Home / Animais / Camaleão Chamaeleo: Características, Nome Científico e Fotos

Camaleão Chamaeleo: Características, Nome Científico e Fotos

Os animais podem ser muito importantes para toda a vida no planeta Terra, já que parte dos ciclos naturais apenas acontecem quando na presença de animais. Dessa maneira, os animais possuem uma grande relevância para as pessoas e para toda a natureza, embora nem sempre recebam tantas coisas positivas, sobretudo das pessoas e dos predadores que podem estar por perto.

Dessa forma, para fugir de predadores e de outros tipos de ameaças, os animais foram desenvolvendo uma série de mecanismos muito inteligentes ao longo do tempo, que fazem com que a sua vida possa ser mantida e preservada.

Portanto, uma dessas coisas realizadas pelos animais é o poder de camuflagem, que apenas foi desenvolvido ao longo de muitas gerações, seja qual for a espécie animal em questão e o seu poder de camuflagem. Contudo, quando se fala em camuflagem no mundo animal, rapidamente lembra-se do camaleão.

Isso porque muitos animais podem se camuflar em meio ao ambiente, como o bicho-pau ou o bicho-folha. Esses animais em questão possuem um corpo parecido com o ambiente onde vivem, o que os torna difíceis de enxergar quando naquele local em específico. Porém, fora dali esse tipo de animal será muito fácil de ser visto, já que uma folha ou um pedaço de madeira apenas são comuns em algumas partes do mundo.

Porém, o camaleão é distinto e possui um poder diferente. Isso porque muitas espécies de camaleão têm um “supergene” que faz com que consigam refletir a luz de diversas maneiras diferentes, o que, no longo prazo, pode ser muito útil para essas espécies. Dessa maneira, o camaleão costuma se adaptar a muitos ambientes de todo o mundo, sendo um animal que muitas vezes consegue mudar de cor.

Um detalhe interessante é que nem todos os camaleões são capazes de trocar de cor, sendo que as fêmeas possuem mais facilidade para tal do que os machos.

Conheça o Camaleão Chamaeleo

O camaleão chamaeleo é um gênero de camaleões e não apenas um único camaleão, sendo que todos os animais desse gênero possuem o nome “chamaeleo” em seu nome científico, o que ajuda a localizá-los.

Encontrado na África e na Ásia, o camaleão chamaeleo não é comum do Brasil, ainda que o país possu mauma série de animais desse tipo, com muita diversidade em relação às espécies e gêneros de camaleões presentes em todo o território nacional. De qualquer forma, esse gênero de camaleão também pode ser encontrado em parte da Europa, aquela mais perto do mar mediterrâneo e que, por consequência, também está mais perto da África.

Camaleão Chamaeleo

Um detalhe muito relevante sobre o tipo de camaleão em questão é que ele vive em árvores, nas partes mais altas das florestas. Dessa forma, o camaleão chamaeleo consegue observar tudo de forma muito anterior aos predadores, além de estar em um local de acesso limitado para boa parte dos animais da selva. Assim, essa se mostra uma grande tática de defesa do camaleão chamaeleo, um gênero de camelões que possui uma série de espécies diferentes.

Características do Camaleão Chamaeleo

O camaleão chamaeleo possui um formato de corpo todo apropriado para estar em partes altas das árvores, já que as suas patas possuem dedos opostos e a sua cauda é do tipo preênsil. Assim, esse tipo de animal realmente sabe como se manter acima dos outros, no topo das árvores e longe de muitos dos perigos que pode aparecer de qualquer um dos lados quando se está na parte baixa de uma floresta.

Esse tipo de camaleão costuma ter uma grande habilidade em mudar de cor, dominando muito bem a técnica de reflexão da luz, algo que apenas foi conquistado após milhares de anos de evolução e seleção natural. Dessa maneira, o camaleão chamaeleo ainda possui uma língua muito rápida quando necessita de alimento, sendo que o animal faz uso da sua língua para chegar a esse alimento.

Ademais, o camaleão chamaeleo também é capaz de mover os olhos de forma independente, o que faz com que o animal seja muito eficiente quando se trata de observar o seu redor. Portanto, ao conseguir mover os dois olhos de formas separadas, o animal se torna capaz de enxergar o que muitos outros animais não veem.

Nome Científico e Comportamento do Camaleão Chamaeleo

Os animais que fazem parte do gênero de camaleões “chamaeleo” sempre tem o gênero como o seu primeiro nome, sendo mais de 30 os camaleões que fazem parte desse gênero. Alguns especialistas ainda afirmar que há grande possibilidades de noivas espécies serem descobertas, embora isso dependa de recursos que nem sempre podem ser alcançados por quem trabalha com pesquisas.

De qualquer maneira, em relação ao seu comportamento, o camaleão chamaeleo costuma ser visto em árvores altas ou arbustos elevados, mas jamais no solo. Isso porque o camaleão chamaeleo entende que o solo não é exatamente um local adequado para passeios na selva, sendo que existem muitos perigos de todas as formas possíveis quando se está no chão e sem apoio. Dessa forma, o mais comum mesmo é ver o camaleão chamaeleo em árvores.

Além disso, o animal desse gênero de camaleões é conhecido por cuidar muito bem dos seus ovos, algo que faz com que os predadores mantenham uma certa distância. Se for necessário, portanto, muitas vezes o camaleão chamaeleo acaba por se sacrificar em prol de manter o seu ovo seguro, em bom estado.

Habitat do Camaleão Chamaeleo

O camaleão chamaeleo pode habitar diferentes partes do planeta, sendo que esse tipo animal possui também diferentes formas de vida, em locais distintos. Porém, em linhas gerais o camaleão chamaeleo busca zonas de árvores, como florestas primárias ou secundárias, onde o gênero possa buscar a parte alta de árvores ou até mesmo se arbustos um pouco menores.

Camaleão Chamaeleo em seu Habitat

Em alguns casos, o animal chega até mesmo a ocupar locais de “semi-deserto”, mais secos e sem tanta oferta de alimentos. Uma espécie do gênero chega até mesmo a ocupar os desertos. Contudo, o mais comum é ver o camaleão chamaeleo nas savanas.

Veja também

Hábitat do Iaque

Hábitat do Iaque: Onde Eles Vivem?

Os iaques ou yaks (nome científico Bos grunniens) são bovídeos encontrados em áreas de levadíssima …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *