Home / Animais / Borboleta-Pavão-Diurno: Características, Nome Cientifico e Fotos

Borboleta-Pavão-Diurno: Características, Nome Cientifico e Fotos

Conhecidas como o inseto mais bonito do mundo, possui a segunda maior população do planeta e chama atenção devido a sua transformação e as cores de suas asas, essas são as famosas borboletas.

  • Características: apesar de ser diferente da maioria dos insetos, possui também seis pequenas patas e duas antenas. Se alimentam do néctar das flores e são as principiais responsáveis pela reprodução delas na natureza, depois das abelhas, já que a maioria dos insetos são responsáveis pela fertilização da terra e decomposição de materiais. As borboletas possuem asas coloridas que servem para afastar predadores já que algumas cores indicam que são tóxicas — mesmo quando não são, para se camuflarem na natureza e se adaptarem ao ambiente. Conseguem voar por muitas distâncias e são vistas de forma frequente no verão e na primavera, principalmente em países tropicais como o Brasil.
  • Habitat: pode ser vista na selva principalmente, e junto com as abelhas são as principais responsáveis pela reprodução das flores, sendo a borboleta que leva o pólen para distâncias mais longas. Possuem muitas classes e tipos de famílias, mas em sua maioria das características são específicas como as ditas acima.
  • Reprodução: se acasalam no ar, e algumas espécies o macho e a fêmea são bem diferentes, outras nem tanto e muda somente o cheiro. Todas as borboletas passam por processos que vão de ovos, larvas que são consideradas muitas vezes pragas na agricultura por comer demais  pupa e por fim, borboleta.

Nesse artigo o Mundo Ecologia falará da Borboleta-Pavão-Diurno, uma das mais belas famílias de borboletas. Essa beleza leva tanto destaque que hoje em dia essa é uma das espécies que estão em extinção e precisam de mais cuidados do que as demais borboletas que são encontradas de formas mais frequentes na natureza.

Existem muitos locais com trabalhos bem interessantes, alguns deles recebem ajuda de custo do governo para preservação de borboletas, como uma espécie de zoológico  são os chamados: borboletários!

Borboleta-Pavão-Diurno

Diversas qualidades diferentes das demais chamam atenção no que se trata da borboleta-pavão-diurno, considerada uma das mais lindas borboletas do mundo. Vejamos abaixo algumas delas.

  • Habitat: a maioria das espécies de borboletas são vistas em locais como América e África, devido principalmente a temperatura e a natureza que ainda são bem conservadas em determinados locais. No caso da borboleta-pavão-diurno, ela é famosa na Europa e Japão, em países como Portugal e Espanha, especialmente. Isso se deve a característica que essa espécie tem de conseguir hibernar em temperaturas mais frias, como no outono e inverno europeu, fazendo com que sobreviva a baixas temperaturas e volte a voar na primavera.
  • Características: a principalmente característica dessa espécie é a presença de quatro olhos em suas asas. Mas, calma! Não são olhos de verdade, apenas desenhos deles, um na parte inferior e outro na parte superior, que misturam as cores vermelha e azul, chamando atenção dos humanos, mas afastando os predadores já que esses desenhos lembram olhos de corujas, são esferas bem arredondadas e lindas! Sua parte interior, ou seja, onde fica a parte central de seu corpo é toda escura, como se fosse uma mariposa, que também serve para afastar animais quando pousa em flores para recolher néctar ou quando está hibernando e fica com essa parte da asa aparecendo. A cor escura se confunde com do ambiente de madeiras, troncos de arvores no inverno, fazendo com que a borboleta não seja vista e comida.
  • Nome científico: Inachis io
Borboleta Pavão Diurno

Outras Curiosidades Sobre a Borboleta-Pavão-Diurno

É uma espécie relativamente nova, foi nomeada perto do ano de 1800, onde várias outras espécies mais antigas já existiam e já eram estudadas. Sua presença era maior, sendo presente no mundo inteiro, porém, hoje em dia está em extinção e sua preservação demanda certa responsabilidade dos locais que ela ainda habita.

Possui características bem similares as demais borboletas, sendo vista muitas vezes durante o dia, como seu próprio nome revela, além de se alimentar do néctar de flores. Não costuma voar por longas distâncias como as borboletas americanas, costumam ser localizadas nos mesmo locais.

Apesar das cores e da presença dos desenhos dos olhos em suas asas que espantam seus predadores, elas não são venenosas, porém, por conta dessas características costumam não ser tão caçadas pelos repteis.

A culpa de sua extinção se deve por questões humanas, como a industrialização, fazendo com que esse animal perdesse habitats naturais e sua alimentação que são flores, além da caça que ainda é muito comum em países como no Japão. As borboletas são delicadas e acabam se machucando nas redes, além de não sobreviverem por muito tempo quando colocadas em redomas de vidro ou aquários que são vendidos em pet shop.

Outros Tipos de Borboleta-Pavão

Além da Borboleta-Pavão-Diurno, que é a mais famosa, ainda existem outras espécies como a Esmeralda e a Branca.

A Pavão-Branca é uma borboleta vista de forma comum nos Estados Unidos, também possui hábito de procurar alimentos durante o dia e as cores são mais claras com alguns desenhos que parecem tribais em suas asas. Não se diferem muito entre fêmeas e machos, e possuem coloração pálida durante os períodos frios já que alguns locais desse país também possuem neves e temperaturas bem baixas.

Borboleta Pavão Branca

Já a Borboleta-Pavão-Esmeralda é uma borboleta famosa da Ásia, porém também está em processo de extinção e é muito protegida nos locais que ainda é encontrada. Voa muito rápido, com uma velocidade tão grande que o que vemos é um pequeno vulto verde. Sua beleza que realmente lembra uma joia, a esmeralda chama a atenção dos que costumam colecionar e caçar borboletas, infelizmente.

Borboleta Pavão Esmeralda

Também costuma ser vista durante o dia, e todas as três se alimentam somente do néctar das flores, além de voar em distâncias grandes, porém ficando somente nos locais de nascença.

Embora seja a espécie de inseto em maior quantidade no mundo, as borboletas devem ser preservadas devido à grande espécies e subespécies que temos desse inseto, para garantir que todas com suas diferentes funções e beleza na natureza possam ser mantidas por gerações.

No Brasil, muitas delas podem ser vistas na natureza, mas caso você more em centros urbanos, principalmente em metrópoles nada impede que visite parques protegidos pela prefeitura ou até mesmo em borboletários dentro de zoológicos.

Veja também

Lagarto Chicote- de- Garganta- Alaranjada: Características e Fotos

O lagarto chicote de garganta alaranjada (nome científico Aspidoscelis hyperythrus) é uma espécie nativa do …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *