Home / Animais / Aranha Amarela é Venenosa? Características e Nome Científico

Aranha Amarela é Venenosa? Características e Nome Científico

Uma possível aranha amarela que pode ser encontrada em algumas regiões brasileiras é conhecida como aranha caranguejo. Embora existam muitas outras aranhas que possam possuir a cor predominante amarela, vamos nos limitar apenas a essa espécie em nosso artigo.

Aranha Amarela: Características e Nome Científico

Seu nome científico é misumena vatia e é uma espécie de aranha caranguejo com distribuição holártica. Portanto, não é natural sua existência em regiões brasileiras, mas foi introduzida aqui. Na América do Norte, onde é predominante, é conhecida como aranha flor, ou aranha caranguejo da flor, uma aranha caçadora comumente encontrada em solidagos (plantas) no outono. Os machos jovens no início do verão podem ser bastante pequenos e facilmente negligenciados, mas as fêmeas podem crescer até 10 mm (excluindo as pernas) com machos atingindo a metade do tamanho delas.

Essas aranhas podem ser amarelas ou brancas, dependendo da flor em que estão caçando. Especialmente as fêmeas mais jovens, que podem caçar em uma variedade de flores, como margaridas e girassóis, podem mudar de cor à vontade. As fêmeas mais velhas requerem grandes quantidades de presas relativamente grandes para produzir a melhor quantidade possível de ovos.

Elas são, entretanto, na América do Norte, mais comumente encontrados em solidagos, uma flor amarela brilhante que atrai um grande número de insetos, especialmente no outono. Muitas vezes é muito difícil até mesmo para um humano reconhecer uma dessas aranhas em uma flor amarela. Essas aranhas são às vezes chamadas de aranhas de banana por causa de sua cor amarela marcante.

Aranha Amarela é Venenosa?

A aranha amarela misumena vatia pertence a família de aranhas caranguejos chamada thomisidae. É dado a elas o nome aranha caranguejo porque elas têm pernas anteriores I e II mais fortes e mais longas que as posteriores III e IV e direcionadas lateralmente. Em vez do andar normal posterior-anterior, elas adotam um movimento essencialmente lateral, semelhante à caranguejos.

Como qualquer picada de aracnídeo, as picadas de aranha-do-caranguejo deixam duas feridas perfurantes, produzidas pelas presas ocas usadas para injetar veneno em suas presas. No entanto, as aranhas do caranguejo são aranhas muito tímidas e não agressivas que fogem dos predadores, se possível, em vez de ficar em pé e lutar.

As aranhas caranguejo são equipadas com veneno poderoso o suficiente para matar presas muito maiores do que elas mesmas. Seu veneno não é perigoso para os seres humanos porque geralmente são pequenas demais para que suas mordidas quebrem a pele, mas as picadas de aranha caranguejo podem ser dolorosas.

A maioria das aranhas caranguejo da família thomisidae tem partes bucais muito pequenas para perfurar a pele humana. Outras aranhas também chamadas de aranhas caranguejos não pertencem a família thomisidae e geralmente são maiores como aquela chamada aranha caranguejeira gigante (heteropoda maxima), que é grande o suficiente para morder pessoas com sucesso, normalmente causa apenas dor e sem efeitos colaterais duradouros.

Mudança de Cor

Essas aranhas amarelas mudam de cor secretando um pigmento amarelo líquido na camada externa do corpo. Em uma base branca, esse pigmento é transportado para as camadas inferiores, de modo que as glândulas internas, cheias de guanina branca, se tornam visíveis. A semelhança de cores entre a aranha e a flor é bem combinada com uma flor branca, em particular o temulum de chaerophyllum, comparado a uma flor amarela baseada nas funções de refletância espectral.

Se a aranha permanecer mais tempo em uma planta branca, o pigmento amarelo é freqüentemente excretado. Ele levará a aranha muito mais tempo para mudar para amarelo, porque ela terá que produzir o pigmento amarelo primeiro. A mudança de cor é induzida por feedback visual; Descobriu-se que aranhas com olhos pintados perderam essa habilidade. A mudança de cor de branco para amarelo leva entre 10 e 25 dias, o inverso cerca de seis dias. Os pigmentos amarelos foram identificados como quinurenina e hidroxiquinurenina.

Reprodução de Aranha Amarela

Os machos muito menores correm de flor em flor em busca de fêmeas e muitas vezes são vistos perdendo uma ou mais de suas pernas. Isso pode ser devido a acidentes por predadores como pássaros ou ao lutar com outros machos. Quando um macho encontra uma fêmea, ele sobe por cima de sua cabeça sobre seu opistossoma na parte inferior, onde ele insere seus pedipalpos para inseminá-la.

Os jovens atingem um tamanho de cerca de 5 mm no outono e passam o inverno no chão. Eles mudam pela última vez no verão do ano seguinte. Porque misumena vatia emprega camuflagem, é capaz de concentrar mais energia no crescimento e na reprodução do que encontrar comida e escapar de predadores.

Misumena Vatia Reprodução

Como em muitas espécies de thomisidae, existe uma correlação positiva entre o peso das fêmeas e o tamanho da ninhada, ou fecundidade. A seleção para maior tamanho de corpo feminino aumenta o sucesso reprodutivo. As fêmeas de misumena vatia têm aproximadamente o dobro do tamanho de suas contrapartes masculinas. Em alguns casos, a diferença é extrema; em média, as fêmeas são cerca de 60 vezes mais massivas que os machos.

Comportamento da Família

Os thomisidae não constroem teias para prender as presas, embora todas elas produzam seda para linhas de gota e diversos fins reprodutivos; alguns são caçadores errantes e os mais conhecidos são predadores de emboscada, como as aranhas amarelas. Algumas espécies se sentam sobre ou ao lado de flores ou frutas, onde pegam insetos visitantes. Indivíduos de algumas espécies, como a aranha amarela, são capazes de mudar de cor durante um período de alguns dias, para combinar com a flor em que estão sentados.

Algumas espécies frequentam posições promissoras entre folhas ou cascas, onde esperam por presas, e algumas delas ficam a céu aberto, onde são imitadores surpreendentemente bons de excrementos de pássaros. Outras espécies de aranhas caranguejos da família, com corpos achatados, ou caçam nas fendas de troncos de árvores ou sob casca solta, ou abrigam-se sob tais fendas durante o dia, e saem à noite para caçar. Os membros do gênero xysticus caçam no lixo das folhas no chão. Em cada caso, as aranhas caranguejo usam suas poderosas patas dianteiras para agarrar e segurar a presa enquanto a paralisam com uma mordida venenosa.

A família de aranhas aphantochilidae foi incorporada aos thomisidae no final da década de 1980. As espécies de aphantochilus imitam as formigas cephalotes, das quais elas são presas. As aranhas de thomisidae não são conhecidas por serem prejudiciais aos seres humanos. No entanto, as aranhas de um gênero não relacionado, sicarius, que às vezes são chamadas de “aranhas caranguejos”, ou “aranhas caranguejos de seis olhos”, são primos próximos das aranhas reclusas e são altamente venenosas, embora as mordidas em humanos sejam raras.

Veja também

Galinha Modern Game: Características, Ovos, Como Criar e Fotos

Não, não estamos falando de um joguinho de vídeo game, e nem de algum novo …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *