Home / Animais / Aranha De Prata É Venenosa? Características E Nome Científico

Aranha De Prata É Venenosa? Características E Nome Científico

As aranhas estão presentes em todos os locais do mundo praticamente, incluindo nas nossas próprias casas. Quando pensamos nesse animal, logo sentimos arrepios e um medo de elas serem perigosas e fatais. Entretanto, o que muitos não sabem é que apenas algumas poucas espécies de aranhas realmente apresentam perigo de verdade. A maioria pode ser deixada quieta na dele que irão fazer o trabalho duro de acabar com os insetos e manter o equilíbrio.

Como falamos, existe uma enorme variedade de aranhas pelo mundo, principalmente aqui, devido ao clima tropical e quente. No post de hoje iremos falar sobre uma aranha que é inclusive encontrada no Brasil, a aranha de prata. Falaremos um pouco mais sobre suas características gerais, mostraremos seu nome científico e explicaremos se ela é ou não venenosa para nós. Continue lendo para aprender mais sobre essa fascinante aranha!

Nome Científico E Classificação Científica Da Aranha De Prata

O nome científico de um animal ou planta tem a ver com uma forma que os cientistas encontraram para identificar determinado grupo no qual o ser vivo pertence. No caso da aranha de prata, esse nome é seu nome popular, uma forma mais fácil de dizer e identificar o animal. Mas seu nome científico é Argiope argentata. Argiope vem do gênero que ela faz parte, e o argentata a espécie em si.

Quando nos referimos à classificação científica, é em relação aos grupos que vão dos mais gerais até os mais específicos em que determinados organismos estão inseridos. Veja a seguir a classificação científica da aranha de prata:

  • Reino: Animalia (animal);
  • Filo: Arthropoda (artrópode);
  • Classe: Arachnida (aracnídea);
  • Ordem: Araneae;
  • Família: Araneidae;
  • Gênero: Argiope;
  • Espécie, nome binominal, nome científico: Argiope argentata.

Características Gerais Da Aranha De Prata

A aranha de prata faz parte da família dos aracnídeos, e é uma aranha que apresenta quatro cores: amarelo, branco, preto e, claro, o prata. Essa espécie costuma viver em teias geométricas no qual elas constroem entre folhas e galhos, garantindo uma característica única em relação a sua teia, que é a formação de uma estrutura de zigue zague. Essa aranha também é conhecida pelo nome aranha dos jardins, pois é onde é mais encontrada.

A fêmea é bem maior do que o macho, e isso influencia muito no comportamento desses animais. A diferença é tão grande, que olhando podemos achar que o macho é um dos filhotes da fêmea. Quando o macho chega perto, a fêmea ergue sua teia como uma forma de indicar que ele se retire imediatamente. Quando o macho consegue se aproximar da fêmea e acasalar, logo após a fecundação, ela pica-o e o envolve em seda, como se estivesse lidando com qualquer outro tipo de presa que entrasse em sua teia. Depois, ela leva o macho até uma parte da teia para se alimentar dele. Chamada de então uma das viúvas negras. Depois disso, ela gera e carrega os filhotes da fecundação para a continuidade de sua espécie. Ela os divide em casulos, no qual cada um deles contém em torno de 100 filhotes. Para proteger esses casulos, ela constrói uma teia diferente das outras, com o formato quadrado.

Aranha De Prata Andando na Teia
Aranha De Prata Andando na Teia

É uma aranha muito bela, e que pode facilmente ser encontrada em jardins. Apesar disso, é muito mansa na maioria dos casos. O macho tem a coloração marrom claro com duas faixas mais escuras longitudinais em seu abdômen. Seu tempo de vida é bem curto, como a de uma grande parte das aranhas. O máximo que normalmente elas chegam é de dois anos de vida. Em relação a sua teia, é comum chamar a aranha de prata de aranha X, devido ao fato de que elas ficam no meio de suas teias, e suas patas ficam em um formato de X, cruzadas.

Essas teias normalmente são feitas em lugares não muito altos, sempre próximas do solo, facilitando assim que elas consigam capturar insetos saltadores. Mas são encontradas em vários outros locais também. Lembre-se que entulhos, mato grande e semelhantes costumam ser um ótimo atrativo para insetos, e consequentemente para aranhas e outros animais que podem ser incômodos para você.

A Aranha De Prata É Perigosa?

Para nós humanos, a resposta é não. Apesar de parecer um pouco perigosa, seu veneno não é prejudicial para nós. A peçonhenta não é potente o suficiente para fazer mal a animais maiores que pássaros de porte médio, mas para os pequenos, especialmente os insetos, é completamente fatal. Se for picada por uma aranha de prata, é normal que fique vermelho e um pouco inchado, mas nada demais.

Caso não tenha certeza se a aranha que te picou é uma de prata, o mais indicado é visitar um médico levando a aranha junto com você, para que possa haver o identificamento da mesma e descobrir se não é outra que possa ser perigosa para você e seu bem estar. Por isso, não é preciso simplesmente chegar matando a aranha que você viu no seu jardim, ela pode estar ali simplesmente na dela comendo os machos de sua espécie e os insetos que tanto nos incomoda.

Esperamos que o post tenha te ajudado a entender um pouco mais sobre a aranha de prata, suas características gerais, seu nome científico e responder sua pergunta de se ela é venenosa e perigosa para nós ou não. Não esqueça de deixar seu comentário nos contando o que achou e também deixar suas dúvidas. Ficaremos felizes em ajuda-los. Você pode ler mais sobre aranhas e outros assuntos de biologia aqui no site!

Veja também

Gato Garfield

Qual é a Raça de Garfield? Tem uma Raça Específica de Gato?

Quem é fã dos desenhos animados e de tirinhas já deve conhecer um gatinho muito …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *