Home / Animais / Baleia Franca Austral: Características, Peso, Tamanho e Fotos

Baleia Franca Austral: Características, Peso, Tamanho e Fotos

As baleias francas do sul são um membro da família das baleias de barbatana, vivem nos mares do sul e sub-antártico, exceto durante a época de reprodução no inverno. Durante esse período, as baleias migram para as partes do sul da América do Sul, África e Austrália, onde há águas temperadas mais quentes. Elas vivem em oceanos e águas costeiras.

Características da Baleia Franca Austral

As Baleias Francas Austrais são diferentes porque são skimmers – nadam através das nuvens de krill com as bocas abertas, removendo o krill da água à medida que passam e depois as recolhem através de placas especializadas em suas bocas conhecidas como “baleens”. O krill fica preso dentro da barbatana e depois é engolido, também comem pequenos plânctons, incluindo copépodes e crustáceos larvários pelágicos.

Comportamento

Quando esses animais marinhos interagem com seres humanos e outros animais, eles parecem estar cientes de seu tamanho comparativamente grande e refletem sobre isso, pois limitam seu comportamento ativo em torno de humanos e pequenos animais marinhos para não prejudicá-los. Por exemplo, quando um humano nada ao lado de uma baleia franca, eles farão um esforço para não fazer algo que possa causar danos.

As baleias francas do sul são bastante curiosas e brincalhonas quando se trata de seres humanos. Eles são conhecidos por tentar dar passeios de barco e caiaque nas costas. Eles também são conhecidos por interagirem alegremente com golfinhos e baleias jubarte. As baleias-francas-do-sul formam grupos de até 12 indivíduos, embora sejam mais tipicamente encontrados em grupos de dois ou três, exceto em áreas de alimentação.

Apesar de serem nadadoras lentas, As baleias francas do sul são animais bem lentos, nadando em torno de 5 km por hora em média,  estas baleias são altamente acrobáticas, levantando as cabeças fora d’água’ inclinando-se verticalmente enquanto  agitam  as nadadeiras e batem na superfície da água, repetindo o movimento várias vezes uma após a outra: viram no ar e caem de costas na água.

Estes, chamados “saltos mortais”,  pode ser usada para desalojar parasitas de seus corpos, mas também é uma forma de exibição durante o acasalamento. As Baleias Francas do Sul, às vezes, colocam suas barbatanas no ar e as deixam lá, deixando o vento empurrá-las. Isso é conhecido como “velejar” e parece ser feito por diversão. Eles também costumam vocalizar vários sinais sonoros quando estão em locais de reprodução.

Por causa de suas camadas espessas de baleia, as Baleias Francas do Sul não conseguem entrar em águas tropicais – elas não conseguem dissipar calor rápido o suficiente.

Reprodução

As fêmeas da Baleia Franca Meridional tornam-se sexualmente maduras por volta dos 9 anos de idade. Elas darão à luz a cada 3 a 4 anos. A época de reprodução dura de meados de julho a agosto. A fêmea ficará cercada por machos amorosos. Ela rolará de costas para manter seus genitais fora da água e fora do alcance dos machos até que esteja pronta. Isso nem sempre é tão bem-sucedido, já que o pênis do macho tem quase 4 mts. de comprimento e é manobrável.

Os machos, apesar de não lutarem completamente, empurram e empurram um ao outro para obter acesso à fêmea. Quando ela estiver pronta, a fêmea dará acesso a múltiplos machos. Os machos produzem um galão de esperma – o suficiente para eliminar o dos machos precedentes . As baleias francas do sul praticam a poligamia, com fêmeas tendo até 7 parceiros. Os machos normalmente não lutam ou mostram ciúmes em relação ao acasalamento.

Baleia Franca Austral - Reprodução
Baleia Franca Austral – Reprodução

O período de gestação é de 11 a 12 meses. As fêmeas grávidas duram quatro meses durante o inverno sem comer e têm um único bezerro de até 1.500 kg. As baleias fêmeas alimentam e alimentam seus filhotes no raso, bem protegidos dos grandes tubarões e orcas brancos. Depois de um ano, os bezerros são desmamados e atingem a maturidade sexual entre os nove e os dez anos de idade.

Acredita-se que as baleias-francas-austrais vivam uma média de 50 anos na natureza, mas os dados são escassos e há exemplos de espécies semelhantes de baleias que vivem mais de 100 anos. Existem cerca de 10.000 baleias francas do mundo em todo o mundo.

Descrição

As baleias francas do sul são grandes baleias encorpadas. Eles são fáceis de identificar, pois têm uma cor escura uniforme, com excrescências brancas de pele dura (calosidade) e perto de suas cabeças, o que pode até distinguir os indivíduos.  Seu corpo é rotundo e sua cabeça é muito grande, sendo um terço de seu comprimento total. A baleia franca do sul carece de uma barbatana dorsal e uma garganta sulcada, o que é incomum para os baleens. Suas nadadeiras são largas e curtas, e o orifício de sopro é em forma de V.  . Os testículos das Baleias Francas Austrais são os maiores do mundo, pesando até 500 kg. cada.

Ameaças

Sabe-se que as baleias-francas-austrais são atacadas por algas marinhas na costa da Patagônia. As gaivotas causam quantidades surpreendentes de dano com seus bicos, deixando grandes feridas na pele das baleias. Além das lesões, as baleias passam mais tempo fugindo das gaivotas, o que significa que elas têm menos tempo para alimentar seus filhotes.   Os bezerros do sul da Baleia Franca também são vulneráveis ​​às baleias assassinas e aos grandes tubarões-brancos.

As baleias francas do sul, juntamente com outras baleias francas, são o tipo mais raro de grandes baleias do mundo. Seus números foram severamente esgotados pela caça às baleias. As baleias francas receberam esse nome durante o boom da caça às baleias porque eram as “baleias direitas” para caçar por causa de seu alto teor de óleo e sua carne.

As principais ameaças a essas baleias incluem colisões com grandes navios ou navios em áreas altamente comerciais, poluição química que pode afetar a saúde da baleia ou seu suprimento alimentar, construções aquáticas como esgoto, refinarias de petróleo oceânicas e mineração aquáticas que podem afetar negativamente o ambiente e ecossistema da baleia, e muitas outras questões, incluindo o aquecimento global e as mudanças agrícolas.

Tamanho

As baleias francas do sul atingem comprimentos entre 11 e 18 mts. Um bezerro recém-nascido tem cerca de 5,5 m de comprimento.

Peso

Dependendo do sexo, habitat e disponibilidade de alimentos, os adultos das baleias francas do sul podem pesar entre 30 e 80 toneladas.

Veja também

Locomoção da Galinha: Como Funciona Seu Sistema Locomotivo?

Para qualquer pessoa interessada em criar galinhas, uma compreensão do sistema muscular aviário delas (particularmente …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *