Home / Animais / Ciclo de Vida do Cavalo: Quantos Anos Eles Vivem?

Ciclo de Vida do Cavalo: Quantos Anos Eles Vivem?

Vamos falar hoje um pouco sobre os cavalos, esse animal que está ligado a nossa história e ao nosso desenvolvimento a tantos anos, ele está presente em diversos momentos em nossa vida, nas antigas batalhas eles estavam lá, trabalhando na agricultura, servindo de meio de transporte, ativos nos esportes e tantas situações que não é possível descrever todas.

Quantos Anos Vivem os Cavalos?

Já falamos bastante da importância dos cavalos para nós humanos, por este motivo os homens sempre se preocuparam em cuidar da melhor forma desses animais e manter boa relação com eles. Por esse motivo nós fomos nos aperfeiçoando nos melhores cuidados e das necessidades desses animais, a tecnologia foi avançando oferecendo ainda melhor qualidade de vida para eles, e é por isso que um cavalo hoje em dia vivem cerca de 30 anos.
O ambiente em que o cavalo vive com certeza influi no seu tempo de vida. Os animais que vivem em fazendas, hipódromos, sítios em cativeiros em geral são os que vivem mais. Por ter um acompanhamento mais próximo eles têm uma expectativa de vida maior, podem chegar até os 40 anos.

Já os animais que vivem livres na natureza tem quase metade do tempo de vida, algo em torno de 25 anos. Exatamente por falta de cuidados sejam veterinários ou alimentares.
Se quiser que seu animal viva por muito anos, ofereça qualidade de vida para ele. Infelizmente muitas pessoas abandonam seus animais quando eles ficam idosos e perdem a serventia. Se seu animal trabalha com você, quando ele ficar velho precisará dos seus cuidados e do seu carinho. Jamais o abandone. ofereça amparo e tudo o que ele precisa até o fim da vida.

Curiosidades Sobre o Tempo de Vida dos Cavalos

  • Cavalos de tiro geralmente tem um tempo de vida mais extenso, eles podem viver de 25 a 30 anos.
  • Cavalos de sela, esses animais são um pouco menores que os de tiro, são animais ágeis e fortes mas não vivem mais de 25 anos.
  • Pôneis, essa é a raça de cavalo que tem um tempo de vida mais longo, embora sejam pequenos elas podem viver até os 40 anos, existem registros de pôneis que viveram até os 45 anos.
  • Old Billy é o nome de um famoso cavalo do século 19 que viveu até 62 anos de idade, incrível não é?
  • Açucar Puff é o nome do cavalo que viveu até os 57 anos e é um caso recente do ano de 2007.

Ciclo de Vida dos Cavalos

Vamos tentar falar um pouco sobre o ciclo de vida dos cavalos e suas fases.

Gestação

O tempo de gestação de um cavalo varia de 11 a 12 meses. O parto é bem rápido leva menos de 1 hora. Minutos após nascer o filhote já consegue se levantar sozinho.

Potro

Nasceu o filhote chamado de potro, agora ele fica colado na mãe tentando aprender ao máximo a se movimentar até ter firmeza para ficar em pé. O filhote pode mamar até os seis meses de idade. Eles crescem muito rápido, principalmente no primeiro ano. Em cerca de duas semanas ele já vai começar a comer alimentos mais sólidos. Depois quatro ou seis meses eles farão o desmame. Quando completam um ano de idade já estão aptos a se reproduzir ( mas só serão colocados para reprodução a partir dos 3 anos).

1 a 3 anos

Quando o pequeno filhote completa 1 ano de idade ainda não está completamente desenvolvido e vai crescer muito ainda. Conforme vão crescendo seus posteriores vão ficando mais altos, portanto as pernas vão se alongando e o corpo ficando mais forte. A partir dos 3 anos de idade eles já começam a ser utilizado para reproduzirem. Os cavalos só estarão liberados para realizar atividades que exigem esforço físicos como no esporte por exemplo após os 2 anos de idade, pois só nessa idade os seus ossos estão completamente formados. Se forem forçados antes disso podem se machucar e causar lesões para toda a vida.
Os ossos vão ficando mais forte conforme vão amadurecendo. Algumas raças demoram mais que as outras, mas algumas podem alcançar a altura de um adulto ainda aos dois anos de idade. Nesse período sua capacidade mental está em pleno desenvolvimento, período perfeito para iniciar os treinamentos.

4 Anos

Com quatro anos de idade, já podemos dizer que ele é um cavalo adulto. Existem algumas raças que ainda continuarão se desenvolvendo e crescendo, mas a grande maioria já atingiu o tamanho de um adulto aqui nesse período. Esse é um dos melhores anos do animal e ela já pode ir para as corridas e participar de provas.

5 a 10

Nesta fase o cavalo já é considerado de meia idade, está completamente formado, seus órgãos completamente desenvolvidos e jovens, período perfeito para a prática de esportes pois está jovem e com muita vitalidade. É o período que o animal entrega os melhores resultados.

Cavalo Idoso

Os cavalos alcançam a velhice geralmente aos 20 anos, mas alguns animais podem apresentar sinais de cansaço já aos 15 anos. Nesse período geralmente o animal já está mais cansado, tem dificuldade de manter seu peso, sofrem com dores das articulações e outros sinais da idade. Se bem tratados muitos vivem saudavelmente menos na velhice. Quando mais a idade vai avançando os problemas tendem a aparecer como dentes desgastados e adoecimentos repentinos.

A melhor forma do animal viver bastante e viver com qualidade é ser bem cuidado, ter um bom acompanhamento de um médico veterinário, faça exames constantes para prevenir problemas de saúde e garantir uma boa vida ao animal.
Do começo ao fim da vida, todos os ciclos de vida do animal são importante. Eles são amáveis e têm uma jornada incrível no mundo em todas as suas fases. Infelizmente muitos donos não conseguem participar de todas, mas faça o possível para acompanhar o máximo de fases possíveis, você não vai se arrepender.

Veja também

Picada de Carrapato na Gravidez Pode Ser Perigoso? Qual o Risco?

Hoje vamos falar um pouco sobre os riscos de uma picada de carrapato, podemos dizer …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *