Home / Animais / Alimentação do Buldogue: O Que Eles Comem?

Alimentação do Buldogue: O Que Eles Comem?

Os cachorros podem ser de muitas raças e, por isso, há formas diferentes de alimentá-los. Um poodle, por exemplo, não pode receber as mesmas doses de comida de um pastor alemão. Todo esse cenário variante e instável faz com que algumas pessoas alimentem os seus cães de maneira muito equivocada, com a ausência de nutrientes básicos na rotina alimentar do bicho.

Por isso é tão importante saber mais sobre as necessidades de cada animal, levando em conta que as raças são diferenciadas e que nem sempre o alimento mais complexo é o mais adequado. Vale lembrar, ainda, que mais recentemente as pessoas têm optado por fazer a comida dos seus cachorros de estimação.

Para evitar os componentes químicos existentes nas rações compradas em lojas e supermercados, muitos escolher oferecer uma dieta mais natural aos seus amiguinhos. Um bom exemplo disso é o buldogue, seja o buldogue francês ou o buldogue inglês. Esses animais lidam bem com a alimentação natural, embora gostem de comer ração de vez em quando. O ideal é que você seja capaz de equilibrar ambas, mas sempre optando pelas opções que mais fortificam a saúde do seu animal.

Alimentação do Buldogue Francês

O buldogue é um animal que exige alguns cuidados especiais. Assim, como muitas pessoas escolher dar apenas ração ao bicho, antes de tudo é necessário explicar como o animal deve receber essa ração. A quantidade de ração muda de acordo com a idade e o tamanho do seu buldogue, então leia bem a embalagem – geralmente há indicações de porções no lado externo dos produtos.

Em todo caso, o buldogue pode comer três vezes ao dia, sempre em doses suficientes apenas para que o cachorro se satisfaça e não deixe comida para depois. Com o tempo você será capaz de entender melhor a rotina alimentar do seu buldogue francês, o que facilitará todo o processo. Lembre-se de que, até completar 12 meses, o buldogue ainda é um filhote.

Alimentação do Buldogue Francês

Depois desse momento o animal já será um adulto. Ofereça o tipo certo de ração para o seu cachorro. Deixe ainda a água à disposição, pois o buldogue gosta de se refrescar depois da ração. Outra possibilidade é dar legumes, verduras e carnes magras ao seu buldogue francês. O animal costuma receber bem esse tipo de comida, que pode ser misturada ainda à ração. Opte sempre pelas alternativas menos gordurosas e de mais fácil digestão para o buldogue, pois é fundamental não sobrecarregar o organismo do animal.

Alimentação do Buldogue Inglês

O buldogue inglês é um animal que possui alimentação muito semelhante àquela do buldogue francês. Em relação à comida natural, o animal pode consumir alimentos ricos em fibras e proteínas boas. Verduras e legumes podem fazer parte da dieta do buldogue, assim como carnes que não possuam tanta gordura. O frango, por exemplo, é uma boa opção para a proteína animal e ainda pode ser digerido de forma fácil pelo organismo do buldogue inglês.

Outra boa alternativa é a cenoura, desejada por muitos exemplares da raça e que costuma fazer muito bem ao buldogue. Não exagere nas doses, pois isso pode incentivar o cachorro a comer mais do que precisa, o que tende a gerar problemas de saúde. A ração deve ser servida sempre aos poucos, se possível em uma xícara pequena.

De 1,5 xícara a 2 xícaras de ração devem ser o bastante para o buldogue inglês a cada nova refeição. Lembre-se também de que a água é essencial para essa raça, assim como é para todas as outras. Então deixe a bebida sempre perto do animal, disponível durante todo o dia. A falta de alimentos pode até ser contornada pelo buldogue, mas a ausência de água em sua dieta é algo que prejudica muito o bom funcionamento do corpo.

Frutas Para o Buldogue

O buldogue, tanto o inglês quanto o francês, gosta bastante dos alimentos naturais. Esses animais costumam comer frutas, verduras e legumes com muita facilidade. Todavia, nem sempre as pessoas sabem ao certo quais alimentos oferecer ao buldogue. Nesse sentido, falando das frutas, o cachorro gosta de comer:

  • Manga;
  • Melão;
  • Maçã;
  • Banana;
  • Pera.
Frutas Para o Buldogue

Por outro lado, algumas frutas não podem fazer parte da dieta do buldogue. Portanto, evite sempre que o animal coma alimentos como:

  • Uva;
  • Abacaxi;
  • Abacate.

Fazendo tudo de forma correta, é provável que o seu buldogue não apresente problemas em relação à alimentação. Vale ressaltar que as frutas proibidas tendem a gerar problemas intestinais ou renais, prejudicando o funcionamento do organismo animal.

Um bom exemplo é a uva, por exemplo, que taca os rins do buldogue de forma muito poderosa. Já as frutas que devem ser oferecidas ao cachorro são as que facilitam o trabalho do corpo, como acontece com a pera. Fonte de vitaminas, como a vitamina A, B2 e C, a pera é muito boa para o buldogue. Outro lado positivo dessa fruta é a sua composição, com cerca de 80% de água ao todo.

Saúde do Buldogue

O buldogue, francês ou inglês, tende a presentar problemas de saúde com incrível facilidade. Isso acontece porque o animal é, na prática, resultado de uma série de experimentos humanos em busca de um cachorro ideal. Com isso, o buldogue passou a ter partes do seu organismo comprometidas facilmente. Uma boa alimentação serve exatamente para evitar essas questões negativas na vida do buldogue, de forma a manter o animal forte e saudável o bastante para seguir brincando e divertindo a todos.

Os problemas de saúde mais comuns do buldogue, assim, variam entre tremores na cabeça, problemas de postura, paralisia renal e dificuldade para respirar. Mesmo que as frutas, verduras e legumes não sejam capazes de fazer milagres, uma boa alimentação, rica em nutrientes, pode aumentar o tempo de vida do buldogue de maneira muito considerável.

Outro ponto importante é que o buldogue deve comer carne, pois a proteína está em todo o corpo desse cão, participando de todas as reações do organismo. Portanto, comer carne é essencial. Apenas trate de escolher as melhores opções de carne para o cachorro, com menos gordura e mais proteína.

Veja também

Marreco de Topete: Características, Classificação Científica e Fotos

Conhecido como Marreco Pom Pom, também podemos ouvir falar no nome Marreco de Topete. É uma …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *