Home / Animais / Alimentação do Porco: O Que Eles Comem?

Alimentação do Porco: O Que Eles Comem?

Às vezes, temos algumas ideias equivocadas sobre determinados assuntos. Por exemplo: é comum imaginarmos que porcos são sujos e que comem “lixo”, o que não é bem verdade.

Mas, afinal, de quê esses suínos se alimentam, afinal de contas?

O Que os Porcos Comem?

Pra quem não sabe, os porcos, assim como nós, seres humanos, são onívoros. Ou seja, comem qualquer coisa que seja de origem animal ou vegetal. Porém, a fama de “comerem mal” é só fama, mesmo, apesar de que, às vezes, quando a situação é ruim, chegam a comer de tudo (até mesmo comida estragada).

No entanto, até esses suínos sabem apreciar um bom prato, principalmente, quando é fresco e bem nutritivo. Nesse sentido, são animais até bem educados, comendo devagar, e saboreando toda a sua refeição com gosto. Podemos citar como alguns dos seus alimentos preferidos: grama, raízes, frutas e sementes. Porém, eles podem se adaptar fácil a qualquer situação, podendo comer até mesmo pequenos répteis.

Mas, por que os porcos conseguem comer comida podre sem passarem mal? A resposta é bem simples: eles podem passar mal com comida estragada, sim. O organismo deles não é de “ferro”, como muitos pensam. Até porque, ao ingerir esse tipo de comida, o animal pode contrair verminoses, e outras doenças, e até mesmo morrer.

Por sinal, em muitas criações de porcos por aí ainda é muito comum que as pessoas alimentem esses animais com restos de comida misturados e fervidos (a famosa “lavagem”, sabe?). Apesar do aspecto pouco convidativo, esse não é um tipo de alimento estragado, é bom ressaltar. Portanto, não é como se o porco ingerisse comida podre, mesmo que esses restos fiquem um pouco azedos em decorrência da fermentação.

No entanto, essa “lavagem” corre o risco de estragar, e aí é que mora o perigo do porco comer algo assim, já que até ele tem um organismo criterioso e que pode sofrer uma infecção ou coisa do tipo. Pode acontecer de, um dia, acontecer desses restos ficarem podres, e aí você vai acabar vendo algo que julgava impossível: um porco rejeitando comida.

Criação de Porcos: Importância de Uma Alimentação Saudável

Por mais que pensemos que os porcos são animais que não gostam de uma alimentação saudável, eles conseguem muitos benefícios com uma comida rica em certos nutrientes, como, por exemplo, as vitaminas. E, isso vale para todas as fases da vida de um porco, em especial, naquele período de “engorda”. Vitaminas A, B e D são as principais que os porcos precisam consumir para serem animais com um organismo forte, livre de doenças e quaisquer outras enfermidades.

Uma boa alimentação que esses animais podem receber é uma que seja à base de milho e soja. Claro, apenas a adição desses dois elementos não garante uma nutrição completa aos porcos, mas, já pode ser um começo promissor. A introdução de um núcleo vitamínico mineral a esses elementos também ajuda bastante no desenvolvimento dos porcos.

Mas, qual a dieta suína adequada? Bem, para ser a mais correta possível, ela deve seguir a seguinte composição: milho (cuja função é energética), farelo de soja (fornecedor de proteínas), e, por fim, microminerais, como Fósforo e Cálcio. As proporções? 75% de milho moído, 21% de farelo de soja e 4% de núcleo vitamínico.

Lembrando que o ideal é que esses materiais sejam misturados para quem fiquem homogêneos. Se a alimentação for de qualidade, cada porco engorda cerca de 800 g por dia. E, de maneira completamente saudável!

Outras Formas de Alimentar um Porco de Maneira Correta

O bom dos porcos é que eles são bastante ecléticos em se tratando de alimentação, então, você pode oferecer algo melhor em termos de comida pra ele, e que não precisa ser uma simples, e potencialmente prejudicial, lavagem.

Por exemplo: existem alguns alimentos com poucas fibras que os porcos adoram. Isso também ajuda o próprio organismo do animal, já que o porco pode gastar mais calorias para digerir alimentos mais fibrosos. Ao passo que o recomendável é dar, junto com alimentos com pouca fibra, comidas mais gordurosas (aves, sebo, gorduras vegetais e misturas de gorduras vegetais e animais).

Leite desnatado e outros laticínios também são ótimos, nesse quesito.

Quer outra dica? Ração de gordura animal desidratada e triturada, com algumas sobras de carne. Você, inclusive, pode deixar a comida um pouco mais apetitosa acrescentando água nela, já que a umidade deixa os alimentos mais suaves.

E, claro, oferecer uma variedade de comida para esses animais é algo sempre bem-vindo.

Sim, Mas, e os Porcos Selvagens? O Que Comem?

Se o assunto são porcos selvagens, tipo o javali ou a queixada, esses animais vão obedecer a ordem natural de sua família, ou seja, serão onívoros por natureza. O javali, por exemplo, passa boa parte do dia fuçando a terra para encontrar o que comer. Possui suas preferências também: raízes, frutos, bolotas, castanhas e sementes. Com certa frequência, invadem terras cultivadas, em busca, especialmente, de plantações de batata e milho.

A queixada, ou porco selvagem, vai nessa mesma linha onívora, comendo raízes, frutas, e, ocasionalmente, alguns pequenos animais. Porém, em certas ocasiões, esse animal pode até mesmo chegar a comer carniça e algumas espécies de aves.

Uma Última Curiosidade Bizarra

Butão é um pequeno país localizado ao sul da Ásia, mais precisamente encravada entre as montanhas do Himalaia. A biodiversidade do lugar é bastante ampla, tendo de montanhas nevadas a planícies subtropicais. Só que, dentre tantas plantas que crescem nos ecossistemas de lá, uma que se destacou por anos foi a cannabis, que teve as suas propriedades alucinógenas ignoradas por um bom tempo no país. E, isso porque a população local simplesmente oferecia essa planta como ração para os seus porcos!

A questão é que, ao mesmo tempo em que alimentava os suínos, a cannabis aumentava consideravelmente seu apetite, o que fazia com que crescessem bem rápido, o que sempre deixava as pessoas dali intrigadas. Como a televisão só chegou ao país há exatamente 20 anos atrás, e, graças a isso, a população finalmente entendeu o que estava oferecendo como ração para os seus porcos!

Esperamos que tenham gostado das informações, e que, agora, possam ver os porcos de outra forma, não mais como seres sujos e fedorentos, e sim, como animais que podem ter um paladar até refinado.

Veja também

Cavalo Marrom de Sela

Como Apertar a Sela do Cavalo? Quais as Partes da Sela?

O cavalo é o animal de montaria mais famoso do mundo, sem dúvidas. Sua proximidade …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *