Home / Animais / Chinchila Bege: Tamanho, Características e Fotos

Chinchila Bege: Tamanho, Características e Fotos

Chinchilas (Laniger) tornam-se animais fascinantes em virtude de suas muitas mutações que produzem pelagens diversas. A fixação de padrões de cor, podem levar até dois anos para se estabelecerem.

Ao adquirirem indivíduos na intenção de estabelecer um padrão específico, deve-se levar em consideração a árvore genealógica do animal que está sendo comprado a fim de se estabelecer a probabilidade de que seus herdeiros possam gerar o padrão desejado.

Chinchila Bege – Genética

O estabelecimento das cores de chinchilas nos transporta a uma viagem ao mundo da genética onde precisamos discorrer sobre algumas definições quanto a transmissão de caracteres.

A transmissão de caracteres foi alvo de diferentes teorias até ser finalmente definida por Gregor Mendel em 1865, ainda assim seus estudos permaneceram desconhecidos até o início do século XX, quando pesquisadores reiniciaram as pesquisas:

Na primeira definição proposta na antiguidade, através da consanguinidade as características eram transmitidas dos pais para todos os filhos. Numa segunda definição mais tarde, os gametas dos pais, seriam os responsáveis pela transmissão de caracteres. Até que finalmente se chegou a conclusão que os genes dentro dos cromossomos, que fazem parte do núcleo dos gametas, são os responsáveis por transportar os caracteres hereditários. Dentro dos cromossomos os genes são responsáveis por diferentes funções.

Durante a fertilização das chinchilas, o gametas masculino com uma carga de 16 cromossomos e obviamente genes, se unem ao gameta feminino igualmente carregada de seus 16 cromossomos e genes, originando um indivíduo de 32 cromossomos misturados, completamente diferente geneticamente de ambos, embora possam manifestar uma ou outra característica de ambos.

Dentro dos cromossomos, diferentes genes são responsáveis pela transmissão da cor. Vamos simular que nos cromossomos do macho seja o gene A (selvagem), e nos cromossomos da fêmea seja o gene z (mutante). Como seria seu descendente?

Homozigoto contendo ou alelos AA ou  zz, senão heterozigoto contendo alelo Az . Onde homozigoto pares de alelos iguais e heterozigotos pares de alelos modificados.

Outra definição: seria recessivo representado por um par de alelos de letras minúsculas zz, ou dominante representados por alelos de letras maiúsculas AA e Az.

A maioria das chinchilas são mutantes em apenas um locus (posição do gene do carácter no cromossomo). No entanto uma chinchila pode apresentar esta mutação em mais de um locus, sem alterar a cor e aqui se estabelece o interesse pelo bege, que são os mais cobiçadas no mercado de peles.

Chinchila Bege no Sofá
Chinchila Bege no Sofá

Presentemente, há o bege Tower, (O hétero bege [alelo Az] é mais escuro que o homo bege [alelo AA ou zz]  e tem olhos mais escuros, registro documentado na criação de Joe Tower em meados de 1958), dominante, portanto o cruzamento deste bege com um Standard (chinchila de cor padrão, tons cinzas mais ou menos escuros com pelos brancos na barriga) provavelmente gerara um ou mais chinchilas bege entre sua prole. A cor dos olhos variam do rosa ao rubi.

Outra opção de bege, é o bege recessivo (alelo zz) de Wellman (1953), com cor semelhante à do hétero (alelo Az). Este bege pode ser mais claro, mas nem tanto quanto bege dominantes homozigóticos (alelo AA). As orelhas são pálidas e tem olhos do Standard preto ou marrom. A principal diferença entre o bege recessivo e o dominante á a cor dos olhos.

O bege recessivo (alelo zz) de Sullivan (1958), é o terceiro dos bege principais, é pálido, com olhos rosa, claro ou vermelhos.

Constantes cruzamentos de bege, exceto com mutantes de branco ou mutantes de preto, que são letais, conduzem ao surgimento de variadas cores.

Chinchila – Características

São mamíferos roedores, do gênero chinchilla, resulta do cruzamento de espécies nativas e domesticadas, tem hábitos noturnos, originária dos Andes,estão sob risco de extinção em estado natural, constroem túneis subterrâneos ou habitam fendas de rochas em colonias de muitos indivíduos, sua expectativa de vida é de oito a dez anos.

Cabeça proporcionalmente ao corpo é grande, focinho achatado, pelagem com mais de dois cm. de comprimento no dorso e nos flancos, delicada e macia.

Movimentam-se ao longo de altos paredões rochosos com desenvoltura, equilíbrio, agilidade e velocidade que mal são percebidas em seus deslocamentos. São herbívoras, consumindo ervas, cascas e folhas de arbustos em sua dieta.

Chinchila – Reprodução

A chinchila inicia seu ciclo reprodutivo entres os seis e oito meses. A fêmea entra no período fértil a cada mês lunar, permanecendo no cio de 2 a 5 dias. Copulam no período noturno quando são mais ativas. A umidade das fêmeas ao liberar seus óvulos em contato com o espermatozoide do macho produzem um muco gelatinoso (stopper) que é liberado pela fêmea tres ou quatro horas  após a cópula. Esta estrutura (stopper) impede que o espermatozoide se perca, ao escorrer do interior da fêmea antes da fecundação.

Sua gestação é de 111 dias, tendo geralmente 2 partos anuais com o número de filhotes variando de 1 a 6. No dia do parto, deve-se proteger os filhotes para que não sejam pisoteados pelos pais, pois a fêmea mostra-se receptiva (cio pós parto), isola-se o macho em seguida e o mantem assim até a desmama 45 dias depois. Nesta fase recomenda-se manter a temperatura ambiente, com a instalação de uma lâmpada.

Chinchila Bege – Cuidados

A fim de manter a boa aparência e limpar o pelo, removendo óleos e gorduras, providencie uma vasilha contendo calcita de malha 100 ou pó de mármore para seus banhos.

Forneça diariamente água e alimento fresca fresca (ração peletizada balanceada e pre mix [vitaminas e sais minerais], maça, pera, uva-passa e ameixa); limpe diariamente seu espaço; mova-o constantemente e  mantenha a temperatura abaixo dos 30º.

Verifique constantemente os olhos do animal (límpidos, grandes e brilhantes), as orelhas (eretas e ativas) e suas fezes (cor e formato).

Chinchila Bege: Tamanho

Medem entre 22 e 28 cm. com peso variando de 300 a 800 gr. As fêmeas apresentam um porte maior do que os machos. A cauda mede mais ou menos 10 cm, geralmente com pelos mais curtos. Os membros inferiores são mais comprido do que os superiores, proporcionando saltos. São animais tímidos, inteligentes e sociáveis. Sua sensibilidade demanda que um adulto supervisione a proximidade de crianças.

by [email protected]

Veja também

É Verdade que a Orca é um Golfinho? Quais as Suas Diferenças?

Se você foi criança ou jovem nos anos noventa, ou mesmo se gosta de assistir …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *