Home / Animais / Canguru australiano: curiosidades, reprodução, peso e imagens

Canguru australiano: curiosidades, reprodução, peso e imagens

Alguns lugares são conhecidos por conta dos animais típicos da região. O canguru, por exemplo. Não dá pra dissociar esse incrível mamífero da Austrália, e este, por sinal, será o tema do nosso próximo texto.

Algumas Características do Canguru Australiano

Na verdade a própria expressão “canguru” é um nome genérico dado aos mamíferos marsupiais que pertencem a exatamente 5 espécies da família Macropodidae. Dentro dessa família, inclusive, estão os wallabies, animais bem parecidos com os cangurus, sendo, contudo, menores em tamanho. Entre as características mais marcantes dos cangurus, estão as suas patas traseiras muito bem desenvolvidas, além da presença de uma espécie de “bolsa” (que chamamos de marsúpio), e que é própria das fêmeas, cujo intuito é “guardar” os seus filhotes até que estes fiquem completamente desenvolvidos. Enquanto jovem, o canguru permanece com a mãe até os seus 12 meses de vida mais ou menos. Com relação ao seu habitat natural, esses animais residem em planícies, onde a sua alimentação é à base unicamente de vectigais e frutas. Eventualmente esses animais são atraídos por restos de alimentos humanos, sem contar o fato de que turistas dão comidas inapropriadas pra eles com certa frequência (o que é prejudicial para o organismo dos mesmos, diga-se). Bom ressaltar que todos os cangurus vem na Austrália continental. O canguru possui pelos bastante espessos, e que crescem por toda a sua vida. Já a cauda deles possui em comprimento que varia entre 0,70 m e 1,40 m. Salientando ainda que a maioria desses animais possuem orelhas grandes e cabeça pequena. O peso desses animais varia entre 500 g e 90 kg, com eles podendo medir entre 80 cm e 1,60 m.

Um Canguru Deitado na Grama e Outro Olhando Para Câmera

Detalhes Sobre a Gestação dos Cangurus

Por se tratarem de seres marsupiais, e que terminam o seu desenvolvimento dentre de uma espécie de “bolsa”, que as fêmeas possuem, a gestação desse tipo de animal pode causar certas dúvidas. Então, vamos esclarecer mais detalhadamente isso. Primeiro, o cio das fêmeas dura entre 22 e 42 dias, e os machos conseguem perceber que elas estão nessa fase apenas sentindo o cheiro de sua urina. O coito em si dura de 15 a 30 minutos. A fertilização, por sua vez, acontece em menos de 48 horas, e no útero delas a gestação dura entre 30 e 39 dias. Cerca de 2 dias antes do parto, a fêmea limpa a sua “bolsa” (ou marsúpio). A depender da espécie, a fêmea fica em determinadas posições para facilitar a saída do filhote, e a sua consequente escalada até a bolsa.

Todo cuidado é pouco, pois ele nasce em um estado embrionário muito primário, com cerca de 2 cm de comprimento, e pesando apenas 1 g. Mesmo de olhos fechados e com as patas traseiras ainda em desenvolvimento, os seus membros superiores já têm certa força, o que os ajuda nessa missão. E, finalmente é nesse lugar onde os filhotes cangurus terminarão o seu crescimento embrionário. E, por que todo esse processo? Simplesmente porque, ao contrário dos outros mamíferos, os marsupiais não possuem placentas. Então, essa bolsa, que nada mais é do que um dobramento da pele que recobre os mamilos, funciona como uma espécie de abrigo, tipo um útero mais exposto. Bom salientar ainda que a fêmea que carrega o seu filhote continua realizando as suas tarefas cotidianas normalmente, sendo até mesmo capaz de pular e correr, mesmo com esse “peso extra”. Quando finalmente o filhote de canguru sai da bolsa, ele já tem cerca de 20% do peso da mãe, e obviamente já não cabe mais lá.

O Maior de Todos: O Canguru Vermelho

Entre as espécies de canguru, a maior de todas é o vermelho, cujo nome científico é Macropus rufus, com seus  mais de 1,50 m de altura. Interessante que ao nascerem os filhotes dessa espécie são bastante diminutos, do tamanho de um chiclete, por exemplo, e só pra comparar. Por sinal, quando nascem, eles se comportam basicamente como todo marsupial, indo direto para a bolsa de suas mães, e terminando de se desenvolver lá durante mais uns 2 meses. Assim como muitos outros cangurus, o Macropus rufus pulam usando suas pernas extremamente fortes, e com esses impulsos, ele pode alcançar uma velocidade de até 56 km/h.

Um Canguru Vermelho Na Grama

Já cada salto desse canguru pode cobrir uma distância de até 9 m de comprimento, e uma altura de 1,80 m. Inclusive, até por serem mais leves, as fêmeas desse canguru são mais rápidas do que os machos. Outra característica dessa espécie, e que pode ser estendida para outras espécies é que os machos lutam entre si para poderem ficar com as fêmeas. A luta entre eles, por sinal, é bem interessante, com eles ficando em pé sobre os rabos, e chutando o inimigo com toda a força. Além disso, eles podem morder e arranhar seus oponentes, já que eles também possuem garras bem afiadas. O habitat do Macropus rufus são os desertos da Austrália, além dos campos abertos nos arredores desse tipo de ambiente.

Curiosidades a Respeito desse Marsupial

Não somente o canguru, mas todo e qualquer marsupial selvagem é bastante cuidadoso no trato com os seres humanos. O problema é que durante períodos de seca, esses animais migram para áreas povoadas do país em busca de comida. E geralmente quando encontram outras pessoas, os cangurus se sentem ameaçados, me tentam se defender. Pode ter certeza de uma coisa, inclusive: um canguru acuado pode chegar a matar uma pessoa apenas com golpes desferidos de seus poderosos membros inferiores. Em especial, os maiores cangurus que existem, como é o caso do canguru vermelho, que pode ter o tamanho de uma pessoa de estatura média.

Outra peculiaridade desses animais é que os cangurus de coloração vermelha têm preferência por planícies abertas, enquanto que os animais mais acinzentados gostam mais de florestas densas. Por sinal, a diferença entre eles é que os cangurus das árvores (que frequentam florestas fechadas), possuem patas frontais bem mais fortes e resistentes. Na Austrália, a quantidade de cangurus é detalhadamente monitorada, até mesmo para existir um equilíbrio entre o número desses animais e a quantidade de terras pertencentes a proprietários rurais. Até mesmo porque se houver escassez de comida, o próprio gado também passará fome, já que os cangurus podem ir em busca de variados alimentos com bem mais facilidade.

Veja também

Filhotes de Airedale Terrier

Criação de Filhotes de Airedale Terrier

Se você está considerando a possibilidade de criar filhotes de Airedale Terrier, saiba que está …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *