Home / Animais / Borboleta Assenta-Pau ou Estaladeira: Características e Fotos

Borboleta Assenta-Pau ou Estaladeira: Características e Fotos

A borboleta assenta-pau ou estaladeira, cujo nome científico é Hamadryas amphinom, está classificada entre os 20 membros do gênero Hamadryas . A maioria é encontrada apenas na América Central e do Sul, embora 8 tenham sido esporadicamente registradas no sul dos EUA.

As borboletas são comumente conhecidas como Crackers, devido à capacidade dos machos de várias espécies de produzir um som semelhante ao crepitar do bacon em uma frigideira.

 Características das Borboletas Assenta-Pau ou Estaladeira

Todas as espécies de Hamadryas têm um belo padrão de chita na parte superior. Em muitos, há uma série de ocelos submarginais nas patas traseiras e distintos estigmas em forma de rim nas células discais das asas anterior e posterior.

Em várias espécies, como Hamadryas februa e Hamadryas glauconoma, a cor do solo é acinzentada e o padrão atua como uma camuflagem extremamente eficaz contra a casca das árvores.

A parte superior é preta em mármore com azul, com uma larga faixa branca. A parte inferior da asa traseira é de tijolo vermelho; manchas oculares submarginais ocupam a maior parte.   É uma borboleta de tamanho médio (família Nymphalidae) com uma envergadura de 7,4 a 8,6 cm.

Comportamento das Borboletas Assenta-Pau ou Estaladeira

Os adultos empoleiram-se nos troncos das árvores, de cabeça para baixo, com as asas abertas. Antes do anoitecer, os adultos se reúnem em uma única árvore e dispersam-se para pousar em árvores ou arbustos próximos. Os machos fazem um ruído crepitante enquanto voam para interagir com outros insetos, por isso alguns a chamam de borboleta estaladeira.

Enquanto o padrão de chita nas asas de algumas espécies de crackers permite camuflar com casca de árvore, as cores brilhantes do Red Cracker permitem que ele se destaque e são bastante fáceis de detectar. Eles descem ao chão para se alimentarem de frutas podres e visitam os alimentadores da plataforma.

Os ovos são depositados em cadeias de 5 a 10 na parte inferior das folhas da planta hospedeira.

A borboleta Red Cracker coloca pequenos ovos brancos em uma corrente de até uma dúzia de ovos, pendurados na parte inferior de uma folha. As larvas são pretas com manchas amarelas nas costas, cobertas de espinhos ramificados em preto e laranja. As larvas se alimentam gregamente de sua própria planta hospedeira, Dalechampia scandens (Euphorbiaceae) e vivem em comunidade. A crisálida Hamadryas amphinome parece com uma folha seca e murcha.

Por Que Borboletas Descansam de Cabeça Pra Baixo

Há várias razões para isso. Muitos ninfalídeos, incluindo Hamadryas , Prepona , Panacea e a Almirante Vermelho Vanessa atalanta, costumam descansar no alto dos troncos das árvores, com as asas abertas e a cabeça para baixo. Eles geralmente parecem estar observando a atividade abaixo deles, e os machos certamente usam esses pontos altos para observar as fêmeas que voam abaixo deles na floresta. Uma vantagem adicional de adotar essa posição é que a luz solar atinge as asas mais diretamente, permitindo que as borboletas se aqueçam mais rapidamente.

Outra razão está ligada à aerodinâmica. Estudos demonstraram que as borboletas obtêm maior ‘ sustentação ‘ quando decolam de uma posição de cabeça para baixo. As borboletas provavelmente fazem uso do calor refletido na serapilheira e, em conjunto com a decolagem de cabeça para baixo mais eficiente, podem se tornar transportadas pelo ar mais facilmente nos dias frios mas ensolarados do final do inverno e do início da primavera.

Borboletas Descansando de Cabeça Pra Baixo
Borboletas Descansando de Cabeça Pra Baixo

Riodinídeos tropicais como Eurybia habitualmente descansam sob uma folhagem de baixo crescimento e provavelmente usam os mesmos fatores para permitir que eles voem muito rapidamente, para interceptar potenciais parceiros.

Onde Borboletas se Abrigam das Chuvas

A maioria das espécies se abriga sob as folhas quando chove. Muitas vezes, eles podem detectar a aproximação do clima úmido ou ventoso várias horas antes de sua chegada (detectando mudanças na umidade e na pressão do ar) e abrigando-se bem antes das chuvas .

Nem todas as borboletas se abrigam sob as folhas . Alguns , como borboletas pavões, escondem-se em tocas de coelho, enquanto borboletas vírgulas entram em pilhas de troncos ou troncos ocos, e as borboletas dicas de laranja ficam na superfície de uma folha ou em uma cabeça de flor. Borboletas capitães azuis, marrons  descansam abertamente nas ervas em tempo seco, mas a ameaça de chuva os envia para dentro das árvores para se abrigar.

Borboleta na Chuva
Borboleta na Chuva

Por Que Borboletas Migram?

Quando as borboletas apareceram pela primeira vez na Terra, os continentes atuais estavam todos conectados para formar uma massa terrestre gigante. A natureza tenta preencher todos os nichos disponíveis, de modo que as borboletas seriam naturalmente nômades, suas colônias se movendo sazonalmente de uma área para outra em busca de habitats adequados.

À medida que os continentes se separavam, as espécies com voo fraco se tornaram cada vez mais incapazes de atravessar novas barreiras naturais, como oceanos e cadeias de montanhas. Certas espécies, porém, eram mais robustas e conseguiram superar as barreiras. Em algumas espécies, a inclinação para migrar ficou impressa geneticamente e ainda hoje migra – se / quando as condições ambientais forem adequadas.

Por Que Borboletas Esfregam as Asas?

As faixas de cabelo geralmente têm um padrão de linhas ou listras nas asas inferiores. Estes, em combinação com ocelli (marcas de olhos falsos) e caudas curtas (antenas falsas), agem para desviar a atenção da cabeça e na direção da borda externa das patas traseiras. Ao oscilar as asas, as caudas são feitas para balançar como antenas, aumentando ainda mais a ilusão de que a borboleta está “de costas para a frente ” . Os pássaros atacantes sempre apontam para a cabeça de uma borboleta, mas são levados a mirar na cauda. A borboleta é, portanto, capaz de escapar ileso da direção oposta.

Borboleta Preta e Laranja na Flor
Borboleta Preta e Laranja na Flor

Outra razão para o fricção das asas é que algumas espécies masculinos têm manchas de escamas especializadas nas asas – ‘ androconia ‘ , localizadas em seus membros superiores. Os sacos na base dessas escalas contêm feromônios. Esfregar as asas ajuda a disseminar os feromônios, que atraem as fêmeas e as induzem a acasalar.

Por Que Borboletas se Aquecem Com as Asas Entre Abertas

Essa atividade é chamada de frade de reflexão. As borboletas com asas escuras geralmente as abrem totalmente quando se aquecem, para expor a área máxima aos raios do sol, permitindo que se aqueçam rapidamente e ganhem energia. Brancos, azuis e cobres têm superfícies de asas que refletem, em vez de absorver energia solar. Consequentemente, eles se aquecer com suas asas meio abertas, de modo que o calor produzido pela luz solar que cai no escuro tórax está contido dentro da ‘gaiola’ das asas semi-aberto, ao invés de serem dispersos na brisa.

Veja também

Alimentação da Mariposa: O Que Elas Comem?

As mariposas são insetos voadores muito semelhantes às borboletas. Como todos os insetos, o corpo …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *