Home / Animais / Ciclo de Vida do Furão: Quantos Anos Eles Vivem?

Ciclo de Vida do Furão: Quantos Anos Eles Vivem?

Fofo e muito carismático, o furão (Mustela putorius furo) é um animal mamífero e carnívoro, que erroneamente muitos pensam ser um tipo de roedor, que pertence a família dos Mustelídeos, cuja origem já passa a ser datada desde 1.500 a.C. Embora tenha origem selvagem e provavelmente tenha nascido do cruzamento entre dois animais híbridos, mais possivelmente entre animais da espécie doninha das estepes e também o toirão, este animal vem cada vez mais sendo adquirido como um tipo de animal de estimação .

Antigamente, este animal também era utilizado como um animal de caça, uma vez que devido ao seu corpo anatomicamente avantajado por ser alongado e magro e por seu instinto para entrar dentro de pequenos buracos , o furão conseguia entrar em tocas de pequenos animas, como pequenos coelhos e roedores para espantá-los. Hoje em dia, ele continua sendo utilizado com este fim em alguns países, porém na maioria deles a prática é considerada como ilegal.

Pelo fato de cada vez mais serem adquiridos com fins domésticos, uma das muitas preocupações é justamente quanto tempo de vida esses animais possuem. Sendo assim, traremos neste artigo algumas informações mais detalhadas sobre o ciclo de vida do furão.

Por Quantos Anos Os Furões Podem Viver?

Quando adquirimos um animal de estimação, a real expectativa é o seu bichinho consiga viver por muitos e muitos anos, uma vez que eles acabam virando um verdadeiro membro da família e, com toda a certeza, a expectativa não é diferente quando resolvemos adquirir um furão como animal de estimação.

O ciclo de vida desses animais é relativamente longo, sendo que o furão chega a sua idade adulta por volta dos 6 meses de idade. Neste período, ele já pode se reproduzir, sendo que as fêmeas possuem gestações com aproximadamente 40 dias e dão origem a cerca de 1 a 2 filhotes por vez.

Embora a expectativa de vida deste animal gire em torno de 5 a 10 anos, este período raramente possa se prolongar por mais 1 ou 2 anos caso o animal seja extremamente bem cuidado por seus donos.

O Furão Como Animal De Estimação

Embora a primeira vista o furão seja considerado um animal extremamente fofo e brincalhão, é muito importante saber que eles podem ser muito temperamentais e além de tudo são animais de origem selvagem. Sendo assim, é muito importante que desde muito cedo o animal seja ensinado e adaptado aos seus donos, a casa e principalmente a seus limites.

Porém não se assuste! Criar um furão é quase tão fácil como educar um gato ou um cachorro. Sendo assim, caso uma postura mais firme seja adotada desde muito cedo, você com certeza irá conseguir criar o seu furão de estimação sem passar por maiores problemas.

Entretanto, é preciso saber que ao decidir adquirir este animal com fins domésticos você deverá ter maior atenção a seguintes questões:

  • É imprescindível adquirir animais somente de forma legal juridicamente;
  • Este animal deve estar devidamente registrado no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA);
  • Manter a vacinação do animal sempre em dia;
  • A socialização do furão com crianças ou outros animais, como gatos e cães, deve ser sempre supervisionada para evitar acidentes mais graves;
  • A socialização destes animais com coelhos, lebres ou ratos domésticos devem ser completamente evitadas, uma vez que esses animais fazem parte da sua dieta de acordo com a cadeia alimentar.
  • Este animal deve ser mantido sempre solto, sendo assim, a atenção com fios de eletrodomésticos e qualquer outro item que posso machucá-los deve estar sempre redobrada;
  • Tomar muito cuidado com objetos cujos materiais tenham uma consistência macia, pois a ingestão de alguns produtos podem ser totalmente prejudiciais a saúde do animal;
  • Tampar permanentemente qualquer buraco ou algum tipo de passagem que possa servir como um tipo de rota de fuga. Esses animais não possuem sentido de orientação, se perdendo facilmente e quase nunca retornam para casa, correndo verdadeiro risco de vida.

Do Que Os Furões Se Alimentam?

Os furões são animais mamíferos e também carnívoros, como já dissemos no início deste artigo. Sendo assim, a sua dieta deve conter obrigatoriamente um alto nível de proteínas e também de gordura.

Quando estão vivendo na natureza, os furões costumam se alimentar de pequenos animais, principalmente de coelhos e outros pequenos roedores. Já quando vivem em ambiente doméstico, estes animais podem ser alimentados com rações específicas, que podem ser encontradas em lojas de pet shop.

Estes animais também costumam gostar muito de alguns tipos de frutas, principalmente as frutas secas, como por exemplo, as uvas passas e também pedaços de cereais com o sabor adocicado. MAS CUIDADO! Esses tipos de alimentos devem ser evitados ao máximo, uma vez que por não conseguirem digeri-los adequadamente, os furões podem vir a desenvolver sérios problemas de saúde em decorrência de uma alimentação inadequada.

Como Cuidar Adequadamente Do Seu Furão

Como já dissemos anteriormente, caso seu furão seja bem cuidado, o seu ciclo de vida pode se estender alguns bons anos. Porém, é ai que pode surgir a dúvida: Como cuidar adequadamente de um furão?

Bom, uma das primeiras coisas a serem verificadas é justamente providenciar um local seguro para que o seu furão possa viver livremente sem correr maiores riscos de vida. Além disso, é muito importante que o furão receba a dieta adequada, como já salientamos acima.

A sua vacinação também é algo de extrema importância, uma vez que estes animais podem ser contaminados pelo vírus da cinomose e esta é extremamente letal para os furões. Alguns países também exigem que esses animais sejam vacinados periodicamente contra a raiva.

Furão Deitado em Uma Mini Rede de Lã
Furão Deitado em Uma Mini Rede de Lã

Embora os furões sejam animais que amem o ambiente aquático, principalmente se estiverem dentro de um balde ou banheira, é importante se atentar que estes bichos não devem tomar banho muito frequentemente. Banhos devem ser dados no máximo 1 vez ao mês e as suas unhas cortadas sempre que necessário.

Enfim, os furões podem ser excelentes animais de estimação e caso sejam cuidados conforme a recomendação podem viver facilmente durante longos anos. E então, o que achou de saber um pouco mais sobres esses animais incrivelmente fofos e alegres? Conta pra gente aqui nos comentários!

Gostou deste artigo? Continue acompanhando o Blog Mundo Ecologia! Aqui tem conteúdo novo todo dia.

Veja também

Tartaruga De Aquário

Tartaruga De Aquário: Como Cuidar, O Que Dar Para Comer E Fotos

A gama de animais de estimação é muito grande pra escolher, e entre alguns dos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *