Home / Animais / Alimentação do Chimpanzé: o que Eles Comem?

Alimentação do Chimpanzé: o que Eles Comem?

Os chimpanzés são animais muito parecidos com os seres humanos. Estudos destacam que o animal é nosso “parente” e podemos ter um ancestral em comum com essa espécie de macaco. Mais de 98% do nosso código genético é semelhante ao dos chimpanzés.

São animais muito inteligente e cheios de habilidades apresentando, um nível de organização e de cultura bem avançadas. Os chimpanzés possuem a capacidade de escolher e de solucionar problemas utilizando a inteligência. Vamos conhecer um pouco mais sobre os hábitos e características desse animal? É só seguir:

Características do Chimpanzé

Eles possuem uma envergadura nos braços e podem chegar a medir até um 1,60 metros. As fêmeas são menores e chegam a atingir 1, 30 metros quando adultas. Já com relação ao peso, os chimpanzés podem alcançar até 80 quilos.

Costumam ter como habitat natural as regiões oeste e central da África, frequentando a faixa que vai do Senegal até a Tanzânia. Preferem florestas chuvosas e áreas mais montanhosas.

Os chipanzés são animais que costumam vier em grupos com ate 15 indivíduos. Pode existir grupos maiores que agregam até 40 macacos, mas no geral, esses grupos são bem instáveis e a única ligação forte entre a comunidade é entre mães e filhos.

Chimpanzé Características

Possuem o costume de passar os ensinamentos para os mais jovens e o indivíduo mais velho do grupo costuma ser bem respeitado por todos. Habitam regiões diversas sem grandes dificuldades e podem realizar comunicação por grunhidos, gestos e gritos.

São animais que gostam de ficar sempre limpos e são muito hábeis com a fabricação e utilização de ferramentas e instrumentos.

De que se Alimentam os Chimpanzés?

É considerado um animal onívoro, ou seja, se alimentam tanto de animais, quanto de vegetais. Seus pratos preferidos são: frutas, folhas, cascas de plantas e sementes. Ainda costumam comer pequenos insetos, mel e alguns animais vertebrados pequenos.

Um ponto interessante sobre a alimentação dos chimpanzés é que eles frequentemente usam ferramentas para auxiliar na sua alimentação. Assim, gravetos e outros utensílios como pedras são utilizados para ajudar na captura do  seu “ lanchinho”.

Com relação à reprodução, os chimpanzés possuem um comportamento bem diversificado. As fêmeas podem acasalar com vários machos , sempre no período do cio. Durante esse período elas apresentam uma protuberância na parte traseira do seu corpo que indica que encontra-se no período de reprodução.

A gestão da mamãe chimpanzé pode durar até 232 dias e dar origem a apenas um filhote. Durante quase três anos, a fêmea amamenta o bebê e aos 4 anos ele já pode ser considerado um animal independente.

No geral, as gestões acontecem de três em três anos e a fêmeas continua ativas sexualmente até quase 40 anos.

Preservação do Chimpanzé

Os chimpanzés são animais considerados vulneráveis em função da caça predatória. Alguns dos indivíduos são usados em zoológicos e laboratórios. Além disso, a destruição de áreas habitadas pelos animais é outro fator que contribui fortemente para o desaparecimento da espécie. Além do homem, leopardos e grandes cobras também costumam caçar os chimpanzés.

É uma espécie que sempre desperta muita curiosidade dos pesquisadores e a cada dia são descobertas novidades sobre a sua forma de vida e a sua relação de proximidade com os seres humanos.

O primeiro estudioso a se interessar pelo assunto foi o professor Wolfgang Köhler que realizou experiências para testar  a inteligência desses macacos. Com os estudos, ele comprovou a potência da memória dos chimpanzés e destacou que a inteligência desse bicho pode ser comparada à inteligência de uma criança de 3 anos.

Para se ter uma ideia, alguns chimpanzés quando treinados podem ser capazes de se comunicar pela língua de sinais. Um dos casos mais incríveis é de um macaco chamado Kanzi que aprendeu a se comunicar com seres humanos. Parece inacreditável, mas o animal foi capaz de usar um teclado de computador para realizar a comunicação com os humanos.

Curiosidades

  • Os chimpanzés têm um talento para a matemática e são capazes de distinguir entre conceitos como “mais do que” e “menos”, assim como organizar objetos de acordo com seu tamanho.
  • São animais que possuem emoções. Podem exprimir nojo, decepção e também consolar uns aos outros em situações tristes. O mais incrível é que os chimpanzés também possuem senso de justiça e procuram realizar a divisão dos seus alimentos de acordo com o “ merecimento” de cada indivíduo.
  • Todos os chimpanzés e bonobos têm consciência de si mesmo. Quando colocado de frente para um espelho conseguem se reconhecer. Esse teste é conhecido como ” teste do espelho”.
Chimpanzés em Bando
  • Você sabia que essa espécie de macaco já foi para o espaço? Eles foram escolhidos para o programa espacial dos EUA e os chimpanzés Ham e Enos voaram para o espaço em 1961 como parte do programa Mercury.
  • Podem utilizar ferramentas de uma maneira incrível. Os chimpanzés conseguem afiam paus e pedras para uso como armas na caça. Existem evidências de que chipanzés construíram lanças de varas em uma região do Senegal. Além disso, eles são capazes de usar duas ferramentas ao mesmo tempo. São bichinhos bem espertinhos, não é verdade?

Classificação

Para encerrar nosso artigo sobre esses surpreendentes animais, preparamos uma lista com a classificação científica do chimpanzé. Confira os principais dados sobre essa espécie a seguir:

Classificação:

Classe: Mammalia

Ordem: Primates

Família: Hominidae

Espécie: P. troglodytes

Qual a curiosidade a respeito dos chimpanzés que você mais gostou?  Não deixe de compartilhar com a gente sua opinião deixando um comentário. Todos os dias o nosso site é atualizado com novas informações e curiosidades sobre plantas, animais e natureza! Fique atento e não deixe de conferir nenhuma delas!

 

Veja também

Filhotes de Airedale Terrier

Criação de Filhotes de Airedale Terrier

Se você está considerando a possibilidade de criar filhotes de Airedale Terrier, saiba que está …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *