Home / Animais / Camaleão-De-Jackson: Curiosidades, Nome Cientifico E Fotos

Camaleão-De-Jackson: Curiosidades, Nome Cientifico E Fotos

Há na natureza diversos animais, desde os mais curiosos, bonitos e interessantes, até os mais estranhos, solitários e misteriosos.

Os camaleões, por aparecerem pouquíssimas vezes para os humanos no geral, são vistos normalmente como os estranhos, solitários e misteriosos.

Estranho, talvez seja, um gosto pessoal, mas os camaleões, no geral, realmente andam sozinhos, e os cientistas possuem poucas informações sobre esses animais e como eles vivem.

No entanto, os camaleões são tão antigos quanto qualquer outro animal, e existem na natureza cerca de 80 espécies, de diversas formas, tamanhos e cores.

Todos eles possuem, no entanto, algumas características que os distinguem de outros da família Chamaeleonidae, como os lagartos.

Os camaleões são conhecidos por terem uma língua comprida, pegajosa e também muito ágil, além de possuírem a capacidade de mudar de cor, e possuírem olhos que consegue se mexer em todas as direções independente do outro.

Assim, podemos identificar de forma mais fácil e rápido na natureza qualquer tipo de camaleão. Porém, apenas em alguns locais do planeta.

Mas hoje, você vai aprender todas as características do camaleão-de-jackon. Curiosidades, onde ele vive, como ele vive, e quais são suas principais características você pode conferir abaixo!

Nome Científico

O camaleão-de-jackson ou Chamaeleo jacksonii, que é seu nome cientifíco, é conhecido também por camaleão-de-três-chifres.

Quem o descobriu e catalogou primeiro foi o Boulenger, em meados de 1896. O sinônimo do seu nome científico é Trioceros jacksonii.

A classificação científica é a seguinte:

  • Reino: Animalia
  • Filo: Chordata
  • Classe: Sauropsida
  • Ordem: Squamata
  • Família: Chamaeleonidae
  • Género: Chamaeleo
  • Espécie: C. jacksonii

Poucas informações estão disponíveis sobre essa espécie, e o motivo principal é que ele é muito pouco visualizado em seus habitats, ou quando ele se encontra no mesmo local que cientistas, muitas vezes está camuflado entre a vegetação da floresta.

Características

A principal característica do camaleão-de-jackson são os três chifres localizados no topo da sua cabeça, porém esses chifres são encontrados apenas nos machos.

Esses chifres dão ao camaleão-de-jackson uma aparência de dinossauro, muito parecido com a espécie triceratope.

Ele consegue se camuflar alterando a sua cor para qualquer outra, no entanto, sua cor original, que é verde claro, já serve como uma camuflagem natural, principalmente nas florestas onde vive.

Por possuir movimentos lentos, a camuflagem é uma das principais artimanhas que esse camaleão possui para despistar e fugir de predadores mais rápidos, velozes e fortes.

Essas características, únicas e exclusivas, fazem dessa espécie de camaleão muito procurada por pessoas comuns para o tornarem um animal doméstico.

Para fugir, o camaleão-de-jackson começa a correr de forma atrapalhada pelas árvores, e achata o seu corpo para parecer maior e mais forte. Porém, quando ele se encontra totalmente encurralado, ele deita-se no chão e se finge de morto, colocando a sua língua para fora e alterando a cor para a cor castanha.

Camaleão-De-Jackson mo Galho
Camaleão-De-Jackson mo Galho

O camaleão-de-jackson muda de cor não apenas quando precisa se camuflar, mas também nos momentos de acasalamento, quando está excitado, ou quando está participando de alguma competição com outros machos.

Há também casos onde o camaleão sente alguma alteração da temperatura e luminosidade do ambiente, e então, para se adaptar melhor, ele muda de cor.

O camaleão-de-jackson costuma a caçar após tomar um sol matinal. Dentro dessa espécie, os machos são considerados muito territoriais, e utilizam seus chifres como armas, empurrando das árvores e galhos os seus inimigos.

Sua alimentação é composta por insetos, mosquitos e besouros, mas em alguns casos, lagartos e aves também podem entrar no cardápio do camaleão-de-jackson.

Sua língua costuma a alcançar cerca de ½ do tamanho do próprio corpo, e com uma espécie de líquido pegajoso, consegue de forma rápida e eficaz pegar suas presas onde quer que elas estejam.

Curiosidades

O camaleão-de-jackson possui algumas curiosidades, que o diferem de outras da espécie dos camaleões.

Umas das principais curiosidades é que diferente de outros camaleões, esses vivem cerca de apenas 2 anos.

A reprodução dessa espécie, faz também, parte de sua curiosidade. A principal é que eles não colocam ovos que ficam no solo como nos outros casos, mas são gerados dentro da fêmea, e quando nascem, os filhotes já estão praticamente formados.

Os filhotes nascem já sabendo andar e trepar, e pouco tempo depois do nascimento, já conseguem andar pelas árvores. Quando filhotes, possuem uma cor castanho-claro, e após alguns meses, tornam-se verdes.

A gestação do camaleão-de-jackson, ao contrário da das outras espécies, dura cerca de apenas 190 dias, ou 6 meses.

Seu acasalamento, porém, diferente de outros camaleões, não se dá por uma luta onde o vencedor conquista outras fêmeas, mas sim de forma obrigatória.

Os machos da espécie camaleão-de-jackson abordam as fêmeas, e copulam com elas sem a necessidade de permissão, e isso dura cerca de 15 minutos, com os dois ficando totalmente parados.

Camaleão-De-Jackson Com o Filhote no Chifre
Camaleão-De-Jackson Com o Filhote no Chifre

O camaleão-de-jackson, também, possui como principal característica, como já mostrado, os três chifres em sua cabeça.

Esses chifres permitem uma diferenciação muito mais fácil e rápida, tanto por cientistas como por outros camaleões que vivem nas florestas.

Onde Vivem

Essa espécie é nativa de locais úmidos, como o leste da África. Lá, eles são encontrados principalmente nas florestas onde a umidade é maior.

No entanto, ele também foi introduzido em 1970 na ilha Hawaii. Em vários países, o camaleão-de-jackson é utilizado como uma mascote, seja de time de futebol, de líderes de torcidas, ou ainda de clubes de universidades.

Sua origem, como dito, é do leste da África, porém ele também é encontrado em outras florestas pelo mundo que possuem um clima úmido e tropical.

As condições ambientais perfeitas para essa espécie são os locais que possuem uma temperatura entre 28 até 32 graus, e umidade entre 60% até 100%.

Dessa forma, o camaleão-de-jackson pode ser encontrado principalmente na parte tropical de todo o globo terrestre. No entanto, caso você avista um por aí, tome cuidado com os três chifres que ele possui, pois pode machucar, ou ainda, te furar, tá bom?

E você? Já conhecia essa espécie ou tinha ouvido falar dela antes? Deixe nos comentários qual foi a sua impressão e não deixe de nos contar outra curiosidade que você possa saber do camaleão-de-jackson.

 

Veja também

Quais as Raças Que Deram Origem ao Bulldog Francês?

O Bulldog Francês tem origem do cruzamento entre os cães da raça Terriers Pequenos, e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *