Home / Animais / Canídeos, Coiotes, Fenecos e Chacal: Quais As Diferenças?

Canídeos, Coiotes, Fenecos e Chacal: Quais As Diferenças?

Na natureza é extremamente comum encontrarmos animais minimamente parecidos e isso acaba gerando muita confusão entre as pessoas. Principalmente no mundo das aves, essa confusão é tão comum que até mesmo caçadores acabam capturando os animais errados sem saber (devemos lembrar sempre que caçar não é uma atividade legal).

Por isso, é interessante entendermos as diferenças presentes entre animais parecidos, para que saibamos reconhecê-los e identificá-los quando encontrarmos alguns. Quando falamos de confusão, os canídeos, chacais, fenecos e coiotes são um dos causadores dela, já que eles podem ser considerados parecidos por muitas pessoas.

Por isso, no artigo de hoje iremos falar um pouco mais sobre esses animais e depois iremos diferenciá-los. Dessa forma, você saberá muito bem reconhecer cada um deles quando encontrá-los e ainda será um conhecimento adicional e extremamente interessante!

Canídeos

A verdade é que quando falamos “canídeos” estamos nos referindo a diversos animais e não apenas um. Isso porque canídeos são todos os animais presentes na família Canidae, como por exemplo os chacais, os coiotes e as raposas. Logo, todos os animais que citaremos nesse texto fazem parte dessa família e são considerados canídeos, mas mesmo assim eles possuem diferenças.

Os canídeos são reconhecidos facilmente por suas características físicas. Eles possuem longas caudas, molares bem desenvolvidos (feitos especialmente para seus hábitos carnívoros) e garras adaptadas perfeitamente para correr; essa é a família típica dos animais caçadores.

Quanto ao tamanho, os canídeos podem variar muito e não é possível definirmos uma base. Além disso, é interessante citarmos que apesar de predadores vorazes, os canídeos podem desenvolver hábitos onívoros (se alimentando também de plantas) se o ambiente natural exigir.

Coiotes

O coiote faz parte da família Canidae, e por isso é um canídeo. Eles não estão distribuídos de maneira homogênea no mundo, já que estão presentes apenas na América, mais especificamente na América do Norte e na América Central. Eles gostam de florestas, montanhas e desertos como principal habitat.

Como já citamos no tópico de canídeos, o coiote tem hábitos carnívoros, mas em determinados ambientes pode também se alimentar de frutas e gramados. Além disso, em regiões mais metropolitanas ele tende a consumir ratos de lixo. Isso é um ponto importante para os coiotes, pois eles possuem grande adaptabilidade a novos ambientes e esse fator acaba aumentando a expectativa de vida do animal.

O coiote possui orelhas grandes e um corpo com pelagem marrom e cinza, sendo que seu focinho é alongado e esbranquiçado perto da boca.

Fenecos

Os fenecos não são animais muito conhecidos, mas muitas vezes eles são confundidos com os chacais e os coiotes. Também conhecido como raposa-do-deserto, o feneco pode ser encontrando em regiões de deserto, semi-deserto e montanhas; mais especificamente no Norte da África e na Península Arábica.

Esse é um animal de porte pequeno – na verdade ele é o menor animal presente na família Canidae, logo é o menor canídeo presente no mundo -, ele mede até 20 centímetros de altura e 40 centímetros de comprimento, sendo que sua cauda pode chegar a medir metade de seu corpo. O feneco não pesa mais do que 1,5kg.

Quanto à adaptabilidade, o pelo amarronzado e branco do feneco tende a refletir os raios solares durante o dia (o protegendo do calor excessivo) e absorver calor durante a noite (o protegendo do frio).

Um ponto interessante é que o feneco consegue passar períodos muito longos sem tomar nada líquido, já que ele está acostumado com a vida no deserto. Por isso, sua fonte de água são os alimentos e ele come principalmente insetos e pequenas aves. Ele também pode ter uma alimentação carnívora, mas apenas com animais mais fracos, já que ele não é um bom predador.

Chacais

O chacal é um animal presente principalmente no continente africano. Ele vive principalmente em ambientes úmidos, como savanas, pântanos e matagais, além de áreas de montanha com menos de 1 quilômetro de altura.

Suas pernas e orelhas costumam ser pequenas e o pelo é acinzentado e castanho. O macho chacal é maior do que a fêmea, sendo que o primeiro pode chegar a pesar 12 quilos e o segundo não passa de 10 quilos; mesmo assim, ele é considerado um animal de porte médio.

Canídeo, Coiote, Feneco E Chacal – Diferenças

Como já dissemos anteriormente, todos os animais citados são canídeos (fazem parte da família Canidae) e por isso não existem diferenças quanto a isso.

Porém, quando comparamos o coite, o feneco e o chacal, existem diversas diferenças que podemos considerar entre os animais. Por isso, vamos listar algumas agora para facilitar a compreensão e diferenciação dos 3.

  • Porte

Como já foi possível perceber, eles possuem portes diferentes. Enquanto o chacal pode chegar a pesar 12 quilos, o feneco não chega a pesar nem 2 quilos e o coiote pode variar muito, chegando até mesmo a 20 quilos. Portanto, eles apresentam tamanhos diferentes e essa já é uma diferença bem visível.

  • Hábitos Alimentares

    Coiote Comendo
    Coiote Comendo

Apesar dos três serem carnívoros, eles possuem hábitos alimentares diferentes de acordo com as regiões em que habitam. O feneco se alimenta principalmente de insetos por conta de seu porte, enquanto o coiote possui hábitos extremamente carnívoros e os chacais são bem adaptáveis. Essa também é uma diferença muito importante pois afeta toda a cadeia alimentar.

  • Classificação Taxonômica

Como você já sabemos, todos eles pertencem à família Canidae; porém, as semelhanças param por aí. Quando falamos de gênero, o chacal e o coiote pertencem ao mesmo gênero (Canis), enquanto o feneco faz parte do gênero Vulpes, o que explica a grande diferença de tamanho.

  • Habitats

Por fim, a diferença mais notável é a distribuição geográfica desses animais. Os coiotes estão presentes apenas na América Central e do Norte, enquanto os fenecos são encontrados na África e na Península Arábica e os chacais têm como habitat o continente africano. Portanto, seria impossível encontrar um animal na Península Arábica e confundi-lo com um coiote.

 

Agora você com certeza já sabe diferenciar esses três animais! Essa diferenciação é extremamente importante para entendermos como nossa fauna é rica e também para evitarmos extinção de espécies.

Quer saber um pouco mais sobre os canídeos? Leia também: Canídeos e felídeos – quais as diferenças?

 

 

 

Veja também

Macaca Cyclopis ou Macaco de Taiwan: Características e Fotos

Os primatas em geral são seres bem interessantes, de capacidade e inteligências formidáveis, e certas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *