Home / Animais / Cisne Negro: Características, Nome Científico e Fotos

Cisne Negro: Características, Nome Científico e Fotos

Embora o nome ‘Cisne Negro’ seja muitas vezes associado com um filme vencedor de Oscar, o animal Cisne Negro é um dos mais belos que existe. Esses animais foram descobertos no final do século XVII e foram introduzidos em alguns países.

O Cisne Negro é a ave oficial da Austrália Ocidental, podendo ser encontrada em todos os estados australianos, somente ausente na região árida central. Seu nome científico é Cygnus atratus, que descreve perfeitamente sua principal característica, já que a palavra atratus significa vestido ou coberto de preto.

Esse animal também encontrado na Europa, e Tasmânia embora não tenha hábitos migratórios. Acredita-se que o Cisne Negro tenha sido introduzido no continente europeu acidentalmente, sendo encontrado na Holanda, Polônia, Grã-Bretanha e Islândia.

Na Nova Zelândia, foi introduzido, se reproduziu de tal forma que acabou se transformando em uma praga, devido à superpopulação de Cisnes Negros.

Essa superpopulação foi controlada e acredita-se que hoje haja em torno de até 80.000 Cisnes Negros.

Características do Cisne Negro

O Cisne Negro é da mesma família dos demais cisnes, além de patos e gansos e mantém algumas características semelhantes a esses animais de mesma família e outras reservadas só a eles. Pode chegar a pesar até 9 kg.

Ninho do Cisne Negro

Esses animais constroem grandes aterros, no meio dos lagos que habitam. Os ninhos são reparados de ano pra ano, quando necessitam de algum reparo. Tanto macho quanto fêmea ficam em cargo de cuidar do ninho e repará-lo quando necessário.

Os ninhos são feitos de juncos aquáticos e até com vegetação gramínea, podendo atingir até 1,2 m de diâmetro. A construção do ninho geralmente ocorre durante os meses mais chuvosos e tanto macho quanto fêmea participam do processo de construção. Geralmente os Cisnes Negros são monogâmicos. Raramente há separação de macho e fêmea. Somente um terço desses animais possui paternidade extra pares.

Cisne Negro Características

O ‘namoro’ entre macho e fêmea pode durar até dois anos. A fêmea põe um ovo por dia.

Os ovos são verdes pálidos.

Além do cuidado com o ninho, tanto macho quanto fêmeas ficam chocando os ovos. Geralmente, há um número máximo de 10 ovos produzidos, mas a média é de 6 a 8 ovos. O processo de chocamento dos ovos inicia-se após o último ovo ser colocado no ninho e dura em média 35 dias.

Filhotes de Cisne Negro

As crias quando nascem apresentam uma cobertura cinza fofa, que após 1 mês desaparece. Os cisnes jovens ficam aptos para nadar com a plumagem definitiva, sendo comum ver famílias inteiras de Cisnes Negros nadando em lagos em busca de alimento.

Os filhotes, ao nascer e antes de adquirir a plumagem definitiva, passeiam nas costas dos pais no lago e assim ficam até os 6 meses de idade, quando começam a voar. São considerados adultos aos 2 anos de idade.

É comum ver famílias inteiras de Cisnes Negros, macho, fêmeas e filhotes, nadando na região de seu habitat.

Diferenças Entre Machos e Fêmeas

É possível observar uma diferença física entre machos e fêmeas: quando estão na água, o comprimento do rabo do macho é sempre maior que da fêmea. As fêmeas adultas são menores que machos adultos, mas essa diferença não é grande e é perceptível ao olhar observador quando ambos estão na água.

Características Físicas dos Cisnes Negros

As asas do Cisne Negro adulto podem ter de 1,6 a 2 metros e seu tamanho pode atingir até 60 polegadas.

Como características semelhantes a seus parentes de cor mais clara, essas aves possuem corpos grandes e musculosos, com pescoço longo e fino e patas revestidas por membranas.

As penas de um Cisne Negro maduro são completamente pretas, somente as pontas das asas que não, sendo essa característica possível de ser observada quando esses animais estão em voo.

Seus olhos são vermelhos e o bico alaranjado com uma faixa branca.

Algumas áreas brancas são possíveis de se observar, mas não em maioria e só é observável isso durante o voo. Acredita-se que na verdade essas sejam apenas as extremidades das penas que tenham pontas brancas e durante o voo, são confundidas como sendo penas.

O Cisne Negro possui quase 25 vértebras e seu pescoço é considerado o mais longo entre os cisnes, o que facilita sua alimentação de vegetação submersa.

A alimentação dos Cisnes Negros é basicamente a vegetação submersa quando presente em seu habitat. Quando em parques ecológicos, em regiões que não seu habitat, é recomendado dar-lhes ração.

Em virtude da possibilidade de super-reprodução dessa espécie (o que aconteceu na Nova Zelândia), tanto reprodução quanto alimentação, caso esses animais estejam em um habitat artificial, devem ser cuidadosamente monitorados.

O Cisne Negro emite um som, parecido com corneta, quando está agitado ou procriando, podendo até assobiar.

Assim como outras aves aquáticas, perdem todas suas penas de uma única vez após o acasalamento, ficando sem voar por um mês, ficando nesse período em áreas abertas e seguras.

Habitat

O Cisne Negro tem hábitos diurnos e é bem menos territorial e agressivo que demais espécies de cisnes, podendo até viver em colônias. É sabido que outras espécias de cisnes são mais restritas e bem agressivas, sobretudo se algum ser se aproxima do seu ninho. Nesse caso, os Cisnes Negros são considerados, dentre os cisnes, do grupo menos agressivo.

Seu habitat são pântanos e lagos, até nas regiões costeiras é possível encontrá-lo. Não é uma ave migratória, apenas sairá da região se esta não estiver úmida e só assim irá para regiões distantes, sempre buscando regiões mais úmidas, como pântanos e lagos.

Já foram encontrados Cisnes Negros nadando em pequenos lagos cercados por desertos.

Apresenta-se em diferentes países pois foi introduzido por seres humanos nessas regiões. É até considerada uma ave sedentária, uma vez que não faz grandes voos e permanece, durante toda a vida na mesma região, se essa oferecer as condições propícias.

Resumo

Classificação Científica

Nome Científico: Cygnus atratus

Nome Popular: Cisne Negro

Classe: Aves

Categoria: Aves Ornamentais

Subcategoria: Aves Aquáticas

Ordem: Aseriformes

Família: Anatidae

Subfamília: Anserinae

Gênero: Cygnus

Número de Ovos: Média de 6

Peso: Pode chegar até 9 kg o animal adulto

Comprimento: Até 1,4 m (Adulto)

 

Fonte das informações técnicas: Portal São Francisco

Veja também

Curiosidades Sobre o Gato Mourisco e Fatos Interessantes

A fauna é a parte da Ecologia que engloba todos os animais existentes na natureza, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *