Home / Animais / Como Chocar Ovo de Marreco na Chocadeira?

Como Chocar Ovo de Marreco na Chocadeira?

O marreco é um animal muito parecido com outros, ao menos fisicamente. Dessa maneira, é natural que as pessoas confundam o marreco com cisnes e gansos, por exemplo, sem falar nos patos. Assim, para entender as reais distinções entre as aves é preciso estudar um pouco mais sobre elas.

Em relação ao marreco, em especial, esse animal possui diversas questões únicas e interessantes em seu modo de vida. A larga criação de marrecos no Brasil é um grande exemplo de como a ave pode ser importante para o desenvolvimento da humanidade, a começar pelo fato de ser bastante rentável financeiramente para as pessoas.

Porém, ao mesmo tempo em que oferece muito ao ser humano, o marreco também exige coisas. No caso, esse animal precisa de ração específica e de qualidade, mas também pode necessitar de mais algumas coisas. Isso porque muitos marrecos não chocam seus ovos quando em cativeiro, o que cria problemas para o nascimento de filhotes.

Nesse caso, o que deve ser feito? Você sabe? Existe mais de uma resposta para o questionamento, então as maneiras de chocar um ovo de marreca podem variar. Quer aprender mais sobre o assunto? Preste atenção e faça uma boa leitura!

Marreco que não Choca

Algumas espécies de marrecos podem colocar até 200 ovos por ano, como é o caso do marreco-de-pequim. Todavia, apesar de colocar tantos ovos ao longo de apenas 12 meses, esse tipo de marreco não choca seus ovos quando em cativeiro – a razão ainda não é plenamente confirmada pela ciência.

Em todo caso, o certo mesmo é que a fêmea do marreco dessa espécie precisa de ajuda para chocar seus ovos. Nesse caso, a opção mais comum é fazer uso de chocadeiras, em geral elétricas e capazes de manter os ovos sob temperaturas reguladas; a umidade também é controlada nesse tipo de situação. Isso fará com o que desenvolvimento do filhote dentro do ovo se dê de maneira adequada, como se a mãe realmente estivesse realizando todo o processo.

Marreco que não Choca
Marreco que não Choca

A temperatura média do ambiente costuma ficar entre 37,4 e 37,6 graus Celsius, já que o grau de precisão é muito importante para que os filhotes possam nascer saudáveis. Boas chocadeiras elétricas podem ser compradas até mesmo pela internet. Essa, assim, é uma das alternativas para quem possui marrecos que não chocam os seus ovos. Porém, existe uma maneira natural de fazer isso? É claro que sim, como será possível ver a seguir.

Galinha Ajudando o Marreco

Há galinhas chocas que podem ajudar muito quando se trata de chocar os ovos de marrecos. Assim, é possível que uma galinha faça todo o trabalho que deveria ser da fêmea do marreco, mantendo os ovos aquecidos o suficiente para o desenvolvimento correto.

Galinhas chocas são muito bem avaliadas na zona rural, podendo cobrir de 3 a 4 ovos ao mesmo tempo – o marreco pode cobrir mais ovos, mas, ainda assim, a galinha surge como uma grande opção. O ovo costuma ser chocado pela galinha entre 3 e 4 semanas, tempo tido como bastante razoável.

No passado, quando a energia elétrica era muito mais restrita às partes urbanas do Brasil, o uso de galinhas para chocar ovos de marrecos ou de outros animais era ainda mais comum. Atualmente, com a popularização da incubadora artificial, é muito mais simples executar todo o crescimento dos filhotes no ovo sem prejudicar o tempo de produção. Ainda assim, para as localidades mais afastadas ou para pequenas produções, fazer uso de uma galinha choca pode ser a diferença entre a morte ou não dos filhotes.

Afinal, você já conhece tudo sobre os marrecos? Não? Então conheça algumas características desse animal logo abaixo.

Características do Marreco

O marreco é um animal natural do Hemisfério Norte, mas capaz de sobreviver muito bem em algumas partes da América do Sul. Dessa maneira, o marreco soube se adaptar ao Brasil e, atualmente, já faz parte do dia a dia de muitas fazendas no país. Assim, o marreco pode chegar aos 45 centímetros de comprimento em alguns casos, a depender da espécie e do exemplar em questão. Além disso, o animal pode ter cerca de 65 centímetros de envergadura.

O macho possui uma plumagem muito mais chamativa do que as fêmeas, justamente para fazer o trabalho de atração dessas fêmeas. De pescoço grande e magro, o marreco costuma comer bastante e gosta de beber água ao mesmo tempo em que consome a comida. O animal passa a maior parte do dia na água, já que se porta muito bem no ambiente aquático.

Contudo, sobretudo para comer, o marreco acaba por deixar os lagos em que vive para caminhar um pouco. As comunidades de marrecos, quando na natureza, costumam ter poucos exemplares juntos. Calcula-se que a Rússia possua cerca de 90% de todos os marrecos do mundo, já que o clima local tende a favorecer o desenvolvimento e a multiplicação desse animal.

Reprodução do Marreco

O marreco macho possui toda a obrigação de se mostrar para a fêmea, na tentativa de convencê-la a praticar o ato sexual. Assim, sua plumagem é colorida e possui tons fortes, justamente para que a fêmea possa ver o quanto aquele exemplar é bonito.

Uma vez realizada a reprodução, os ninhos costumam ser construídos perto das margens de rios, pois dessa forma é possível que os pais visitem a fonte de água com frequência. Uma fêmea pode colocar de 5 a 10 ovos por vez, mas esse número depende bastante da espécie e do porte do animal. Obviamente, há alguns que colocam mais ovos por vez do que outros. O tempo de incubação costuma durar cerca de 3 semanas, com as crias saindo do ninho para caminhar já logo após o nascimento.

Filhotes de Marreco
Filhotes de Marreco

Depois de 35 ou 40 dias, esses filhotes já se mostram aptos a voar e começar a tentar os primeiros mergulhos. Vale lembrar que é a fêmea quem constrói e defende o ninho no caso dos marrecos, já que o macho possui um papel muito mais voltado para a reprodução pura e simples. Os filhotes se afastam da mãe pouco antes de atingirem a maturidade sexual ou, então, quando outra ninhada aparece pelo caminho.

Veja também

Comportamento do Marisco, Hábitos e Modo de Vida do Animal

Por definição, mariscos ou frutos do mar seriam algumas espécies de moluscos ou crustáceos de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *