Home / Animais / Como É O Corpo De Uma Tartaruga?

Como É O Corpo De Uma Tartaruga?

Na natureza existem milhares de animais, cada um com suas características, como corpo, tamanho, cor e muito mais.

Há animais que vivem em todos os cantos da Terra, seja no ar, no mar ou na terra, e cada um é estudado e pesquisado de formas diferentes.

Os animais que vivem no mar, no entanto, são mais difíceis de serem estudados, principalmente quando se trata de alguns que vivem em profundidades muito grandes.

A tartaruga, no entanto, apesar de viver no mar, pode ser encontrada em profundidades mais baixas, e até mesmo na areia de algumas praias.

Há milhares de anos a tartaruga é muito famosa, sendo retratada em diversos filmes infantis e adultos, e possui um grande carinho e interesse pelos seres humanos.

Um dos maiores interesses sobre a tartaruga é sobre as suas características, principalmente quando se trata sobre o seu corpo.

Como é o corpo da tartaruga? O que há embaixo daquele casco que cobre a tartaruga? Essas e outras perguntas são levantadas.

Por isso, hoje iremos descobrir tudo sobre a tartaruga, inclusive o que há embaixo daquele casco, e como o corpo dela é formado, acompanhe!

Características Gerais Da Tartaruga

A tartaruga é uma espécie de animal marinho que habita principalmente os mares de clima tropical e subtropical.

Pertencente à família Cheloniidae, as tartarugas podem ser divididas em seis gêneros e em sete espécies diferentes.

Todas essas espécies de tartarugas estão ameaçadas de extinção, variando muito de espécie para espécie e de local para local.

A ameaça que as tartarugas mais sofrem na natureza é a intensa caça que ocorre, com o objetivo principalmente de ter sua carne utilziada em sopas e como gordura.

No entanto, a caça em si está muito mais controlada do que antigamente, mas as tartarugas continuam sofrendo com as redes de pescas que são lançadas no mar.

Essas redes matam, todos os anos, cerca de 40 mil tartarugas, e ainda que elas seja uma espécie migratória, ou seja, que viajam pelos oceanos, elas não conseguem escapar das redes.

A principal diferença da tartaruga marinha para outros animais marinhos é que elas possuem um rígido e resistente casco que a protege completamente, deixando de fora apenas seus membros e sua cabeça.

Vamos entender, então, do que é feito o corpo e a casca de uma tartaruga muito mais afundo, continue acompanhando!

O Corpo De Uma Tartaruga

Corpo De Uma Tartaruga
Corpo De Uma Tartaruga

O casco que envolve o corpo da tartaruga é formado por uma fusão de vários ossos que se encontram na sua coluna vertebral, nas costelas e na cintura pélvica.

A parte dosal desse casco é chamada de carapaça e a parte ventral, é chamada de plastrão. Sua carapaça é feita principalmente por ossos que são cobertos por uma formação de escudos com queratina.

O tamanho que uma tartaruga adulta pode chegar varia entre 55 centímetros até 2,1 metros de comprimento, e o seu peso varia de 35 até 900 quilos.

Para diferenciar cada uma das espécies das tartarugas, é feita uma análise das características que se encontram na parte externa, como, por exemplo, o número de escamas que se encontram na cabeça, o formato do seu crânio, o número que há de unhas nas suas patas e o número existente de arranjo de escudo que há na sua carapaça.

Esse casco que protege a tartaruga existe principalmente pela capacidade motora lenta, o que a tornaria um alvo muito fácil para os seus predadores.

No entanto, por possuir essa proteção, as tartarugas conseguem viver por vários anos e consegue se proteger muito bem na natureza selvagem.

Habitat da Tartaruga

As tartarugas vivem em diversas partes do mundo, e a sua distribuição é uma das mais amplas existentes atualmente.

Diferente de alguns outros animais, a tartaruga existe mesmo em locais como o Ártico e a Tasmânia.

Porém, as tartarugas se encontram principalmente nos mares que possuem um clima tropical ou subtropical.

Algumas espécies de tartarugas preferem viver no mar aberto, enquanto algumas outras preferem ficar em recifes com corais ou em águas que são costeiras e rasas.

As tartarugas podem, também, viver em rios, lagoas e lagos. Algumas espécies de tartarugas são consideradas terrestes, com o jabuti, e vivem na terra. Já outras são encontradas nas florestas e algumas até mesmo em desertos.

No Brasil, as tartarugas são encontradas com maior frequência nos mares do estado de Pernambuco, em Recife.

Como vimos, as tartarugas podem, então, viver em diferentes lugares, dependendo da sua espécie, e isso mostra como ela é adaptável e consegue viver em diversos locais e climas.

Isso é muito importante para a sua distribuição geográfica, e se não fosse os problemas mencionados anteriormente, como a caça e as redes, o número de tartarugas existentes no mundo seria muito grande.

Ciclo de Vida

O ciclo de vida da tartaruga é considerado muito complexo, isso porque ao longo do seu desenvolvimento são utilizados diferentes tipos de ambiente, o que implica também em mudança de hábitos.

A desova dos seus ovos ocorre nas praias, e quando os filhotes nascem eles tomam a direção do mar imediatamente, até que eles consigam alcançar as correntes que possuem uma grande quantidade de algas.

Nesse local, é garantido que os filhotes tenham uma boa alimentação e também proteção nos primeiros anos de sua vida.

Ciclo de Vida da Tartaruga
Ciclo de Vida da Tartaruga

A maturidade das tartarugas são antigidas entre cerca de 11 até 30 anos de idade, depende da sua espécie.

Quando atingem a fase adulta, as tartarugas saem das correntes e vão viver em outros locais com alimentação, e só saem desse local durante o período de reprodução. Durante a reprodução, as tarturagas retornam para a praia onde nasceu.

Apesar de poder colocar até 1000 ovos, cerca de 80% realmente sobrevivem, ou seja, cerca de 800 ovos nasceriam nesse exemplo.

Outro fator que diminuiu a taxa de sobrevivência das tartarugas são os diversos obstáculos que precisam enfrentar quando nascem, como andar até o mar, e nele sobreviver.

O que você achou do conteúdo? Você já tirou alguma foto ou viu pessoalmente uma tartaruga? Deixe nos comentários qual foi a sua impressão, e caso tenha alguma dúvida, não deixe de compartilhar com a gente!

Veja também

Cachorro Passando a Pata no Rosto e no Focinho: o Que Fazer?

Você é capaz de analisar como seu cachorro está se comportando? Algumas condutas podem indicar …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *