se você tiver uma grande quantidade de lixo verde para reciclar. Etapa opcional: coloque a vedação de calafetar na borda de cada caixa. Planeje substituí-lo de tempos em tempos, pois as tiras adesivas podem ficar ressecadas ou mesmo perdendo a aderência.

Prepare a tampa: só usaremos uma das tampas das caixas. Usando a broca de 1 mm, faça furos de 2 cm igualmente espaçados em toda a tampa. Esses orifícios serão grandes o suficiente para permitir uma boa oxigenação do minhocário e pequenos o suficiente pra nenhuma minhoca atravessar. Mas é importante fazê-lo pois suas minhocas também precisam respirar! E é isso! Eleve o minhocário com tijolo ou outro suporte que escolher para facilitar a colheita da vermicompostagem e você acabou de construir seu minhocário.

Admoestações Concludentes

Certifique-se de monitorar regularmente o nível de vermicompostagem. Isso impedirá que este suba e provoque a morte de suas minhocas por afogamento. Os minhocários do comércio melhoraram vários aspectos: minhocas podem subir sozinhos e evitar o afogamento (sistema granular de ‘butte’).

A importância de uma vedação perfeita a fim de evitar inconvenientes como os odores e os mosquitos. A maioria dos minhocários vendidos prontos no comércio é equipada com rodízios que facilitam o uso. Portanto, usando um minhocário caseiro, é necessário controlar mais regularmente a bandeja inferior. Lembre-se também de limpar as paredes externas com mais regularidade.

Veja também

Ficha Técnica Do Pinscher: Peso, Tamanho E Nome Cientifico

As raças de cachorro espalhadas por aí possuem características bem próprias, e bem interessantes. O …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *