Home / Animais / Cobra Boa Constrictor Occidentalis: Características e Fotos

Cobra Boa Constrictor Occidentalis: Características e Fotos

Boa Constrictor Occidentalis é uma espécie de jiboia exclusivamente do Novo Mundo que tem a maior distribuição de todos os neotropicais das espécies boa constrictor.

A espécie Boa constrictor  é dividida em muitas subespécies. Essas subespécies são altamente variáveis e, ao longo dos anos, a taxonomia mudou bastante. Subespécies atualmente existem pelo menos 9 reconhecidos.

Como é aparente pelos nomes atribuídos a estas espécies, a maioria das cobras é nomeada pelo país onde se encontra seu habitat.  Em muitos casos, pode ser impossível atribuir a uma jiboia de origem geográfica desconhecida a uma subespécie. Além disso, os criadores de comércio de animais criaram muitas novas formas de cores que não são vistas em populações selvagens.

Facilidade de Adaptação

As jiboias ocupam uma variedade de habitats. O habitat principal são as clareiras ou arestas da floresta tropical. No entanto, eles também são encontrados em florestas, pradarias, florestas tropicais secas, arbustos de espinhos e semi-deserto. As jiboias também são comuns perto de assentamentos humanos e frequentemente encontradas em áreas agrícolas. As jiboias são comumente vistas em ou ao longo de córregos e rios em habitats apropriados. As jiboias são semi-arbóreas, embora os juvenis tendam a ser mais arbóreos que os adultos. Eles também se movem bem no chão e podem ser encontrados ocupando as tocas de mamíferos de tamanho médio.

Características

A jiboias há muito é famosa como uma das maiores espécies de serpentes.   O comprimento máximo relatado em B. Constrictor occidentalis foi um pouco mais de 4 metros. Os indivíduos geralmente têm entre 2 e 3 metros de comprimento, embora as formas das ilhas sejam geralmente inferiores a 2 metros. Dentro das populações, as fêmeas são geralmente maiores que os machos. No entanto, as caudas dos machos podem ser proporcionalmente mais longas que as das fêmeas, devido ao espaço ocupado pelos hemipênios.

Boas não são venenosos. Essas jiboias têm dois pulmões funcionais, uma condição encontrada em jiboias e pitons . A maioria das cobras tem um pulmão esquerdo reduzido e um pulmão direito estendido, para melhor corresponder à forma alongada do corpo.

Cobra Boa Constrictor Occidentalis Características

Cor

A coloração e o padrão da jiboias são distintos. Dorsalmente, a cor de fundo é creme ou marrom, marcada com faixas “em forma de sela” escuras. Essas selas se tornam mais coloridas e proeminentes em direção à cauda, muitas vezes ficando marrom avermelhado com bordas pretas ou creme. Ao longo dos lados, existem marcas escuras e romboides. Eles podem ter pequenas manchas escuras em todo o corpo.

Cabeça

A cabeça de uma jiboias tem 3 faixas distintas. Primeiro é uma linha que corre dorsalmente do focinho para a parte de trás da cabeça. Segundo, existe um triângulo escuro entre o focinho e o olho. Terceiro, esse triângulo escuro continua atrás do olho, onde se inclina para baixo em direção à mandíbula. No entanto, existem muitas variações na aparência.

Membros

Como na maioria dos membros da família Boidae , as jiboias possuem esporões pélvicos. Estes são restos da perna traseira encontrados em ambos os lados da abertura cloacal. Eles são usados pelos homens no namoro e são maiores nos homens do que nas mulheres. Os machos possuem hemipênios, um pênis duplo, dos quais apenas um lado é comumente usado no acasalamento.

Dentes

Os dentes dos jiboias são aglifos, o que significa que eles não possuem presas alongadas. Em vez disso, eles têm filas de dentes longos e recurvados do mesmo tamanho. Os dentes são substituídos continuamente; dentes específicos sendo substituídos a qualquer momento alternam, de modo que uma cobra nunca perde a capacidade de morder qualquer parte da boca.

Ciclo de Vida

A fertilização é interna, com o acasalamento facilitado pelos esporões pélvicos dos machos. As jiboias são ovovivíparas; os embriões se desenvolvem dentro do corpo de suas mães. Os jovens nascem vivos e são independentes logo após o nascimento. As jiboias recém-nascidas se assemelham aos pais e não sofrem metamorfose. Como em outras cobras, as jiboias perdem a pele periodicamente à medida que envelhecem, permitindo que elas cresçam e impedindo que as escamas se desgastem. À medida que uma jiboias cresce e sua pele é derramada, sua coloração pode mudar gradualmente. As cobras jovens tendem a ter cores mais brilhantes e mais contraste entre as cores, mas a maioria das mudanças é sutil.

O investimento materno em jovens é considerável e exige que a mãe esteja em boas condições físicas. Como as jovens jiboias se desenvolvem dentro do corpo da mãe, elas são capazes de se desenvolver em um ambiente protegido e termorregulado e recebem nutrientes. Os jovens jiboias nascem totalmente desenvolvidos e são independentes poucos minutos após o nascimento. O investimento em reprodução masculina é amplamente gasto na busca de parceiros.

As jiboias têm uma vida potencialmente longa, talvez com uma média de 20 anos. Boas em cativeiro tendem a viver mais do que as selvagens, às vezes em até 10 a 15 anos.

Reprodução

Os machos são políginos; cada macho pode acasalar-se com várias fêmeas. As fêmeas também podem ter mais de um companheiro em uma estação. As fêmeas são geralmente amplamente dispersas e os machos cortejados precisam investir energia para localizá-las. A maioria das jiboias fêmeas parece não se reproduzir anualmente. Geralmente cerca de metade da população feminina é reprodutiva a cada ano. Além disso, as fêmeas provavelmente se tornam reprodutivas apenas quando estão em boas condições físicas. Embora uma porcentagem maior de homens pareça se reproduzir a cada ano, é provável que a maioria dos homens também não se reproduza anualmente.

As jiboias geralmente se reproduzem durante a estação seca, geralmente de abril a agosto, embora o tempo da estação seca varie em sua faixa. A gestação dura de 5 a 8 meses, dependendo da temperatura local. A ninhada média tem 25 filhotes, mas pode variar de 10 a 64 filhotes.

Comportamento

As jiboias são solitárias, associando-se a espécies específicas apenas para acasalar. No entanto, populações dominicanas que ocasionalmente se denegam. As jiboias são noturnas ou crepusculares, apesar de se aquecerem ao sol para se aquecerem em clima frio. Periodicamente, eles perdem a pele (mais frequentemente em jovens do que adultos). Uma substância lubrificante é produzida sob a camada de pele antiga. Quando isso ocorre, o olho da cobra pode ficar nublado à medida que essa substância entra entre o olho e a antiga cobertura ocular. A nebulosidade afeta sua visão e as boas se tornam inativas por vários dias até que o derramamento seja concluído e sua visão seja restaurada. Durante o derramamento, a pele se divide sobre o focinho e, eventualmente, se desprende do resto do corpo.

Veja também

Filhotes de Airedale Terrier

Criação de Filhotes de Airedale Terrier

Se você está considerando a possibilidade de criar filhotes de Airedale Terrier, saiba que está …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *