Home / Animais / Border Collie – Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre a Raça

Border Collie – Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre a Raça

Border Collies  são inteligentes, têm olhos de cores diferentes e são frequentemente confundidos com os pastores australianos, ambos são cães pastores com uma forte semelhança física. Border Collies têm múltiplas qualidades que os tornam cães extremamente versáteis que se destacam por seu caráter, lealdade e predisposição para o treinamento, entre outros.

O nome “collies” da raça denota que foi desenvolvida para desempenhar determinadas funções, provavelmente pastoreando. Por outro lado, o termo “border”, fazendo referência especificamente à fronteira entre a Inglaterra e a Escócia, datada do século XVII.

Comportamento do Border Collie

Não espere ficar em casa com esse cachorro. Quanto mais inteligente a raça, mais fácil é ficar entediada quando deixada sem estímulos . Border collies são cães de trabalho e gostam de ter tarefas para mantê-los ocupados durante o dia; o cão de alta energia precisa redirecionar sua coragem ou então se comportará mal.  Especialistas em cães concordam amplamente que o Border Collie é um viciado em trabalho inteligente. Border collies são divertidos e enérgicos.

Em nossa cultura, a proeza física e a inteligência são frequentemente consideradas atributos opostos, mas nos border collies os dois são indissociáveis. O border collie é classificado como a raça de cães mais inteligente, e sua inteligência exige que seja aplicada a tarefas específicas. Os border collies estão sempre com fome de pastorear ovelhas, realizar cursos de agilidade ou até mesmo brincar. Contanto que tenham “empregos” para estimulá-los mentalmente.

História e Origem da Raça

Embora não conheçamos as verdadeiras origens do Border Collie, sabemos que é uma raça de cães muito antiga. De fato, esta raça de cães foi desenvolvida nas Ilhas Britânicas entre os século 5 e 1 antes de Cristo.

O Border Collie foi teoricamente desenvolvido na Escócia e prosperou na região na fronteira da Escócia e Inglaterra. A palavra “collie” é uma palavra escocesa usada para descrever cães pastores. Como essa raça floresceu na região da fronteira, foi batizada de “Border Collie”.

O pai de todos os border collies é Old Hemp , que viveu de 1893 a 1901. Old Hemp começou a pastorear ovelhas com 6 semanas de idade. Ele demonstrou não apenas um talento sobrenatural para o trabalho, mas também um estilo único, pastoreando ovelhas de maneira muito mais silenciosa e menos agressiva do que outros cães pastor, mas sem perda de eficácia. Sua habilidade e temperamento inspiraram a criação e codificação da raça border collie.

Quatro Border Collie
Quatro Border Collie

Old Hemp não é o único border collie individual que teve uma profunda influência no desenvolvimento da raça. Wiston Cap nasceu em 1963 e tornou-se o mais prolífico garanhão de border collie da história, gerando mais filhotes de border collie do que qualquer outro cão.

Até 1995 a raça não era oficialmente reconhecida,  devido as objeções dos próprios fãs de border collie. Os criadores de border collie pretendem que seus cães mostrem habilidades físicas e de pastoreio acima da aparência, e havia uma preocupação de que a integridade dos cães seria comprometida após o registro em uma organização cujos padrões se destinam a cães de exposição. Nos últimos anos, as linhas de border collie são separadas em cães de pastoreio e cães de exposição. Muitos fãs de border collies continuam a se opor ao reconhecimento da raça.

Cão de Trabalho

Seu olhar intenso intimida o gado e ajuda os cães a reunir e controlar os animais. As pessoas ficam surpresa com o fato de os Border Collies conseguirem reunir ovelhas em uma pequena baia, guiada apenas por sinais manuais e assobios de seus proprietários.

Border Collie Deitado na Grama
Border Collie Deitado na Grama

Border collies são hábeis em uma variedade de tarefas e empregos, mas eles são pastores de ovelhas no coração. Hoje, os collies de fronteira ainda são empregados regularmente como pastores, e muitos costumam competir em competições de pastoreio. A unidade de rebanho é tão inata e tão forte na raça que alguns proprietários de border collies são conhecidos por alugar ou comprar ovelhas simplesmente para permitir que seus cães se entreguem à compulsão.

Além de pastorear, outro trabalho comum para os Border Collies é a busca e salvamento. Um Border Collie chamado Blitz salvou recentemente a vida de uma mulher de 51 anos na Inglaterra. A mulher estava desaparecida há mais de um dia quando Jess Ellsmore, uma voluntária de busca e resgate, trouxe seu cachorro Blitz para procurar a área. Blitz encontrou a mulher desaparecida sob uma folhagem densa, onde ela não seria visível  para os pesquisadores humanos.

Blitz e Jess Ellsmore
Blitz e Jess Ellsmore

Os border collies nascem para o rebanho, mas sua inteligência, desejo e vontade de agradar significa que os humanos freqüentemente empregam com sucesso collies de fronteira em uma variedade de outras capacidades. Eles são excelentes cães de terapia, cães de busca e salvamento e cães de alerta médico para convulsões ou outras emergências médicas.

Border Collies Famosos

O célebre poeta escocês Robert Burns foi um dos primeiros defensores dos border collies, descrevendo a raça como honesta e fiel. Quando menino, Burns e seu irmão tiveram um border collie chamado Luath, que morreu tragicamente. O poema de Burns, “The Twa Dogs”, é em parte uma homenagem a Luath, e uma estátua de Burns na Winthrop Square de Boston mostra Luath em pé eternamente ao lado de seu mestre.

Provavelmente, como resultado de sua inteligência e versatilidade, os border collies são frequentemente escalados para estrelar filmes e programas de TV. Um dos exemplos mais famosos da década de 1990 é Maui , uma mistura de border collie que interpretou Murray, o cachorro de propriedade do casal central da comédia “Mad About You”. Maui jogou Murray por sete temporadas e duas vezes foi nomeado o cão mais popular do TV. Outros border collies apareceram na série de TV “Pequena Casa na Pradaria” e nos filmes “Babe – O Porquinho”.

Características do Border Collie

Os cães Border Collie podem nascer com um olho azul e outro marrom. Border Collies também pode transportar o gene do albanismo, que aparece na forma de manchas brancas ao redor dos olhos.

Border Collie de Olho Azul e Outro Marrom
Border Collie de Olho Azul e Outro Marrom

Border collies podem ter mantos bicolor, tricolor, branco, preto e cinza . Esta raça de cães também pode desenvolver pêlos curtos ou pêlos longos, além dos já mencionados várias cores. Além disso, os Border Collies carregam uma camada densa de camada interna que lhes permite manter a temperatura corporal em climas mais frios. Se seu Border Collie tem cabelos longos ou curtos, todos eles tendem a ser extremamente bonitos.

Veja também

Comportamento do Marisco, Hábitos e Modo de Vida do Animal

Por definição, mariscos ou frutos do mar seriam algumas espécies de moluscos ou crustáceos de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *