Home / Animais / Alimentação do Husky Siberiano: O que Eles Comem?

Alimentação do Husky Siberiano: O que Eles Comem?

Por ser um cão de origem selvagem, que se alimentava de caça, antigamente sustentava-se a crença de que o cão Husky Siberiano deveria ser alimentado com carne crua. Entretanto, com o passar do tempo os especialistas descobriram que esta não é a melhor alimentação para o cão, uma vez que não contém os nutrientes necessários para que ele tenha uma boa saúde, como gorduras, fibras e açúcares.

O mito da carne crua caiu por terra, e hoje a alimentação do Husky é escolhida com mais cuidado para que ele tenha vitalidade e saúde. O porte é o primeiro fator a ser considerado na escolha da ração. Deve-se levar em conta a fase da vida de cada animal e suas necessidades nutricionais.

No caso dos machos, o Husky Siberiano pesa entre 20 e 27 quilos e a fêmea geralmente pesa entre 15 e22 quilos, por isso é considerada uma raça de porte médio. Atualmente é indicado para esta raça um alimento que supra as necessidades de animais de porte médio, de acordo com a idade, que contenha a proteína necessária para garantir que garante uma nutrição sadia, e probióticos e prebióticos que cuidam da saúde intestinal, muito delicada nesta raça.

Quando o cão alcançar a idade adulta a ração de filhotes deve ser substituída por outra que seja um alimento completo para esta raça, contendo ômegas 3 e 6, responsáveis por uma pelagem macia e brilhante, apropriada para prover toda a energia que seu cão necessita para suas atividades do dia-a-dia.

Quando alcança sete anos, o Husky Siberiano já é considerado idoso e deve fazer uma transição para uma ração diferenciada, que contenha sulfato de glicosamina e sulfato de condroitina para manter suas articulações saudáveis, vitaminas e nutrientes que precisa para envelhecer tranquilo e saudável.

Qual Ração Comprar?

Ração Para o Husky Siberiano
Ração Para o Husky Siberiano

Atualmente podemos encontrar no mercado rações similares na qualidade, e outras com embalagens atraentes a preços mais acessíveis. Mas é preciso ter cuidado na escolha, pois temos que levar em conta o custo benefício, pois às vezes o barato sai caro, em especial quando se trata da saúde de nosso pet.

A forma considerada mais correta de alimentar o peludo é com rações secas, croquetes e bolinhas, oferecidas em várias formas e sabores, em embalagens pequenas ou grandes, de até 20 quilos. Como vêm prontas para comer, são muito práticas. É só lembrar de colocar água ao lado para o pet saciar sua sede enquanto se alimenta.

Quase todas as marcas de rações oferecem alimentos de dois tipos, a gama standard e a gama premium. A primeira tem o valor mais acessível e é vendida até mesmo em supermercados, mas corre-se o risco de alimentar o cão com ração de baixa qualidade. A segunda só é vendida em clínicas veterinárias ou lojas especializadas.

Especialistas explicam que a ração premium tem valor mais elevado porque é feita com carne fresca, tem alta porcentagem de fibra, suplementos ricos em vitaminas A, C, D, E, K e complexo B e ainda a quantidade ideal de cálcio para cães em fase de crescimento, ou mesmo fêmeas em fase de lactação.

Quando uma ração é balanceada, o animal come quantidades menores, as quais, acompanhadas por água, faz com que as porções aumentem de volume no estômago, quando são hidratadas. Assim o animal come menos e fica saciado de forma saudável, pois consumiu tudo o que necessitava para o seu porte e particularidades.

Entretanto, existem ainda veterinários que indicam carne crua em algumas refeições do Husky, mas essa teoria é abandonada cada vez mais, pois a carne crua pode transmitir doenças. Alguns tutores alimentam o cão com o que sobra de sua própria alimentação, inclusive ossos de outros animais. Outros perdem um tempo precioso cozinhando caprichosamente para o seu cão, que ama como se fosse um filho.

Pratos caprichados, sobras e ossos são muito apreciadas pelo cão, mas não são recomendáveis, devido à delicadeza do aparelho digestivo do Husky. Além do que os ossos podem se transformar em lascas e causar feridas no tubo digestivo, enquanto o tempero pode danificar seu pelo.

Mas se o dono quiser, mesmo, dar um prazer maior ao seu cão, pode cozinhar para ele uma vez por semana, no máximo, desde que escolha alimentos adequados, como carne que não seja de porco, sempre sem osso, ou peixe cozido sem espinhos ou espinha. Ambos podem ser acompanhados por legumes como alface, agrião, nabo e cenoura e até mesmo arroz cozido, sem tempero.

É claro que os mimos não podem faltar, até mesmo como recompensa. Para isso, adquira e ofereça casualmente, biscoitos apropriados para cães, bolacha água e sal, cenoura crua e pedaços de frutas. Tem cachorros que adoram tomates. Outros são loucos por mamão. Só não exagere na frequência e na quantidade para não causar problemas intestinais e de outra natureza.

Escolhendo a Melhor Ração

Com tantas opções que o mercado oferece, fica difícil escolher uma ração que reponha toda a energia que um cão ativo como o Husky necessita.  Assim, especialistas indicam algumas para ajudar você nesta tarefa, de acordo com o porte de seu cão e suas necessidades.

Raçao Biofresh

Raçao Biofresh
Raçao Biofresh
  • É a raça ideal para o tutor que quer propiciar ao seu cão uma ração composta por ingredientes naturais, sem qualquer tipo de conservante.
  • É uma ração Super Premium que possui vitamina A, Ômegas 3 e 6, Biotina e Zinco para manter o pêlo de seu pet sadio, brilhoso e macio.
  • Conta com hexametafostato que ajuda a diminuir a formação de tártaros.
  • Contém Condroitina e Glicosamina, voltada à saúde das articulações de seu cão.
  • Contém Ácido Cítrico e Chá verde, que combatem o envelhecimento precoce.

Ração Guabi Natural Cães Grandes e Gigantes

  • É uma ração Super Premium com ingredientes naturais.
  • Contém 5% de frutas vegetais, 35% de fibras integrais e 65% de proteínas de alta qualidade.

Ração Cibau

Ração Cibau
Ração Cibau
  • É voltada a Huskys que têm estômagos sensíveis, por isso contém Prebióticos e Extrato de Yucca, que diminui o odor e o volume das fezes.
  • É composta por proteína do peixe, contêm Ômegas 3 e 6 que mantém a pelagem e a pele sempre fortes e vitalizadas.

Ração Golden Power Training

Ração Golden Power Training
Ração Golden Power Training
  • Especialmente formulada para cães que praticam atividade física e precisam de mais energia, como o Husky.
  • Contém Condrotina e Glicosamina que atuam na proteção de cartilagens e articulações.
  • Possui L-Cartinina, atua na manutenção do peso, na saúde da musculatura, e no restabelecimento rápido de energia depois do das atividades físicas.

Junte às nossas dicas a opinião do médico veterinário. Ninguém melhor do que ele para saber o que faz bem ao seu peludo!

Veja também

Meu Cachorro Está Estranhando Todo Mundo. E Agora?

Os cachorros ganharam enorme importância na vida das famílias brasileiras. Esses animais se tornaram tão …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *