Home / Animais / Aruanã-Prateado: Características, Nome Cientifico E Fotos

Aruanã-Prateado: Características, Nome Cientifico E Fotos

Os peixes ornamentais são muito procurados por aquaristas de todo o mundo. Ao escolher um, são analisados, tamanho, cor, beleza e muitas outras características. O aruanã prateado é uma das espécies escolhidas para ser criado em aquários, principalmente devido a seu tamanho e sociabilidade, se tornando um pet fish. A seguir vamos falar um pouco mais sobre ele. Acompanhe.

Aruanã-Prateado
Aruanã-Prateado

Peixes: Origem E Importância

Os peixes existem a aproximadamente 510 milhões de anos. Desde sua origem, os peixes vêm evoluindo e modificando seus corpos. Eles estão presentes em todos os ecossistemas, seja na agua doce ou salgada, no fundo do mar ou na beira das praias.

Os peixes são, também, muito importantes para a população mundial, servindo principalmente de alimento, além de serem usados como animais de estimação e também para prática de pesca esportiva. Eles também serviram e ainda servem como inspiração para culturas, em criação de filmes e artes, além de ser um símbolo religioso em algumas religiões.

Apesar da boa fama, existem espécies nocivas ao ser humano, como é o caso do peixe escorpião, que possui espinhos venenosos. Além disso, várias espécies de tubarão podem atacar o homem, sendo uma ameaça. Entretanto, o homem também pode ser uma ameaça a esses animais, pois polui os rios e mares, além da pesca excessiva estar presente em várias regiões do mundo.

Características e Habitat Do Peixe Aruanã Prateado

Aruanã vem do tupi antigo e quer dizer hábil e jeitoso. Os peixes aruanãs são da família Osteoglossidae, que possui varias espécies.

O aruanã prateado, de nome científico Osteoglossum bicirrhosum, é um dos peixes de aquário mais procurados por aquaristas jumbo do mundo todo. Jumbo é uma modalidade de aquaristas que se dedicam a peixes de grande porte que, quando adultos, chegam a medir mais de 20 centímetros de comprimento.

Essa modalidade exige uma estrutura de aquário maior, pois os peixes são grandes e exigem mais espaços. No caso do aruanã prateado, ele pode chegar a medir 90 centímetros, mas em média ficam nos 60 centímetros, o que já é um bom tamanho. Assim, o aquário deve ter um bom espaço, que seja suficiente para que o peixe viva bem. É recomendado que sejam utilizados aquários com mais de 700 litros, além de tomar cuidado com a largura e o comprimento dos tanques, devido ao espaço que o animal ocupa.

Aruanã-Prateado no Aquário
Aruanã-Prateado no Aquário

O aruanã prateado é um animal que pode conviver com outros peixes tranquilamente, pois é bastante pacífico. Porém, ao escolher peixes para deixar no aquário com ele, os mesmos também devem ser pacíficos e não muito pequenos, pois o aruanã pode achar que é comida. Outro detalhe do aruanã é que ele é um ótimo saltador, assim, no aquário, deve haver uma tampa para evitar que o peixe salte fora da água e se machuque.

Esse peixe é de coloração cinzenta prateada nas costas, seu abdome é amarelado e a boca possui a fenda obliqua. Ele possui dois curtos barbilhões e suas escamas são bem grandes e prateadas. Seu corpo é comprido e alongado e sua boca é grande e volvida para cima.

Aruanã prateado é uma espécie nativa da América do Sul e vive na bacia do rio Amazonas, Oiapoque e de Rupununi. Ele pode ser encontrado no Peru, na Colômbia, No Equador, Guiana e Guiana Francesa e também no Brasil. Por nadar próximo da superfície, ele pode ser visto facilmente perto da vegetação aquática a espera de uma presa.

Espécies de Aruanã

O aruanã prateado é uma das espécies da família Osteoglossidae. Além dele, existem várias outras espécies:

  • Aruanã Negro
    Aruanã Negro
    Aruanã Negro
  • Aruanã Pintado
  • Aruanã Pérola
  • Aruanã Dourado

De acordo com alguns estudos, a linhagem desse peixe diverge cerca de 220 milhões de anos atrás.

Alimentação Do Aruanã

Os aruanãs comem de tudo, sendo essencialmente insetívoros e carnívoros. Devido a saltar para pegar suas presas, aruanãs receberam o apelido de “macacos d’água”. No seu habitat natural, os itens alimentares são muitos, como:

  • Insetos
  • Ovos
  • Invertebrados aquáticos e terrestres
  • Morcegos
  • Cobras
  • Lagartos
  • Camarões
  • Aves
  • Crustáceos
  • Peixes
  • Animais que flutuam na superfície da água
  • Animais que voam próximo da superfície da água
    Aruanã Pintado
    Aruanã Pintado

Quando criados em cativeiro, podem ser alimentados com insetos, filé de peixe e de frango, ração, coração de boi, alimentos vivos como peixes, camundongos e aves. Esse peixe ainda consegue se adaptar em ambientes com baixo nível de oxigênio.

Reprodução

A espécie é ovípara e seus ovos ficam encubados na boca do macho, o que requer muita cautela e manuseio rápido, pois sua boca é cheia de dentes cortantes. Na época de reprodução, o macho corteja a fêmea e se move próximo dela. Se a fêmea aceitar a aproximação, então eles começam a nadar em círculos, onde a fêmea vai liberando os ovos no substrato e o macho vai fertilizando os mesmos e depois guarda-os em sua boca, carregando-os por algumas semanas.

A espécie apresenta um dimorfismo sexual muito pequeno, quase imperceptível. O que se pode observar é que as fêmeas adultas possuem um corpo mais arredondado e sua nadadeira é mais curta.

Filhote de Aruanã
Filhote de Aruanã

Curiosidades

  • Aruanãs convivem em lagos mais rasos e a floresta alagada, durante as cheias
  • Podem ser observados nadando em pares na época de reprodução
  • Seus barbilhões são bastante sensíveis, sendo um dos sentidos mais aguçados do animal, além da visão
  • Existe uma modificação desta espécie, conhecido como Aruanã Platina
  • Sua alimentação deve ser variada
  • É considerado o “rei dos aquários” por muitos, além de ser considerado símbolo do aquarismo jumbo
  • Alguns peixes dessa espécie já chegaram a medir mais de um metro de comprimento
  • Quando comercializados para criação em aquário, são vendidos ainda bem pequenos, sendo animais muito delicados, que requerem muito cuidado
  • Quando pequenos, devem ser criados em um aquário pequeno, com muita comida e com um compressor de ar

Veja também

Meu Cachorro Está Estranhando Todo Mundo. E Agora?

Os cachorros ganharam enorme importância na vida das famílias brasileiras. Esses animais se tornaram tão …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *