Home / Animais / Camaleão Furcifer: Características, Nome Cientifico e Fotos

Camaleão Furcifer: Características, Nome Cientifico e Fotos

Estes lagartos incríveis vivem no norte e leste da ilha de Madagascar, bem como nas ilhas próximas de Nosy Mangaby, Santa Maria, Nosy Tanikeli, Nosy Be, Maurício e Reunião. Os répteis preferem gastar todo o seu tempo em árvores e arbustos que crescem ao longo da costa, onde a alta temperatura reina durante todo o ano e a alta umidade prevalece. Os camaleões pantera (pantera) não desdenham de instalar habitações humanas próximas, onde facilmente encontram comida para si.

Habitat

Há uma opinião de que o nome camaleão veio do idioma grego e significa “leão da terra”. A variedade de camaleões é África, Madagascar , Índia , Sri Lanka e Sul da Europa. Encontrados com mais frequência nas savanas e florestas dos trópicos, alguns vivem no sopé e uma quantidade muito pequena ocupa as zonas das estepes. Até o momento, existem cerca de 160 espécies de répteis. Mais de 60 deles vivem em Madagascar. Os restos do camaleão mais antigo, com aproximadamente 26 milhões de anos, foram encontrados na Europa. O comprimento médio do réptil é de 30 cm, e os maiores indivíduos da espécie Furcifer oustaleti camaleão atingem 70 cm, enquanto os representantes de Brookesia micra crescem apenas até 15 mm.

Camaleão Furcifer
Camaleão Furcifer

A cabeça do camaleão é decorada com uma crista, tubérculos ou chifres alongados e pontudos. Tais características são inerentes apenas aos homens. Na aparência, o camaleão parece um lagarto , mas na realidade eles têm pouco em comum. Nos lados do corpo do camaleão é tão oblato que parece que ele estava sob a imprensa. A presença de uma crista serrilhada e pontiaguda a torna semelhante a um pequeno dragão; o pescoço está praticamente ausente. Nas pernas longas e finas, há cinco dedos, que são fundidos na direção oposta entre si nos dedos 2 e 3 e formam uma espécie de garra. Em cada um dos dedos há uma garra afiada. Isso permite que o animal segure e se mova perfeitamente na superfície das árvores. A cauda do camaleão é bastante espessa, mas no final se torna estreita e pode se torcer em espiral. Este também é um órgão de apreensão do réptil. No entanto, algumas espécies têm cauda curta. A língua do réptil é uma vez e meia a duas vezes maior que o corpo. Eles pegam presas para eles. Rápido como um raio (0,07 segundos), jogando fora a língua, os camaleões capturam a vítima, praticamente sem deixar chance de salvação. O ouvido externo e médio nos animais está ausente, o que os torna praticamente surdos. Mas, no entanto, eles podem perceber sons na faixa de 200 a 600 Hertz. Essa deficiência é compensada por uma excelente visão. As pálpebras dos camaleões cobrem constantemente os olhos, porque estão fundidos. Existem buracos especiais para os alunos. Os olhos esquerdo e direito se movem inconsistentemente, o que permite ver tudo ao redor em um ângulo de 360 ​​graus. Antes do ataque, o animal focaliza os dois olhos na presa. A qualidade da visão permite encontrar insetos a uma distância de dez metros. Os camaleões são perfeitamente visíveis com radiação ultravioleta. Estando nesta parte do espectro da luz, os répteis são mais ativos do que no comum. Na foto, os olhos do camaleão Os camaleões ganharam popularidade devido à sua capacidade de mudar de cor . Acredita-se que, mudando a cor do animal, se disfarce de ambiente, mas isso está errado. O humor emocional (medo, fome, acasalamento etc.), bem como as condições ambientais (umidade, temperatura, iluminação etc.) são fatores que afetam a mudança de cor de um réptil. A mudança de cor ocorre devido aos cromatóforos – células que contêm os pigmentos correspondentes. Esse processo dura vários minutos, além disso, a cor não muda fundamentalmente.

Caráter

Os camaleões passaram quase a vida inteira em galhos de árvores. Eles descem apenas durante a estação de acasalamento. É nesse cenário que é mais fácil para um camaleão se disfarçar. É difícil andar no chão com garras. Portanto, sua marcha está oscilando. Somente a presença de vários pontos de apoio, incluindo a cauda de agarrar, permite que os animais se sintam ótimos no matagal. A atividade de camaleão se manifesta durante o dia. Eles se mexem um pouco. Eles preferem estar em um só lugar, cauda e patas segurando um galho de árvore. Mas eles correm e pulam com agilidade, se necessário. Aves de rapina e mamíferos, lagartos grandes e algumas espécies de cobras podem ser um perigo para o camaleão. Ao ver o inimigo, o réptil infla como um balão, sua cor muda. Na expiração, o camaleão começa a bufar e assobiar, tentando assustar o inimigo. Pode até morder, mas como o animal tem dentes fracos, não causa ferimentos graves. Agora, muitas pessoas desejam comprar um camaleão animal . Em casa, eles são mantidos em um terrário. Um camaleão como animal de estimação não causará muitos problemas se você criar condições confortáveis ​​para ele. Sobre esta questão, é melhor consultar um especialista. Nutrição A dieta do camaleão é composta de vários insetos. Estando em uma emboscada, o réptil fica sentado por um longo tempo em um galho de árvore, apenas seus olhos estão em constante movimento. É verdade que, às vezes, um camaleão pode se infiltrar na vítima muito lentamente. A captura do inseto ocorre pela ejeção da língua e arrastando a vítima para a boca. Isso acontece instantaneamente, em apenas três segundos, até quatro insetos podem ser capturados. Os camaleões mantêm os alimentos com a ajuda da extremidade estendida da língua, que age como um otário e uma saliva muito pegajosa. Objetos grandes são fixados com a ajuda de um processo em movimento na língua. A água é usada em corpos de água estagnados. Com a perda de umidade, os olhos começam a afundar, os animais praticamente “secam”. Em casa, o camaleão prefere grilos, baratas tropicais, frutas, folhas de algumas plantas. Não se esqueça da água.

Filhotes de Camaleão Furcifer
Filhotes de Camaleão Furcifer

Reprodução

A maioria dos camaleões é ovípara. Após a fertilização, a fêmea choca os ovos por até dois meses. Algum tempo antes de pôr os ovos, a gestante mostra extrema ansiedade e agressão. Eles têm uma cor brilhante e não admitem machos para si mesmos. A futura mãe desce ao chão e procura um lugar para cavar um buraco e pôr ovos. Cada espécie tem um número diferente de ovos e pode ter de 10 a 60. A embreagem pode ter cerca de três ao longo do ano. O desenvolvimento embrionário pode levar de cinco meses a dois anos (também dependendo da espécie). As crianças nascem independentes e, assim que nascem, correm para as plantas para se esconder dos inimigos. Se o macho estiver ausente, a fêmea pode pôr ovos “gordos”, dos quais os filhotes não nascerão. Eles desaparecem depois de alguns dias. O princípio do nascimento de camaleões vivíparos não é muito diferente dos ovíparos. A diferença é que a fêmea carrega ovos dentro de si mesma até o nascimento dos bebês. Nesse caso, podem aparecer até 20 crianças. Camaleões não criam seus filhotes. A vida útil de um camaleão pode ser de até 9 anos. As fêmeas vivem muito menos, pois sua saúde é prejudicada pela gravidez. O preço dos camaleões não é muito alto. No entanto, a incomum do animal, a aparência encantadora e os hábitos engraçados podem agradar aos amantes da fauna mais exigentes.

Veja também

Pode Dar Fígado de Boi Para Cachorro?

Os cachorros são os animais de estimação preferidos em todo o mundo. Seu sendo de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *