Home / Animais / Akita Tigrado: Prata, Azul, Vermelho, Características e Fotos

Akita Tigrado: Prata, Azul, Vermelho, Características e Fotos

Akita é um cão musculoso e com dupla camada de antiga linhagem japonesa, famoso por sua dignidade, coragem e lealdade. Em sua terra natal, ela é venerada como protetora da família e símbolo de boa saúde, felicidade e vida longa.

Akita – Características e Fotos

Os akitas são cães corpulentos, do tipo spitz, de ossos pesados, de imponente estatura. Pé de 24 a 28 polegadas no ombro, Akitas tem um casaco denso que vem em várias cores, incluindo branco. A cabeça é larga e volumosa, e é equilibrada na traseira por uma cauda cheia e enrolada. As orelhas eretas e os olhos escuros e brilhantes contribuem para uma expressão de alerta, uma característica da raça.

Akitas são cães calados e exigentes. Desconfiados de estranhos e muitas vezes intolerantes a outros animais, os Akitas compartilham de bom grado seu lado bobo e carinhoso com a família e os amigos. Eles prosperam no companheirismo humano. O grande e independente Akita está programado para proteger aqueles que amam. Eles devem ser bem socializados desde o nascimento com pessoas e outros cães.

Os akitas são a entrada do Japão no antigo clã canino de cães do tipo spitz criados em todo o mundo nas latitudes do norte do globo. A raça como a conhecemos foi desenvolvida no início do século 17 na prefeitura de Akita, no norte do Japão. Diz-se que o imperador baniu um nobre rebelde para a prefeitura, a província mais setentrional da ilha de Honshu, onde o nobre recebeu a ordem de viver seus dias como governante provincial.

Acontece que esse aristocrata exilado era um homem ardoroso e encorajava os barões a competir na criação de um cão de caça grande e versátil. Gerações de criação seletiva produziram o Akita, um caçador poderoso, com uma forte ética de trabalho e coração robusto, que trabalhava em bandos em grande escala como o javali, o cervo e o temível urso Yezo.

Possuir Akitas já foi restrito à família imperial e sua corte. Em tempos mais recentes, apenas pessoas comuns em todo o mundo empregaram seus Akitas como guardiões da família de classe mundial.

Cachorro Akita
Cachorro Akita

Os akitas foram durante séculos objeto de mitos e lendas e ocuparam um lugar especial na cultura japonesa. Quando uma criança nasce, os pais geralmente recebem uma estatueta de Akita, significando felicidade e vida longa, de acordo com uma antiga tradição japonesa. Um famoso Akita leal da década de 1920 chamado Hachiko está entre os símbolos mais apreciados do Japão.

Várias vezes durante a longa história do Akita, a raça estava à beira da extinção. Para garantir a sobrevivência de Akita, um clube de raça nacional japonês foi fundado em 1927. Acredita-se a Helen Keller que levou o primeiro Akita aos Estados Unidos, um presente que ela recebeu enquanto visitava o Japão. Akitas pegou na América após a Segunda Guerra Mundial, quando retornando GIs trouxe de volta do Pacífico. A raça entrou no AKC Stud Book em 1972.

O Padrão da Raça

Grande, poderoso, alerta, com muita substância e osso pesado. A cabeça larga, formando um triângulo rombudo, com focinho profundo, olhos pequenos e orelhas eretas levadas para frente em linha com a nuca, é característica da raça. A cauda grande e enrolada, equilibrando a cabeça larga, também é característica da raça.

Descrição de cores: preto,brindle marrom, sobreposição castanha/preta, fulvo, fawn/black overlay, vermelho, sobreposição de vermelho e preto, cobertura prateada/preta, branco, preto tigrado, preto/sobretudo castanho, preto/pêlo fulvo, sobretudo preto e vermelho, sobretudo prateado preto, castanho, fulvo tigrado, brindle Vermelho, prata, brindle de prata e sombreamento branco/vermelho.

Descrição de marcações: máscara negra/marcações brancas, máscara preta e branca/marcas brancas, máscara negra, máscara branca/marcações brancas, máscara acinzentada/prateada, marcações brancas e máscara branca.

Nutrição e Higiene

O Akita deve se dar bem com uma ração de alta qualidade , seja comercialmente fabricada ou preparada em casa, com a supervisão e aprovação de seu veterinário. Qualquer dieta deve ser adequada à idade do cão (filhote, adulto ou sênior). Alguns especialistas em raças recomendam que os Akitas com idade igual ou superior a 7 anos sejam alimentados com uma dieta “leve” ou menos calórica como uma defesa contra o possível aparecimento de doença renal.

Alguns cães são propensos a ficar acima do peso , então observe o consumo de calorias e o nível de peso do seu cão. Trata pode ser uma ajuda importante no treinamento, mas dar muitos pode causar obesidade. Saiba quais alimentos humanos são seguros para cães e quais não são.

Verifique com seu veterinário se você tiver alguma preocupação com o peso ou a dieta do seu cão. Água limpa e fresca deve estar disponível em todos os momentos. É importante lembrar que alguns Akitas podem ser possessivos em alimentos e devemos ter cuidado com a aproximação de outros animais ou crianças.

Os akitas tendem a ser limpos e têm pouco “odor de cãozinho”. Eles não precisam de cuidados extensivos, mas sua pelagem dupla e espessa deve ser escovada pelo menos uma vez por semana para ficar com a melhor aparência.

Embora os akitas só consumam minimamente a maior parte do tempo, esperem que o denso sub-pêlo “assopre” duas vezes por ano, onde ele se espalha tão abundantemente que sai em tufos por toda a casa.

Durante este tempo, ajuda a escovar o cão com mais frequência para se livrar do pêlo morto. As unhas também devem ser aparadas regularmente, pois unhas muito compridas podem causar dor e problemas para o cão. Lembre-se também de escovar os dentes do cão com frequência para garantir a saúde bucal.

O Akita geralmente não é uma raça altamente ativa, mas exige exercícios moderados. Uma corrida ou caminhada rápida pelo quarteirão pelo menos uma vez por dia pode atender às necessidades da maioria das pessoas da raça. Akitas também gostam de jogar energicamente. Akitas são animais de grande porte e, principalmente os machos tendem a ficar bem pesados.

Mas com exercícios diários suficientes, os Akitas podem se dar bem em uma casa relativamente pequena. Eles são cães resistentes criados para resistir às duras condições externas do norte do Japão, mas foram criados como abrigos e guardiões, bem como caçadores, e se adaptam muito bem à vida em casa.

Disciplina e Saúde

Os Akitas são muito inteligentes e leais, mas também têm uma natureza independente e obstinada. Como cães grandes e muito poderosos, é vital que eles sejam treinados de forma consistente, começando na fase de filhote . Eles são guardiões instintivos, então é especialmente importante que os Akitas tenham uma socialização precoce e extensa quando jovens.

Eles devem aprender a aceitar uma grande variedade de estranhos e não percebê-los como uma ameaça. Por causa de sua independência e forte movimentação de presas, eles nunca devem estar fora do chumbo em uma área desprotegida. Os akitas tendem a ser agressivos em relação a outros cães, particularmente do mesmo sexo, e extrema cautela deve ser usada nas interações caninas.

Como muitos cães, os akitas podem sentir inchaço , uma condição súbita e potencialmente letal em que o estômago pode se contorcer sem a intervenção veterinária. O inchaço é uma emergência médica e os proprietários de Akita devem aprender a reconhecer os sinais.

Os futuros proprietários devem ter a certeza de trabalhar com um criador respeitável que testa seu plantel para problemas de saúde, como distúrbios oculares e da tireoide, e displasia da anca, uma malformação das articulações do quadril que pode causar dor e artrite.

Veja também

Cruza Consanguínea

Cachorro Filhote Pode Cruzar Com a Mãe? É Recomendável?

É bastante natural que as pessoas tratem as mascotes como um membro da família. Por …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *