Home / Animais / Besouro Venenoso: Características, Nome Cientifico E Fotos

Besouro Venenoso: Características, Nome Cientifico E Fotos

Os besouros são insetos muito comuns que estão por toda parte. Diferente de outros insetos, eles possuem 2 pares de asas, um mais grosso e endurecido que se chama élitro e outro mais frágeis, que ficam embaixo do élitro e são usadas para voar.

Apesar de estar inserido no nosso meio e ser considerado um animal que não traz perigo, o que muitos não sabem é que existem espécies de besouros que podem picar os humanos e, recentemente, foi descoberta uma espécie, bem rara inclusive, que é venenosa e nociva aos seres humanos. E é sobre ela que vamos falar agora. Acompanhe.

Características Do Besouro Venenoso

Comumente, os besouros são considerados insetos extremamente inofensivos para as pessoas. Porém, um único membro dessa família, com mais de 250 mil espécies, pode acabar com essa reputação.

A espécie que possui veneno foi identificada a pouco tempo, por isso não há muitos estudos sobre esse animal. Seu nome cientifico é Onychocerus albitarsis, trata se de um inseto da família cerambycidae, da ordem Coleoptera. É um inseto neotropical e vivem nas florestas subtropicais úmidas e tropicais na América do Sul, nos países de Brasil, Paraguai, Peru e Bolívia.

A espécie recebeu o nome de besouro escorpião e trata-se de um escaravelho de corpo peludo, em tons de branco, preto, castanho avermelhado e marrom que mede cerca de 2 cm de comprimento.

Ele possui duas antenas, que possuem ferrão nas pontas e nas quais fica o veneno que o animal usa quando se sente ameaçado. Seu veneno é extremamente nocivo e causa muita dor. Essa espécie de besouro foi descrita pela primeira vez em 1859, por Francis Pascoe e é o único besouro venenoso já identificado.Suas antenas evoluíram ao longo do tempo, para ficarem parecidas com a cauda do escorpião, por isso seu nome popular ficou como besouro escorpião.

Casos Registrados De Pessoas Picadas

Até 2018 só se sabia de casos onde pessoas foram picadas pelo besouro escorpião, no Peru. Porém, no fim do ano passado foram feitos relatos de pessoas que sofreram esse incidente no interior de São Paulo. Inclusive, não se via esse inseto na região, visto que aqui no Brasil viviam exclusivamente na Amazônia e na Mata Atlântica.

Em São Paulo, os incidentes foram registrados em Boituva e Botucatu, onde dois moradores de área rural foram picados pelo besouro escorpião. A primeira vítima foi uma mulher. Ela disse que sentiu uma dor repentina e forte e que desenvolveu alergia, a qual durou cerca de um dia (24 horas). No segundo caso, a vítima foi um homem, que também falou que sentiu dor e teve alergia, porém esta durou uma hora, apenas.

Ambas as vítimas tinham faixa etária de 30 anos. E segundo um pesquisador da Unesp, tais diferenças da duração dos sintomas faz entender que o veneno age de formas diferentes entre homens e mulheres.

Estudos Sobre O Besouro Escorpião

Essa grande diferença nos casos relatados é bastante curiosa, tanto que o pesquisador do Instituto de Biociência da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Antônio Lucas Sforcin Amaral, está estudando mais a composição das toxinas presentes no animal a fim de entender melhor como afeta os seres humanos.

De qualquer modo, a picada do besouro escorpião não é mortal, porém causa vermelhidão, dor forte e coceira. A existência dessa espécie de besouro peçonhento é surpreendente nas perspectivas biológicas.

Além disso, sua existência abre margem para buscar entender como o animal desenvolveu essas toxinas nas antenas, visto que não é nada comum. Também torna possível o estudo e a busca para encontrar formas de tratamento para a picada futuramente.

Besouro Venenoso Fotografado de Perto em Cima de um Pano
Besouro Venenoso Fotografado de Perto em Cima de um Pano

O zoólogo e pesquisador Antonio Amaral também publicou, no ano passado, um artigo cientifico sobre os casos das picadas do besouro escorpião no Brasil. A publicação foi feita no The Journal of Clinical Toxicology.

Cuidados

É importante salientar que apesar de venenoso, o besouro escorpião não oferece risco de vida para suas vítimas, pois sua picada não é letal. O principal risco é o da alergia, a qual pode se manifestar de formas diferentes entre as pessoas.

De qualquer modo, é preciso tomar cuidado, principalmente nas áreas rurais, visto que os casos registrados ocorreram no campo. Caso se depare com um besouro escorpião, o ideal é manter distância. E caso perceba algum sintoma, dirigir-se ao médico mais próximo fará com que este consiga lhe ajudar.

Veja também

Filhotes de Airedale Terrier

Criação de Filhotes de Airedale Terrier

Se você está considerando a possibilidade de criar filhotes de Airedale Terrier, saiba que está …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *