Home / Animais / Camaleão Jacksonii: Características, Nome Cientifico E Fotos

Camaleão Jacksonii: Características, Nome Cientifico E Fotos

Ao redor do mundo existem tantos animais, que é até mesmo difícil catalogar todos eles, e é o que ocorre.

Nem todos os animais no mundo são conhecidos, e todos os anos, novos animais podem aparecer nas mídias científicas como uma nova descoberta.

Porém, é fato que alguns animais oferecem menor ou maior facilidade para serem vistos e serem estudados.

Outros animais, ainda, possuem hábitos muito curiosos, solitários e apesar de serem conhecidos pelos cientistas, sua aparição para os humanos é muito rara.

Camaleão Jacksonii no Galho
Camaleão Jacksonii no Galho

Os camaleões, por exemplo, são os animais que se encaixam de forma perfeita na categoria dos animais misteriosos e difíceis de serem estudados.

Isso ocorre porque eles possuem habilidades especiais que dificultam a visualização nas florestas, como a capacidade de mudar de cor.

No entanto, há diversas espécies de camaleões no mundo, e cada um deles possui algumas características únicas, apesar de terem as mesmas habilidades no geral.

Hoje, iremos aprender tudo sobre o camaleão Jacksonii, como quais são as suas características, o seu nome científico e os hábitos principais.

Acompanhe a leitura e se torne craque nesse camaleão que é muito conhecido nas partes úmidas no lado leste da África!

Características E Nome Científico

A principal característica do camaleão de Jacksonii são os três chifres que estão localizados entre os olhos, na parte superior da cabeça, com exclusividade aos machos.

Esses chifres que apenas os machos possuem, fazem o camaleão Jacksonii ser conhecido também como camaleão de três chifres.

Alguns cientistas e pesquisadores veem no camaleão de Jacksonii uma aparência muito parecida com a dos dinossauros da espécie triceratope.

Apesar de possuir a habilidade de alterar a sua cor para várias outras, o camaleão de Jacksonii já possui uma cor verde clara, que é muito parecida com as folhas onde vive, o que facilita o seu trabalho de camuflagem.

Para despistar os seus predadores, que normalmente costumam ser maiores e mais fortes, a camuflagem é principal recurso que o camaleão de Jacksonii utiliza para poder se esconder e fugir.

A mudança de cor também pode ocorrer em outras situações, como, por exemplo, quando o camaleão está sentindo uma mudança de temperatura no ambiente, ou quando está competindo com outros machos da espécie.

O hábito de caçar do camaleão de Jacksonii é praticado pela manhã, logo quando o sol aparece, e ao final da tarde, o camaleão já começa a se recolher para descansar e dormir.

Seu nome científico é Chamaeleo Jacksonii e a sua classificação científica completa é a seguinte:

  • Reino: Animalia
  • Filo: Chordata
  • Classe: Sauropsida
  • Ordem: Squamata
  • Família: Chamaeleonidae
  • Género: Chamaeleo
  • Espécie: C. Jacksonii

O camaleão de Jacksonii ainda possui a habilidade de mover seus olhos de forma totalmente independente, e de ter um alcance de cerca de 1 metro com a sua língua, que é grande e muito pegajosa.

Habitat

O camaleão de Jacksonii vive principalmente nas florestas que se encontram no território leste do continente africano.

Em 1970, o camaleão de Jacksonii foi introduzido de forma manual por humanos nas florestas localizadas no Hawaii. Nesse local se tornou um tipo de espécie invasiva.

A temperatura média das florestas onde vive, localizadas principalmente em Quênia e Tanzânia, variam de 16 até 27 graus.

Durante a noite, o clima nessas florestas é mais ameno, e as temperaturas abaixam ficando entre cerca de 4 até 18 graus.

Camaleão Jacksonii Fotografado de Perto
Camaleão Jacksonii Fotografado de Perto

Não costumam gostar de locais mais frios, pois como se alimentam de insetos, é mais difícil encontrar alimentação.

As florestas preferidas do camaleão de Jacksonii possui cerca de 1,600 até 2440 metros de altitude, e nessas áreas a chuva anual é de cerca de 127 cm por ano.

Alimentação

O camaleão de Jacksonii se alimenta principalmente de insetos, assim com outros camaleões de diferentes espécies.

No entanto, os insetos preferidos do camaleão de Jacksonii é, principalmente, centopeias, aranhas, pássaros pequenos, outros lagartos e caracóis que são encontrados no seu habitat natural.

Para poder se alimentar, o camaleão de Jacksonii utiliza a sua língua, que é muito rápida e pegajosa e que consegue pegar até mesmo os insetos mais rápidos.

Além disso, o camaleão de Jacksonii possui a habilidade de ficar totalmente imóvel durante horas esperando uma presa passar por ele.

Dessa forma, o camaleão de Jacksonii é considerado um caçador passivo, ou seja, ele não vai atrás das suas presas, mas sim, espera que elas passem por ele.

Camaleão Jacksonii se Alimentando
Camaleão Jacksonii se Alimentando

Quando conseguem capturar uma pressa, a sua língua solta uma substância pegajosa que deixa o capturado totalmente imobilizado, permitindo que o mesmo seja ingerido com calma.

Os olhos que se movem independentes são usados pelo camaleão de Jacksonii para poder mirar na sua presa, mas também vigiar e olhar ao redor para que não seja surpreendido por outro predador.

Curiosidades

Com algumas características que o distinguem de outras espécies de camaleões, o camaleão de Jacksonii possui algumas curiosidades muito interessantes.

Diferente de muitas outras espécies, por exemplo, o camaleão de Jacksonii vive apenas cerca de 2 anos, no máximo.

Outro fator muito lembrado, também, é que ao invés de colocar ovos e esperar que eles se choquem, o camaleão de Jacksonii fêmea geram seus filhotes dentro de si mesmas, assim como os mamíferos, e os mesmo já nascem totalmente formados.

Quando os filhotes do camaleão de Jacksonii nascem, eles já sabem andar e se movimentar entre as árvores.

Os filhos do camaleão de Jacksonii possuem uma cor mais castanho claro quando pequenos, e se tornam verdes após alguns meses de vida.

Por fim, por as fêmeas gerarem seus filhotes dentro de si mesmas, a gestação costuma durar muito mais tempo que outras espécies, com cerca de 190 dias de duração, ou seis meses no total.

Por fim, a principal diferença do camaleão de Jacksonii é que ele possui os três chifres em sua cabeça, como mencionado antes, e isso torna muito mais fácil na natureza entre outras espécies a sua observação e diferenciação também.

E então, o que você achou do conteúdo apresentado? Você já viu um camaleão de Jacksonii na vida real? Não se esqueça de deixar seu comentário, e caso tenha ficado com alguma dúvida, fique a vontade para perguntar!

Veja também

Lagarto Chicote- de- Garganta- Alaranjada: Características e Fotos

O lagarto chicote de garganta alaranjada (nome científico Aspidoscelis hyperythrus) é uma espécie nativa do …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *