Home / Animais / Borboleta Rabo-de-Andorinha: Características, Habitat e Fotos

Borboleta Rabo-de-Andorinha: Características, Habitat e Fotos

Os animais são parte essencial da vida no planeta Terra, algo que pode ser visto a cada momento em que se busca observar a natureza. Dessa maneira, os animais podem ser importantes para a realização dos ciclos naturais, sendo, certamente, também os grandes beneficiados pela maioria desses ciclos. Logo, quando uma nova árvore começa a brotar em outro local em uma floresta, é sinal claro de que ali há a incidência animal.

Pois, por mais que o vento e até mesmo a chuva possam realiza o processo de dispersão de sementes e mudas, em geral quem faz isso são os seres vivos, que podem ser passarinhos, pessoas, roedores, borboletas ou até mesmo outros tipos animais. De toda forma, esse é um grande exemplo de como a vida animal é chave para explicar a natureza e toda a sua diversidade, algo belo e de muito destaque que pode ser visto sempre pelas pessoas.

Assim, dentro do mundo animal há aqueles animais que se destacam ainda mais que os outros, seja pela beleza fora do normal ou por realizar tarefas muito importantes para o ciclo natural.

Dessa forma, por ambos os motivos citados, as borboletas acabam por ter muito destaque em todas as florestas que ocupam, sejam elas primárias ou secundárias. Muito importantes para a polinização das flores, as borboletas ainda conseguem fazer a dispersão de culturas na natureza e servem de alimentos para uma série de outros animais, lista que pode incluir aranhas, cobras, formigas grandes e alguns outros. Dessa maneira, a responsabilidade das borboletas em relação à vida na natureza de todos os outros animais, incluindo as pessoas, é muito grande.

Além disso, as borboletas possuem em sua transformação ao longo da vida um dos feitos mais belos e admiráveis de toda a vida animal, algo que tanto chama a atenção das pessoas e merece elogios.

Características da Borboleta Rabo-de-Andorinha

Assim, no mundo das borboletas há aquelas de ainda mais destaque, seja pela beleza ou pela importância na natureza. Esse é o caso da borboleta rabo-de-andorinha, um animal que se destaca pela forma como possui muitas diferenças em seu corpo em relação aos principais exemplares da espécie em todo o mundo.

Borboleta Rabo de Andorinha Características

A borboleta rabo-de-andorinha, assim, é muito comum na Ásia, na Europa e na América do Norte, sendo um animal que se destaca por possuir a parte de baixo da asa diferenciada, lembrando um pouco a cauda de uma andorinha.

Com envergadura que varia dos 8 aos 10 centímetros, a borboleta rabo-de-andorinha é conhecida por ter a cor azul em destaque bem na parte de baixo da sua asa, onde está o traço que dá nome ao animal. Aliás, essa espécie de “cauda” que o animal possui se dá em ambos os sexos, sendo que machos e fêmeas possuem tal detalhe em suas asas.

O restante da asa do animal possui coloração amarelada, com ranhuras pretas e algumas manchas ao longo de toda a asa. O desenho das asas costuma ser manter com toda a espécie, que realmente possui coloração muito bela.

Ciclo de Vida da Borboleta Rabo-de-Andorinha

A borboleta rabo-de-andorinha é um tipo animal de muito destaque, que possui detalhes belos ao longo de todo o corpo. Isso faz com que o animal tenha beleza sem igual no mundo das borboletas, até mesmo pelo fato de as borboletas serem muito distintas umas das outras. Contudo, uma coisa os animais desse tipo possuem em comum: o ciclo da vida.

Dessa maneira, as borboletas têm um ciclo de vida muito compartilhando, com as fases desse ciclo sendo as mesmas para qualquer tipo de borboleta, independentemente da espécie em questão.

Assim, após a fase de reprodução, os ovos da borboleta rabo-de-andorinha costumam ser colocados em folhas de plantas por volta de maio e junho. Essa fase costuma não demorar muito, sendo que logo depois nasce a larva. Nessa fase de larva, a borboleta rabo-de-andorinha precisa se alimentar de forma muito constante, para fazer com que o animal ganhe reserva de alimentos para as outras fases da sua vida.

Pois, logo depois de ser larva, a borboleta rabo-de-andorinha vai para o casulo e se mantém por lá até que saia já com as suas belas asas, como uma borboleta rabo-de-andorinha formada e completa.

Distribuição Geográfica da Borboleta Rabo-de-Andorinha

Por mais que a borboleta rabo-de-andorinha goste de ambiente de verão, esse tipo de animal consegue se virar muito bem quando submetido ao frio. Por esse motivo, o mais comum é que a borboleta rabo-de-andorinha seja vista na Europa, Ásia e também em partes da América do Norte.

Esses locais, assim, costumam ter um clima muito bem desenhado e definido, com estações verdadeiramente fiéis ao que prometem. Portanto, diferentemente do que acontece em locais como a África, Oceania e a América do Sul, onde o tempo nem sempre é o mais adequado para a estação em que se está, nesses locais onde a borboleta rabo-de-andorinha vive é mais comum que o anima possa planejar as fases da sua vida forma mais tranquila.

Um detalhe interessante sobre a borboleta rabo-de-andorinha, ainda quando em fase de lagarta, é que o animal gosta bastante de comer as folhas de erva-doce, o que nem sempre é visto com bons olhos por quem realizou o cultivo da planta. Contudo, sobretudo se você deseja ter borboletas por perto, esse é o tipo de preçar a pagar, já que o animal precisa se alimentar de alguma maneira.

Predadores da Borboleta Rabo-de-Andorinha

Os predadores da borboleta rabo-de-andorinha são os mais conhecidos pelas pessoas, sendo que formigas grandes, aranhas, cobras pequenas e até mesmo alguns primatas podem comer a borboleta rabo-de-andorinha. Contudo, quanto ao seu estado de conservação, um problema recente sido a falta de habitat para que o animal possa se desenvolver com qualidade de vida.

Formigas Grandes

Portanto, sem as florestas secundárias, muitas vezes a borboleta rabo-de-andorinha precisa se aventrar em ambientes onde estão os maiores animais de todo o local, algo certamente mais perigoso para ela.

Veja também

História da Harpia e Origem do Animal

Você já ouviu falar da harpia ? Pois bem, essa ave é o mesmo conhecido …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *