Home / Animais / Como Curar a Picada de Marimbondo? O Que Fazer?

Como Curar a Picada de Marimbondo? O Que Fazer?

Depois de ser “mordido”, a dor, bem como o incômodo podem ser tamanhos, que você fica desorientado. Assim, vai sempre querer saber como curar a picada de marimbondo.

Se você reagiu às picadas desse inseto, é sugestivo que seja alérgico ao veneno dele. Para entender mais sobre o assunto, leia o artigo e fique por dentro das ações que deve tomar nesse caso.

Os Testes Para Saber se Você Tem Alergia

Um médico pode recomendar um ou vários dos seguintes testes:

Teste da Pele

Durante os testes cutâneos, uma pequena quantidade de extrato de alérgeno (nesse caso, veneno de marimbondo) é injetada na pele do seu braço ou parte superior das costas.

Este teste é seguro e não causará reações graves. Se você quer saber como curar a picada de marimbondo e saber se é alérgico, desenvolverá uma protuberância no local testado.

Exame de Sangue de Alergia

Um exame de sangue pode medir a resposta ao sistema imunológico ao veneno do marimbondo. Ele quantificará os anticorpos alérgicos na corrente sanguínea. Uma amostra é enviada para o laboratório médico. Lá ela será testada quanto às evidências de sensibilidade aos possíveis alérgenos.

Os testes cutâneos de alergia, bem como os exames de sangue geralmente são usados ​​juntos para diagnosticar problemas de reações a insetos. O médico especialista também pode querer testá-lo contra outros animais que podem trazer problemas semelhantes.

Para curar a picada de marimbondo é preciso, antes de qualquer coisa, paciência. Essas “mordidas” são um incômodo comum ao ar livre. Na maioria dos casos, as picadas de marimbondo são apenas irritantes. Assim, o tratamento em casa é tudo o que é necessário para aliviar a dor.

Mas se você é alérgico a esse tipo de ocorrência, ou foi picado várias vezes, pode ter problemas mais sérios. Estes são os que requerem tratamento de emergência.

Você pode tomar várias medidas para evitar ser mordido. O primeiro passo é descobrir como curar a picada de marimbondo o quanto antes.

Sintomas da Picada

As picadas de marimbondo podem produzir reações diferentes, variando de dor e desconforto temporários a uma reação alérgica grave. Ter um tipo de reação não significa que você sempre terá os mesmos sintomas toda vez que for picado. Nem quer dizer que a próxima reação será necessariamente mais grave.

Reação Leve

Em grande parte das vezes, sintomas das picadas de marimbondo são pequenas e incluem:

  • Dores agudas e instantâneas nos locais da picada;
  • Um vergão mais avermelhado na área afetada;
  • Ligeiro inchaço em torno de onde foi mordido.

Na maioria dos indivíduos, tal inchaço e dor desaparecem em poucas horas.

Reação Moderada

As pessoas, em geral, não sabem como curar a picada de marimbondo quando têm reações um pouco mais fortes. Os sintomas e sinais são:

  • Vermelhidões extremas;
  • Inchaço nos locais da mordida que aumentam gradualmente conforme os dias vão passando.

As reações moderadas comumente se resolvem em 5 até 10 dias. Ter reações moderadas não quer dizer que você vai ter reações alérgicas graves da próxima vez em que for mordido.

Contudo, algumas pessoas podem desenvolver reações moderadas que são semelhantes caso ocorra o mal novamente. Se acontecer contigo, converse com um médico sobre tratamento e prevenções, especialmente se o que sentir acabar se tornando cada vez mais grave.

Reação Alérgica Mais Grave

A reação alérgica mais grave, ou anafilaxia, às picadas de marimbondo é potencialmente fatal. Isso requer um tratamento emergencial. Uma pequena porcentagem de indivíduos desenvolve anafilaxia rapidamente. Sintomas e sinais desse problema incluem:

  • Reações cutâneas, incluindo urticária e prurido, bem como a pele avermelhada ou pálida;
  • Dificuldades para respirar;
  • Inchaços da garganta e língua;
  • Pulso fraco e rápido;
  • Náusea, vômito ou diarreia;
  • Tontura ou desmaio;
  • Perda da consciência.

Os indivíduos que têm reações alérgicas mais graves a picadas de marimbondo têm 25% a 65% de chance de anafilaxia se mordidos novamente. Converse com o médico ou especialista em alergias sobre as medidas preventivas disponíveis, como imunoterapia. Essa terapia é uma vacina contra alergias. Isso evitará problemas semelhantes, caso você seja picado outra vez.

Picada de Marimbondo Reação Alérgica
Picada de Marimbondo Reação Alérgica

Várias Picadas do Marimbondo

Geralmente, insetos como marimbondos e abelhas não são seres agressivos. Apenas picam em legítima defesa. Em boa parte dos casos, isso resulta em uma ou talvez várias picadas.

Em diversos casos, o indivíduo só tem problemas quando mexe onde não deve ou tem ações adversas à natureza do enxame. Caso você seja picado mais de uma dezena de vezes, o acúmulo do veneno pode induzir a reações tóxicas, fazendo você se sentir bastante doente. É nesse momento que você deve saber mais do que nunca como curar a picada de marimbondo.

Sintomas E Sinais Incluem:

  • Náusea, vômito ou diarreia;
  • Dores de cabeça;
  • Sensação de rotação (vertigem);
  • Convulsões;
  • Febre;
  • Tontura ou desmaio.

Múltiplas picadas podem ser um tipo de emergência médica para crianças, cardíacos, idosos ou pessoas com dificuldades respiratórias.

Quando Ir a um Médico

Na maior parte das situações, picadas de marimbondos não requerem uma visita ao seu especialista. Em casos mais graves, você precisará de cuidados imediatos.

Como Curar a Picada de Marimbondo

Picada de Marimbondo no Bebê
Picada de Marimbondo no Bebê

Para ter como curar a picada de marimbondo, o tratamento em casa é suficiente. Múltiplas picadas ou reações alérgicas, por conseguinte, podem se tornar emergências médicas com tratamento imediato, tal como citado acima.

A seguir, vamos especificar algumas das ações mais eficientes:

Tratamentos Emergenciais Para Reações Alérgicas

Durante ataques anafiláticos, uma equipe médica de emergência pode realizar ressuscitação cardiopulmonar (RCP). Isso se caso sua respiração for interrompida ou seus batimentos cardíacos. Você poderá receber medicamentos que incluem:

  • Epinefrina (ou adrenalina) que reduzirá a resposta da alergia no seu corpo;
  • Oxigênio, que ajudará na respiração;
  • Anti-histamínicos intravenosos e cortisonas, para se reduzir as inflamações das passagens aéreas, melhorando a respiração;
  • Agonista beta (como o albuterol) que alivia os sintomas respiratórios.

Remédios Naturais e Caseiros Para Picadas de Marimbondo

Remédios naturais ou caseiros que podem funcionar incluem:

  • Óleo da árvore do chá;
  • Óleo de lavanda;
  • Aveia;
  • Cebola fresca.

Tudo isso deve ser aplicado topicamente para que se possa ter como curar a picada de marimbondo. A redução dos sintomas é vista em poucas horas.

Veja também

Espécies De Moreia: Lista Com Tipos – Nome E Fotos

Os animais marinhos são alguns dos mais fascinantes do mundo. Inclusive, ainda há muito desse …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *